RESULTADO FINAL DA ENQUETE DOS SAMBAS 2011 DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO




Queridos amigos do Espaço Aberto.
Boa tarde!


Chegamos ao fim da 5ª Edição da Enquete dos Sambas Enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro para o Carnaval 2011.

E tivemos o samba do ACADÊMICOS DO SALGUEIRO como o grande vencedor da Enquete, e desta vez, com grande aceitação dos participantes, ao contrário de outras Edições, em que o samba vencedor era por vezes questionado, mas como se trata de uma Enquete de cunho popular, com mais de 300 participantes, tais visões, distintas, se estreitam e se enlaçam...

Essa conquista em muito orgulha o fanático e apaixonado torcedor Salgueirense, André, o grande responsável pela criação desse Espaço, e pela manutenção desse site que tanto engrandece a importância e preserva o legado cultural das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Não obstante, dedico essa 5ª Edição e essa vitória da Academia a você André, e a todos aqueles que fazem da Galeria do Samba, o melhor Portal sobre Carnaval no Brasil.


E é com muita satisfação que venho agradecer a todos pela participação nessa 5ª Edição, que poderia ter se tornado a melhor Edição de todas as outras, em que todos os sambistas fariam questão de votar nos sambas, na Enquete, e fazer deste o melhor Carnaval dos últimos anos, senão o de todos os tempos, mas se não houvesse esse trágico incidente que acabou com o sonho de todos nós sambistas, e daqueles apaixonados pelo Carnaval, sobretudo amantes da Portela, Grande Rio e União da Ilha. Esse fator em muito esfriou a Enquete, que estava ficando tão acirrada, tão disputada e tão participativa. Mas 2012 está chegando com todo vapor e teremos, se Deus quiser, uma 6ª Edição cheia de conquistas, inovações, e muitas EMOÇÕES.


Quem viver... VERÁ!
Salve o Carnaval! Salve, Salve o Rio de Janeiro, de São Sebastião, a nossa Cidade Maravilhosa. Salve o Brasil. E a todas as Escolas de Samba. Que chegue logo o Carnaval! E boa folia para todos. Que vença a melhor Escola de Samba!

Agora vamos ao RESULTADO FINAL OFICIAL DA 5ª EDIÇÃO DA ENQUETE...


Para alegria da torcida Salgueirense, o Salgueiro conquistou a primeira colocação, com a nota 9,87. Resultado esse inquestionável, já que o samba do Salgueiro caiu nas graças dos sambistas de todo o Brasil, e dos críticos do gênero samba-enredo. É de fato, um grande samba, que promete agitar a Sapucaí neste ano. Boa sorte Salgueiro, pois o Cenário é Perfeito e o Oscar será sempre da Academia.

Em segundo lugar ficou o tão adorado samba da Porto da Pedra, com a nota 9,81. O Tigre de São Gonçalo vai fazer bonito na avenida, com um samba pra lá de criativo e que já está na boca do povo. Muito sucesso Porto da Pedra. Pois no tablado da Sapucaí, o sonho sempre vai pra quem sonhar... Avante Tigre!

E em terceiro lugar, com a nota 9,75 o samba da Imperatriz chegou conquistando o coração de todos, é verde e branco na veia, está no DNA. O samba da Imperatriz também é considerado um dos melhores sambas do ano, e não obstante conquistou as primeiras colocações. Sucesso Imperatriz, que a Medicina a leve ao poder de Curar... Ao poder de fazer deste um grande Carnaval... Luz! Muita Luz! Esse é o remédio para Curar a Dor.

Conquistando a quarta colocação com a nota 9,722 tivemos o samba da Estação Primeira de Mangueira, que encantará e emocionará a todos com uma lindíssima homenagem a centenário do célebre mangueirense Nelson Cavaquinho. Boa sorte Mangueira. Que o criador lhe abençoe e que este ano a Verde e Rosa trilhe o caminho da vitoria, pois a Mangueira é Nação.

Na quinta colocação tivemos o samba da Unidos de Vila Isabel com a nota 9,72. A Vila tem um samba majestoso, de uma poesia, de uma melodia envolvente, emocionante. Muito sucesso Vila. Que a sua Coroa e seu Pavilhão brilhe mais um Carnaval. Todos Entrelaçados por só um ideal.

Já na sexta colocação tivemos o samba da Beija-Flor de Nilópolis com a nota 9,69. O samba da Beija-Flor faz uma grande homenagem ao Rei Roberto Carlos, com muita propriedade. O samba promete emocionar a Sapucaí. Boa sorte Beija-Flor! Que o samba se transforme em uma grande oração. E que venha lá dos céus todas as bênçãos, vivendo esse momento lindo.

Em sétimo lugar o samba da Grande Rio com a nota 9,58. Depois de tanto sofrimento, a Grande Rio vai para a avenida, encantando a todos com Floripa. O samba da Grande Rio é um dos sambas mais pra cima do Grupo, e promete levantar a Sapucaí. Mesmo não concorrendo, será um momento único, de superação, pois a Grande Rio é AMOR. Maravilhoso Carnaval, Caxias. A sua história se eternizará, pois tu és obra prima do Carnaval. Sai pra lá assombração, a Grande Rio Chegou... A Sapucaí vai te abraçar!

Na oitava colocação com a nota 9,33 tivemos o samba da São Clemente, que a cada dia conquista a muitos sambistas, mesmo com a sua junção de dois sambas. A São Clemente promete deixar o Rio em estado de graça, por viver essa história de amor com a Cidade Maravilhosa. Muita sorte São Clemente. O Rio te recebe de braços abertos, assim como o Cristo Redentor... Que sua beleza inspire um Grande Carnaval! Canta Zona Sul...

Em nono lugar ficou o samba da atual campeã do Carnaval carioca, a Unidos da Tijuca, com a nota 9,26. O samba que promete aterrorizar a avenida, com momentos de terror, é pra lá de criativo, estando bem delineado com o enredo proposto por seu carnavalesco, Paulo Barros, que mais uma vez promete mais emoções na Sapucaí. Boa sorte Tijuca. E faz deste Carnaval mais um Jogo de Cena. Agita o Cinema. E no apagar das Luzes... Será sucesso Total. É o Booom... Quem não viu? A Tijuca está em Cartaz.

Na décima colocação com a nota 9,21, tivemos o samba da União da Ilha, que tem um samba pra lá de animado, como costumamos dizer “a cara da Ilha”. Assim como a Grande Rio, a União da Ilha, infelizmente não disputará o Carnaval 2011. Belo Carnaval, Ilha. E com toda a alegria vamos brindar esse Carnaval. E que na Avenida, todos os nossos sonhos sejam realizados. Somos frutos do mesmo lugar. Amantes imortais do Samba. E assim, a arvore da vida, preservar.

No décimo primeiro lugar ficou o samba da Mocidade Independente de Padre Miguel com a nota 9,19. O samba de Padre Miguel possui uma energia maravilhosa, e mesmo ficando na penúltima colocação, é um samba que vai sacudir a Sapucaí. O coração realmente vai disparar de novo! Muito sucesso Mocidade! Que seja um Carnaval para semear a vitória, a liberdade... A Esperança vai se espelhar pelo chão. Ó Padre Miguel, está na hora de soltar o grito de é Campeão. E vamos reviver esse Ziriguidum.

E Por fim em décimo segundo lugar, na última colocação, o samba da Portela, com a nota 9,16. Assim como a Grande Rio e União da Ilha, a Majestade do Samba, não vai concorrer ao titulo de melhor Escola de Samba do Grupo Especial neste ano. Mas a Portela é mais que uma Escola de Samba, e vai mostrar a todos a sua força, a força da Águia Guerreira. Lindo Carnaval, Portela. Faça a Estrela Guia brilhar mais uma vez na avenida. Encontre o caminho da felicidade. E faça da Sapucaí, um rio azul da cor do mar. Da cor da Portela, de conquistas e vitórias... Faça dessa avenida um oceano que vai desaguar em emoção.

Confiram o Gráfico 2 que mostra um quadro comparativo entre as faixas de notas, sendo consideradas as seguintes: 1ª faixa: 10 a 9,5; 2ª faixa: 9,4 a 9,0; 3ª faixa: 8,9 a 8,5; e 4ª faixa: 8,4 a 8,0.




Confiram também o Gráfico por Ordem de Votação da Enquete:







Dando continuidade aos resultados da Enquete...

Nessa Edição, tivemos uma adesão de 315 participantes nas Enquetes. Fica aqui o meu agradecimento a todos que participaram, e tornaram mais uma vez essa Enquete um Sucesso aqui no Espaço Aberto. E devo agradecer, em especial, aos 22 participantes, que votaram em todas as 12 Enquetes, são eles, por ordem alfabética:

André Zona Sul
Cesar
Daniel Mocidade
Felipe Bernardo
Felipe Cantalice
Gustavo SP
João
Johnathan
Junior Viradouro
Leandro Vieira
Marcelo Abreu
Marcos Maia
Mauro Santos
Mução
Nei Z.O.
Novak Hamiltom
Rafael Mangueirense
Renato Lopes Moço
Tarcísio Araújo
Thiago Sampaio
Thiago Vergete
Tiago Albuquerque


Vale dizer também que 116 dos 315 participantes, o que corresponde a 37%, votaram apenas uma única vez na Enquete, o que dá a entender, teoricamente, que votaram exatamente no samba de sua Escola.

A Enquete obteve uma média de aproximadamente 110 participantes por Enquete. Sendo o samba da Portela o de maior adesão da Enquete, com 149 votos, e respectivamente, o samba da Grande Rio, o de menor adesão, com apenas 67 votos, o que significa menos de 50% do total de participantes do samba da Portela, que não coincidentemente, apesar de obter a maior adesão de votos, amargou a 12ª colocação da Enquete, ou seja, o último lugar.

Os sambas que não atingiram a média de votação foram os sambas da Beija-Flor, Vila Isabel. Unidos da Tijuca e Grande Rio, que não chegaram a 110 votos em suas Enquetes. E ao contrário do que se previam os sambas que foram lançados nos fins de semana de Natal e Ano Novo tiveram, juntos, as adesões mais altas da Enquete, quer sejam: Portela e Imperatriz, derrubando a tese de alguns que diziam que os sambas não seriam bem votados devido às festividades mencionadas.

Desta forma, segue abaixo a ordem dos Sambas que obtiveram a maior adesão de participantes na Enquete:

Escola de Samba Quantidades de Votos
Portela 149
Porto da Pedra 135
São Clemente 134
Imperatriz 122
Salgueiro 122
União da Ilha 116
Mocidade 115
Mangueira 114
Beija-Flor 87
Vila Isabel 81
Unidos da Tijuca 74
Grande Rio 67

Outra curiosidade sobre a Enquete são as notas máximas e mínimas recebidas por cada samba. O samba do Salgueiro que conquistou a primeira colocação, não obstante, foi o que obteve o maior número de notas 10 na Enquete, atingindo 85 notas máximas. Seguidos pela Porto da Pedra, Imperatriz, Mangueira e Vila Isabel, que ficaram exatamente nessa mesma colocação final da Enquete.

Confiram a quantidade de notas máximas recebidas por cada samba, bem como a quantidade total de votos, e a % (porcentagem) de notas máximas, comparando-se com as notas 10 recebidas:

Escola de Samba Notas 10 Total de Votos %
Salgueiro 85 122 69,7
Porto da Pedra 76 135 56,3
Imperatriz 58 122 47,5
Mangueira 55 114 48,2
Vila Isabel 39 81 48,1
Beija-Flor 35 87 40,2
Portela 27 149 18,1
Mocidade 24 115 20,9
São Clemente 23 134 17,2
Grande Rio 14 67 20,9
Tijuca 9 74 12,2
União da Ilha 8 116 6,9

E também temos dados sobre as notas mínimas, e não é surpresa que o samba da Portela, último colocado na Enquete, obteve, conseqüentemente, o maior número de notas mínimas, chegando a um total de 19 notas 8,0. Seguida da Mocidade e União da Ilha, que ficaram nas ultimas posições com a Portela.

Confiram a quantidade de notas mínimas recebidas por cada samba, bem como a quantidade total de votos, e a % (porcentagem) de notas máximas, comparando-se com as notas 8,0 recebidas:

Escola de Samba Notas 8,0 Total de Votos %
Portela 19 149 12,8
Mocidade 18 115 15,7
União da Ilha 9 116 7,8
Tijuca 7 74 9,5
São Clemente 4 134 3,0
Salgueiro 1 122 0,8
Mangueira 1 114 0,9
Vila Isabel 1 81 1,2
Grande Rio 1 67 1,5
Porto da Pedra 0 135 0,0
Imperatriz 0 122 0,0
Beija-Flor 0 87 0,0


Além dos dados da Enquete que já foram apresentados, realizei algumas simulações, com as faixas de notas, já explicadas anteriormente, sendo assim na Simulação 1, em que foram consideradas apenas as notas entre 10 e 9,5, o Salgueiro continuou em primeiro lugar, seguido da Porto da Pedra. Houve uma mudança significativa da 3ª colocação, em que a Mangueira conquista o 3ª lugar, e a Imperatriz passa para 4º, uma troca entre ambas as Escolas. Assim como uma crescente significativa da Portela que amargou a ultima colocação na Enquete, mas se fosse ser considerada essa faixa de notas, a Portela passaria para 8º lugar passando a lanterna da Enquete para a União da Ilha. Houve mudanças nas colocações das demais escolas também, como Mocidade, Grande Rio, Unidos da Tijuca e São Clemente.






Já na simulação 2, entre as faixas de notas entre 9,4 e 9,0 a Grande Rio assume a Enquete, sendo a Mangueira a segunda colocada, e a Mocidade terceiro lugar. Nessa simulação, nenhuns dos três primeiros sambas colocados na Enquete ficaram na frente. Segue gráfico para análise:






Na simulação 3, entre as notas 8,9 e 8,5, são consideradas as menores notas. Vide gráfico:





Na simulação 4, entre as notas 8,4 e 8,0, são consideradas as menores notas. E como os sambas da Porto da Pedra e Imperatriz não receberam nenhuma nota 8,0 sua nota está zerada, o que significa dizer que são os melhores sambas entre a respectiva faixa de nota simulada. Vide gráfico:





Não obstante, realizei uma 5ª simulação, descartando as notas abaixo de 9,0, em que foram consideradas apenas as notas entre 10 e 9,0. E nesse sentido, o Salgueiro mostra sua força e mantém a liderança, sendo mais positivo para a Mangueira que arranca o 3º lugar da Imperatriz, e com a Vila Isabel em 4º lugar, desbancando também a Imperatriz que passa para 5º. A Portela, mais uma vez, se sai bem, descartando as notas mais baixas, deixando a lanterna da Enquete, e assumindo a 9ª colocação. Veja o gráfico abaixo:





E por fim, como solicitados por muitos, foi realizada uma 6ª SIMULAÇÃO, em que são descartadas as maiores e menores notas. Nesse calculo foram descartados 10% de notas a maior, e 10% de notas a menor, ou seja, as menores e maiores notas, correspondentes a 10% do total de seus votos recebidos. Exemplo: A Portela recebeu 149 votos, 10% corresponde a aproximadamente 15 votos. Logo, foram descartadas as 15 maiores notas, e conseqüentemente, as 15 menores notas. E assim por diante...





Como podemos ver no gráfico acima, ainda assim o Salgueiro mostra sua INVENCIBILIDADE NA ENQUETE, e permanece em primeiro lugar, seguido do também invencível samba da Porto da Pedra, que sempre nas simulações permanece na vice-liderança. Destaque mais uma vez para Mangueira, que desbancou o samba da Imperatriz, conquistando assim o 3º lugar. Outra margem negativa foi que a Portela também nessa simulação se firmou na ultima colocação, acompanhada da Mocidade e União da Ilha.
Nesse sentido, descartando-se as maiores e menores notas, acredito eu, que têm-se um resultado “MAIS JUSTO”, pois bem sabemos que alguns sambas são prejudicados, por uma formação de torcida, e alguns outros motivos... Mas que em momento algum as notas não são consideradas. Todas as notas, friso, são consideradas, e levadas a efeito de cálculo para todos os sambas.


Para isso, e para conferência, segue abaixo, um arquivo em Excel que contém todas as votações, os respectivos participantes e suas notas atribuídas.






MAIS UMA VEZ AGRADEÇO A TODOS PELA COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.
TENHAM TODOS: UM ÓTIMO CARNAVAL.

GRANDE ABRAÇO DO AMIGO DE HOJE E SEMPRE

THIAGO VERGETE

“O SAMBA É A ALMA DO POVO BRASILEIRO”

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA