Raul Machado | Carnaval/SP | 19/12/2011 12h22
Atual campeã do Carnaval paulistano, a escola de samba Vai-Vai levou seus componentes para o Anhembi na última sexta-feira, 16 de dezembro, para realizar o seu primeiro ensaio técnico geral.
Em sua primeira prévia do Carnaval do próximo ano, a "escola do povo" simulou o desfile oficial, aprimorando o ritmo e
evolução de sua comunidade no compasso do samba e da bateria.
evolução de sua comunidade no compasso do samba e da bateria.
Antes do início do ensaio, o presidente Darly Silva, mais conhecido como Neguitão, prestou algumas homenagens a mulheres importantes para a escola.
O comandante da maior detentora de títulos do samba paulistano agradeceu a presença da comunidade, distribuiu flores para as homenageadas e mulheres presentes no sambódromo e liberou a pista para que o público pudesse acompanhar o ensaio de perto através dos corredores de serviço.
Quando Wander Pires, intérprete oficial pelo segundo ano consecutivo, soltou o seu tradicional grito de guerra, iniciou-se um ensaio com cara de desfile.
Já na concentração, uma alegoria preparada especialmente para a ocasião, chamou a atenção do grande público. Além de uma escultura gigante representando Ogum, orixá protetor da escola e uma homenagem a Oxum, orixá citado no enredo, todos os troféus dos campeonatos e premiações paralelas da agremiação estavam presentes.
Além do babalorixá Pai Francisco de Oxum, a alegoria repleta de detalhes, efeitos e neon, trouxe Dona China, Seo Nenê e Dona Olimpia, integrantes da Velha Guarda.
Uniformizados, todos os componentes mostraram que estão com o samba na ponta da língua ao cantar com vigor e garra o hino em homenagem as mulheres.
Se Carnaval é fantasia, o ensaio-desfile da Vai-Vai teve este espírito também na bateria. Mestre Tadeu, considerado pelos sambistas como "mestre dos mestres", surpreendeu a todos ao se fantasiar como mulher. De vestido, sandália e peruca, Tadeu disse ao SRZD-Carnaval/SP que objetivo foi homenagear as mulheres.
"Todos falam que sou conservador mas não falam que sou atualizado. A idéia foi minha e partiu do princípio de que Carnaval é sátira e alegria. Nosso tema é a mulher e o objetivo foi prestar uma homenagem durante o ensaio inteiro. Duvido que qualquer outro mestre de bateria de São Paulo teria a coragem de fazer o que eu fiz. A grande maioria é machista."
Quem também chamou a atenção, foi a madrinha da escola, Ana Hickmann. Com sua elegância de sempre e usando um vestido preto, a modelo e apresentadora da "Rede Record" demostrou estar bem a vontade na agremiação do Bixiga.
Apesar da organização do desfile e da bela interpretação do samba-enredo, tecnicamente a escola teve algumas dificuldades nos quesitos harmonia e evolução.
Para o diretor geral de Carnaval, Lourival Almeida, ensaio foi satisfatório e falhas serão corrigidas.
"Tivemos uma resposta de canto positiva e a escola fez uma apresentação com seriedade e comprometimento. Temos muita coisas ainda para melhorar e acertar. Foi apenas o primeiro ensaio técnico. Ganhar o Carnaval novamente não é um sonho, é um projeto. Para atingir o êxito é necessário organização e trabalho."
Na busca pelo bi-campeonato, a agremiação da Bela Vista levará para a avenida no próximo ano, o tema "Mulheres que Brilham - a força feminina no progresso social e cultural do país."
Além de retratar o protagonismo feminino, o enredo irá retratar as mulheres que se destacaram em muitas áreas, desde a idade da pedra até a eleição da atual presidente da República.
A Vai-Vai será a quarta a desfilar na sexta-feira, 17 de fevereiro.
Confira o vídeo com alguns dos melhores momentos do ensaio: