Beija-Flor canta forte na abertura dos ensaios técnicos no Sambódromo


Por: Alberto João, João Santoro e Guilherme Alves

Pode fazer sol ou chuva que uma coisa não muda na Beija-Flor de Nilópolis: seus componentes vão cantar forte o samba-enredo como verdadeiros leões. Neste domingo, na abertura dos ensaios técnicos no Sambódromo para o Carnaval 2012, o canto foi o ponto principal do treino da azul e branco da Baixada. Na frente da escola veio uma faixa em homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu no ano passado. "Joãosinho Trinta - A família Beija-Flor se orgulha de ter feito parte de sua história", era o que estava escrito.


Mesmo debaixo de chuva, que em alguns momentos foi forte, vinte mil pessoas estiveram presentes nas arquibancadas antigas da Marquês de Sapucaí, já que o lado novo ainda está em obras. Em ritmo lento, a obra não parou nem para o ensaio técnico. Já é possível ver os novos setores das arquibancadas, se emocionar e sonhar com a inauguração no dia 12 de fevereiro, quando será o teste de som e luz.


Antes de começar oficialmente o ensaio, o cantor Neguinho da Beija-Flor esquentou a escola e o público com os sambas de 2009, que é do enredo "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia", e a obra que homenageia o patrono Anísio Abraão David. Faltou algum samba que lembrasse os carnavais feitos por Joãosinho Trinta. Laíla, diretor de carnaval, aproveitou para fazer um discurso duro e cheio de gana. - A Beija-Flor é o rolo compressor do carnaval - disse Laíla, que ainda atacou jurados que participam das pesquisas de samba na imprensa.

Comissão de frente apenas passa pela Avenida

O ponto fraco foi a ausência de alguma atração por parte da comissão de frente. O grupo comandado pelo coreógrafo Fábio de Mello, que estreia na escola, estava presente, mas não realizou nada para brindar o público presente. Eles simplesmente passaram pela Avenida. Em entrevista ao CARNAVALESCO, Fábio de Mello explicou os motivos de não ter feito nenhuma apresentação no Sambódromo.















- As pessoas hoje em dia fazem interpretações que eu discordo. O público precisa entender que estamos num espetáculo competitivo, então não posso parar alguns dias para ensaiar uma outra coreografia, a do desfile já é bem complicada e precisa de treinos. Infelizmente não tenho tempo e nem as pessoas da comissão, porque elas trabalham e ensaiam a noite. Para fazer uma coreografia, onde o público vai olhar e se sentir enganado, eu iria me sentir hipócrita. O público é inteligente. Eu pedi para todos virem devidamente uniformizados e disciplinados. Estamos há duas horas lá dentro da Avenida ensaiando, isso sim para nós é o ensaio técnico. Vamos vir com a escola representando o que nos cabe, a frente da escola. Fazer uma coreografia pobre eu não faço - afirmou o coreógrafo.

Componentes ainda erram trechos da letra do samba

Apesar do excelente canto dos nilopolitanos, a Beija-Flor ainda precisa acertar detalhes. Durante boa parte do ensaio foi possível ouvir integrantes cantando errado trechos do samba. Os erros aconteciam na segunda parte do samba. Em um verso o certo é "Ê rainha o bumbá meu boi vem de lá" e os componentes cantavam "Ê Bahia o bumbá meu boi vem de lá". No outro verso "Na Terra da Encantaria a arte do gênio João", os componentes diziam "Na Terra da Infantaria a arte do gênio João". São poucos erros, mas que ainda podem ser corrigidos até o carnaval. O samba-enredo, que é criticado pela junção feita entre as parcerias e a qualidade não ter atingido o nível de excelência da Beija-Flor, funcionou muito bem na voz de Neguinho da Beija-Flor, que sustentou a obra durante todo o ensaio.

Um dos fatos importantes do ensaio foi a escola ter optado por usar o evento para testar realmente o canto. Em quase todas alas, os diretores de harmonia orientavam os componentes, pediam para cantar mais (se isso ainda fosse possível) e acertavam detalhes que podem decidir um campeonato. A Beija-Flor soube usar o seu ensaio técnico como um grande ensaio e ainda terá o teste de som e luz, no dia 12 de fevereiro, para voltar e mostrar que corrigiu os problemas e está pronta para o desfile.

Neste domingo, a evolução ficou embolada em algumas alas e a ausência das alas coreografadas, que vão estar no desfile oficial, deixou o ensaio sem o brilho tradicional da Deusa da Passarela. A ala à frente da Velha Guarda estava um pouco confusa, algumas componentes da fileira próxima às frisas estavam discutindo sobre o enfileiramento. Uma diretora de harmonia se intrometeu e deu bronca em uma das meninas. A escola também poderia dividir suas alas nos ensaios com camisas de cores diferentes. As tradicionais "palminhas" usadas para chamar o público nas arquibancadas foram usadas no início do ensaio, mas acabaram vetadas cinco minutos depois, quando os diretores de harmonia pediam para ninguém usar a "estratégia das palminhas".

Bateria segura e com paradinhas

Durante o ensaio técnico, a bateria da Beija-Flor, mesmo debaixo de chuva, sustentou o ritmo. Pelo metrônomo, a marcação foi de 144 BPM (batidas por minuto). Na primeira fileira, mestre Rodney levou grandes pandeiros. Sem medo de arriscar, os ritmistas fizeram paradinhas e coreografias. - Pelo nosso ritmo, vamos ter sim. Na parte nagô, o pessoal dá um giro. Bem tranquilo, nada de exorbitante. Isso é um trabalho em conjunto da comissão de carnaval e o Laíla, mas eu acho que vai rolar também no desfile oficial, porque a bateria está bem ensaiada. O Laíla quis ver tudo funcionando hoje. Não temos um número específico de paradinhas, falamos que não temos o costume de quebrar o andamento da escola e a melodia do samba - explicou mestre Rodney, que revelou a presença de 280 ritmistas no ensaio e instrumentos originais e tradicionais do Maranhão.
Claudinho e Selminha Sorriso fazem coreografia

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso, como é costume, veio na frente da escola. Os dois não se preocuparam, em nenhum momento com o chão molhado, e dançaram sem parar. Seguros do trabalho, eles ainda arriscavam coreografia de acordo com trechos do samba-enredo. - A expectativa é a melhor possível. A Beija-Flor é uma escola que se prepara muito, que trabalha sempre para fazer um grande desfile. E o ensaio técnico, mesmo não sendo o desfile oficial, exige a mesma garra, a mesma dedicação, só não tem a fantasia completa. Mas tem o amor pela arte, o respeito pelo público e a gratidão de pisar neste solo mais uma vez - comentou Selminha. Claudinho falou sobre a chuva: - O ensaio com chuva pede um pouco mais de cautela. Com o piso molhado, a aderência do sapato muda completamente. Claro que não se compara à mistura da água com óleo, mas a gente procura tomar cuidado. A gente tem ensaiado bastante, além dos ensaios das quintas-feiras, ensaiamos às terças e quartas. A cada três horas de ensaio, a gente vai colocando os elementos da coreografia da melhor maneira possível para as coisas se encaixarem com o samba. Tudo isso com a intenção de chegar no dia do desfile e fazer uma excelente apresentação.

O próximo ensaio técnico da Beija-Flor no Sambódromo acontece no dia 12 de fevereiro, quando será o teste de som e luz da Avenida. O enredo da escola para 2012 é "São Luís - O Poema Encantado do Maranhão" e a agremiação é a sexta a desfilar no domingo de carnaval.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA