SINOPSE - ÁGUIA DE OURO 2012

 Tropicália da Paz e do Amor! O Movimento que não Acabou!

A TROPICÁLIA OU MOVIMENTO TROPICALISTA FOI UM MOVIMENTO CULTURAL QUE SURGIU SOB A INFLUÊNCIA DE DIVERSAS CORRENTES ARTÍSTICAS DE VANGUARDA E DA CULTURA POP NACIONAL E INTERNACIONAL.

NESTE CARNAVAL, A ÁGUIA DE OURO E A TROPICÁLIA IRRADIAM JUNTAS SUAS MAGIAS.

A TROPICÁLIA QUE SURGIU DE UM PAÍS DE NATUREZA LINDA, DE BELEZAS INFINITAS, DO SINCRETISMO RELIGIOSO E DE UMA GRANDE MISCIGENAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO E DO POVO TUPINIQUIN, TUPINAMBÁS, BUMBAIE-IÊ, BATMACUMBA, BOSSA NOVA OU ROCK AND ROLL, IRACEMA E ATÉ CANIBAIS.
A TROPICÁLIA SOBREVIVEU E FEZ DO MOVIMENTO UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MASSAS CONTRA A DITADURA. A PAZ E O AMOR PREVALECEU.
O BRASIL DOS GRANDES FESTIVAIS MÚSICA POPULAR BRASLEIRA, MULTITROPICALISMO EM TERRAS TROPICAIS, EM GELÉIA GERAL, BRASIL TROPICAL E OUTROS PARANGOLÉS... COMO DIZIA O POETA NO SEU CORDEL IMAGINÁRIO, TROPICALISMO A ALEGORIA É A PROVA DOS NOVE... UM POETA DESFOLHA A BANDEIRA... PINDORAMA, PAÍS DO FUTURO: SAMBA... CARNAVAL... ÁGUIA DE OURO FORMANDO A GRANDE GELÉIA GERAL BRASILEIRA.
NA DESPEDIDA, ESPAÇONAVES GUERRILHAS, A TROPICÁLIA DA PAZ E DO AMOR! O MOVIMENTO QUE NÃO ACABOU E TROUXE PARA OUTROS CARNAVAIS AS INFLUÊNCIAS POÉTICAS E RITMICAS DE UM NOVO POVO E UMA NOVA TROPICÁLIA. VIVA A TROPICÁLIA!

DESENVOLVIMENTO
1º SETOR - PAÍS TROPICAL
O PAÍS TROPICAL, DE ARARAS E BANANAS NÃO SE CURVA DIANTE DA INFLUÊNCIA CULTURAL DE OUTRAS NAÇÕES E, COM SEU PODER DE CRIAÇÃO E INSPIRAÇÃO, REAGE AO QUE LHE É IMPOSTO. NESTE CARRO, A VISÃO CARNAVALESCA DOS MOMENTOS QUE MARCARAM UM PERÍODO IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO BRASIL É MARCADA POR ÍCONES DA NATUREZA EXUBERANTE DO PAÍS TROPICAL, DO SICRETISMO RELIGIOSO, RITMOS E QUE FIZERAM PARTE DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE UM MOVIMENTO CHAMADO TROPICÁLIA.

2º SETOR - ANTROPOFAGIA E TROPICÁLIA: DEVOÇÃO OU DEVORAÇÃO
A ANTROPOFAGIA OSWALDIANA É O PENSAMENTO DA DEVORAÇÃO CRÍTICA DO LEGADO CULTURAL UNIVERSAL. ELABORADO NÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA SUBMISSA E RECONCILIADORA DO BOM-SELVAGEM, MAS SEGUNDO O PONTO DE VISTA DESABUSADO DO MAU-SELVAGEM, DEVORADOR DE BRANCOS.
A TROPICÁLIA COMO ESTÉTICA REAFIRMA A FORÇA DA MÚSICA POPULAR COMO LUGAR DE AFIRMAÇÃO DO OUTRO, OU SUA DEVORAÇÃO, CALDEIRÃO MULTI-CULTURAL QUE BUSCAVA ATRAVÉS DA ALEGORIA DAS "IMAGENS PRIMITIVAS DO BRASIL", INSERÍ-LO NO COSMOPOLITISMO DO POBRE. A ALEGORIA COMO CAMINHO NECESSÁRIO PARA TRANSFORMAR A ALEGRIA, O LUTO EM LUTA, NEGANDO A BUSCA DA NACIONALIDADE COMO VALOR ESSENCIALISTA, SUBSTANTIVO, E A ARTE TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MASSAS, COLOCANDO A PAZ E O AMOR NA GUERRA CONTRA A DITADURA MILITAR. DEVORAÇÃO ANTROPOFÁGICA. DITADURA CRIADA PARA IMPEDIR ESTE PAÍS DE COPULAR A SUA REALIDADE E INVERTER NOSSA HISTÓRIA.

3º SETOR - TROPICÁLIA: OS GRANDES FESTIVAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
NA DÉCADA DE 1960, O BRASIL VIVIA UMA GRANDE EFERVESCÊNCIA CULTURAL DA QUAL UMA DAS PONTAS DE LANÇA ERA A MÚSICA. FOI NESSE PERÍODO DE OTIMISMO QUE FORAM CRIADOS OS FESTIVAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
ALGUNS FESTIVAIS FORAM MARCANTES, COMO O FESTIVAL DE 1967 QUE OUSOU DESAFINAR "O BOM TOM" DA MÚSICA BRASILEIRA, PREDOMINANTE NA ÉPOCA. COM INSTRUMENTOS ACÚSTICOS E LETRAS ENGAJADAS. GIL APRESENTOU "QUESTÃO DE ORDEM" AO LADO DOS BEAT BOYS COM SEU VISUAL BLACK POWER E GUITARRAS ELÉTRICAS. CAETANO TROUXE "É PROIBIDO PROIBIR" JUNTO COM OS MUTANTES.
EM 1968, TOM ZÉ DEFENDEU "SÃO PAULO MEU AMOR". OS MUTANTES CONCORRERAM COM "2001" DE TOM ZÉ E RITA LEE. MAS, NAQUELE ANO, A GRANDE REVELAÇÃO DO FESTIVAL FOI GAL COSTA QUE DEFENDEU COM MAESTRIA "DIVINO MARAVILHOSO".
POR MEIO DOS FESTIVAIS, A TROPICÁLIA GANHOU UMA GRANDE FORÇA NO CENÁRIO DA MÚSICA BRASILEIRA E FEZ COM QUE SEUS MEMBROS TAMBÉM ALCANÇASSEM VISIBILIDADE.
4º SETOR - MULTITROPICALISMO
RESULTADO DA CONEXÃO DE JOVENS ARTISTAS DA BAHIA, FONTE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, COM INTELECTUAIS DE SÃO PAULO, O TROPICALISMO ALCANÇOU AS IMAGENS DO CINEMA, DA TELEVISÃO, NAS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS, NAS PERFORMANCES DOS ARTISTAS DE RUA E NO TEATRO. O TROPICALISMO DE CAETANO VELOSO ENCONTRA O CINEMA MODERNO E APONTA "TERRA EM TRANSE" COMO UMA DAS OBRAS NA ORIGEM MÍTICA DA TROPICÁLIA. HÉLIO OITICICA DIALÓGA NAS ARTES PLÁSTICAS COM AS INFLUÊNCIAS DA TROPICÁLIA.
É ESSA RELAÇÃO ENTRE PROCEDIMENTOS DE LINGUAGEM QUE PODE CONSTRUIR UM FIO CONDUTOR CAPAZ DE APROXIMAR DE FORMA PRODUTIVA, TROPICALISTA A CHANCHADA, CINEMA NOVO, CINEMA MARGINAL, TELEVISÃO, O TEATRO, ARTES PLÁSTICAS... CRIANDO UM MULTITROPICALISMO PLURAL REIVINDICADO EM OBRAS COMO A PEÇA "O REI DA VELA", OS FILMES O "BANDIDO DA LUZ VERMELHA" DE ROGÉRIO SGANZERLA; "MACUNAÍNA" DE WALTER LIMA, ENTRE OUTROS.
ESTE IMPULSO KITCH QUE LEVOU O TROPICALISMO MUSICAL A SE APROXIMAR DA POESIA CONCRETA, DO TEATRO OFICINA, DA LITERATURA MODERNA E DO CINEMA, FIRMANDO A TROPICÁLIA NO MOVIMENTO TROPICALISTA QUE EFERVESCEU NO PAÍS DA DÉCADA DE 1960.
5º SETOR - NAVE LOUCA "A DESPEDIDA"
TROPICÁLIA O MOVIMENTO NÃO ACABOU. SURGE A NOVA TROPICÁLIA
SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS DOS PUNHOS FORTES DA DITADURA, OS MENTORES DO TROPICALISMO DEIXAM O PAÍS NUMA NAVE SURREAL QUE DENOMINAMOS POETICAMENTE DE "NAVE LOUCA" CARREGADA DE EMOÇÃO. COM ELA VÃO-SE AS ESPERANÇAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM MOVIMENTO CULTURAL VANGUARDISTA. PORÉM, SUA PARTIDA SERVE APENAS PARA QUE OS NOVOS FRUTOS DA TROPICÁLIA GANHEM FORÇA E ULTRAPASSEM AS BARREIRAS IMPOSTAS PELA REPRESSÃO.
SALVE A TROPICÁLIA E OUTROS PARANGOLÉS!
TROPICÁLIA, UMA REVOLUÇÃO NA CULTURA BRASILEIRA. O MOVIMENTO QUE NÃO TERMINOU!
Claudio Cavavalcante (Cebola) - Carnavalesco

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA