Prefeito João da Costa ao lado do homenageado Alceu Valença na divulgação da programação do Carnaval do Recife
Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra
Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra
Os encontros promovidos pelo Carnaval serviram de mote para a divulgação da programação oficial da festa no Recife, que contará com a presença de astros da música nacional, grupo inglês, cantoras africanas, grandes intérpretes pernambucanos, novatos no meio musical e grupos regionais com tradição carnavalesca. Assim, o Carnaval do Recife contará com Lulu Santos, Beth Carvalho, Ney Matogrosso e Seu Jorge, além da percurssão do Stomp, da música africana de Angelique Kidjo e Mayra Andrade, combinados com Otto, Lirinha, Eddie, SpokFrevo Orquestra.
O ano em que o cantor e compositor Alceu Valença é homegeado junto com o artista plástico José Cláudio, a organização da festa investiu em novas atrações na semana pré-carnavalesca, com ênfase para o dia da abertura, no dia 17 de fevereiro, sexta-feira. Naná Vasconcelos vai reger dez nações de maracatu, que desfilarão pelas ruas do bairro do Recife até se encontrarem na Praça do Marco Zero. Como convidados especiais, a cantora Angelique Kidjo e o inglês Stomp, exaltarão a cultura afro ao lado do grupo Voz Nagô, formado por cantoras pernambucanas.
A abertura do Carnaval do Recife segue com um show com Alceu Valença como anfitrião, pivô e autor. O espetáculo terá Lenine, Otto, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Karina Buhr, Lirinha e Criolo. Todos cantarão músicas de autoria de Alceu, em reverência ao homenageado.
Outro homenageado é o artista plástico José Cláudio, conhecido pelas suas telas cheias de cores e histórias repletas de vida. Personagem da sua obra, como La Ursa, o cabloquinho, o passista, estarão nas peças de decoração da cidade.
Os espetáculos e pólos de apresentações se espalham pelo centro do Recife, estabelecendo focos com determinadas manifestações, que também podem ser encontrados nos bairros da cidade. São oito pontos pelo centro e sete em bairros. A maioria das atrações ficam se revezando, ora se apresentando em um pólo, ora em outro.
O principal deles é o do Marco Zero. No Sábado, haverá apresentação de Lulu Santos, da cantora caboverdiana Mayara Andrade, de Lenine e de Pedro Luís e a Parede. De acordo com o coordenador do Carnaval, André Brasileiro, foi o empresário de Lulu Santos que primeiro procurou a prefeitura, e disse que este será o primeiro carnaval no qual o cantor se apresenta. "E queria que fosse no Recife", afirmou André.
A programação do Marco Zero do domingo (19) terá Beth Carvalho e Fundo de Quintal, além da peleja entre a cobra, o dragão e o boi. Esse encontro acontece com Antúlio Madureira e a Orquestra Perré Bumba, Cia Forrobodó de Dança (A Cobra), Troça Eu Acho é Pouco (O Dragão) e o Boi da Cara Branca de Limoeira.
A segunda-feira (20) será lírica, com o encontro de blocos de pau e corda em desfile pelas ruas do Recife Antigo. No palco, as bandas Eddie com participação de Nasi (ex-Ira!). Seu Jorge e a banda Nação Zumbi vão encerrar a noite.
Novo encontro marcará a terça-feira (21). No último dia, a tradicional SpokFrevo Orquestra se encontrará com o saxofonista nova-iorquino Bob Mintzer, convidado do maestro Spok (homenageado do Carnaval 2011). A noite terá também as paulistas Karynna Spinelli, Fabiana Cozza, a carioca Nilza Carvalho e a pernambucana Gerlane Lops. A paraibana Elba Ramalho chega antes do fechamento tradicional: o orquestrão multicultural. São 150 músicos, maestros e intérpretes na grande apoteose do frevo.
A apresentação da programação foi um evento dirigido à imprensa e artistas, em uma casa de recepções no bairro de Casa Forte, zona Norte do Recife. Blocos líricos com roupas usadas nos carnavais do passado, personagens do maracatu e passistas estavam presentes para dar música, cores e alegria à coletiva.
O prefeito João da Costa (PT) fez a apresentação geral. Ele sentou-se ao lado do homenageado Alceu Valença e do seu secretário de Cultura, Renato L. Também participaram da apresentação da presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix, e o coordenador André Brasileiro, que detalhou as várias atrações que se apresentarão.