CHEIA DE MISTICISMOS, LÁ VEM A BEIJA-FLOR PARA EXALTAR SÃO LUÍS DO MARANHÃO


Acostumada a trilhar o caminho de seus enredos pela parte mística, a Beija-Flor de Nilópolis usará novamente a fórmula de sucesso dos últimos carnavais para abordar os 400 anos de história de São Luís no Carnaval 2012. Uma viagem pela história da capital maranhense desde a sua colonização até a exploração da bauxita nos dias atuais é a proposta da atual campeã do carnaval. O fio condutor será a cultura maranhense, recheada de influências africanas, traço forte na história da Deusa da Passarela.

O enredo começa com a colonização da cidade. O encontro entre portugueses, franceses e holandeses com os Tupinambás, habitantes da então Upaon-Açu (nome que quer dizer Ilha Grande) será mostrado. Assim como a vinda dos navios negreiros com a colonização portuguesa. Com eles, veio a religião do povo de Daomé, em sua maioria formado por monarcas africanos, e a forte cultura maranhense ligada aos escravos ganhava vida. Fran-Sérgio, um dos carnavalescos da comissão de carnaval, explica a opção da escola.
 
- Tudo parte da pesquisa, quando fomos para o Maranhão sentimos que tudo lá é místico. Se você for ao Centro Histórico irá sentir essa presença mística de uma terra onde a formação negra foi a mais influente. Todas as festas lá são religiosas e carnavalizáveis, é uma mistura meio louca, mas tudo isso é místico. Andar pelo Centro Histórico de noite te deixa impressionado. Ainda é iluminação da época, de lampiões, e o tom é esse. É impressionante como a cidade é preservada nesse aspecto. A Beija-Flor sempre foi voltada para isso, quando assumimos a comissão nós acabamos indo por esse caminho. Nós gostamos desse viés e temos um respeito muito grande com a parte religiosa. É um casamento perfeito com a Beija-Flor. Não é nada forçado. Somente a Beija-Flor faz desse jeito, sai naturalmente. Procuramos falar de coisas que o Brasil não conhece. É um país rico culturalmente e nós mesmo nos surpreendemos com algumas coisas que descobrimos em São Luís.

O culto à Casa das Minas, as casas Nagô e as casas de Candomblé serão outros pontos bem marcantes no desfile da Beija-Flor no setor que abordará a religiosidade de São Luís. Outras manifestações menos conhecidas como o Encantado e as festas de São Belibeu ganharão menção. No Encantado, por exemplo, reis ancestrais como Dom Sebastião e Rei Luis XIV incorporam em médiuns. De acordo com Fransérgio, o próprio Pierre Verger, enredo da Ilha em 1998, conversou em francês com um dos médiuns incorporados e comprovou a prática.

- Ninguém nunca falou de São Luís sob essa visão negra. Essa é uma aposta nossa. Selecionamos pessoas com o objetivo de retratar fielmente o que os negros passaram – lembra o carnavalesco.

Outro traço da cultura maranhense que não poderá ficar de fora é o Bumba-meu-Boi. Fransérgio explica que após a comissão de carnaval da Beija-Flor ter contato mais íntimo com a festa em 2011, o enredo ganhou ainda mais força.
 
- O Bumba-meu-Boi é uma marca. Não tem como falar de São Luís e não citá-lo. Fomos assistir e vimos o quanto é maravilhoso. É um povo alegre, festivo e que trabalha com uma profusão de cores muito rica. Ideal para o nosso trabalho.

As lendas populares maranhenses, como a assombração de Ana Jansen, uma aristocrata que maltratava escravos e que hoje perambula por São Luís em sua carruagem, serão contadas. E a parte da literatura e poesia ganhará um lugar especial.
 
- São Luís ganhou o título de Atenas Brasileira pelo seu desenvolvimento nessa área. Gonçalves Dias e Josué Montello são de São Luís e serão homenageados. Dizem que no Maranhão se fala o melhor português do Brasil e vamos contar essa história – afirma Fransérgio.

A influência do reggae no cenário musical de São Luís, a Jamaica Brasileira, e a cantora Alcione também serão citados e as figuras do carnaval de rua local, como o Fofão – espécie de Bate-Bola de São Luís – aparecerão no enredo.

Assim que o tema foi anunciado, foi comum pessoas do mundo do samba indagando um possível déjàvu relativo ao desfile da escola de 2001, que contava a saga de Agotime, uma rainha escrava africana. Fran-Sérgio explicou a relação entre os temas.
 
- Tem algo de Agotime pela força mística dele, mas esse enredo é muito mais fortalecido pela história de São Luís do Maranhão. Agotime tinha um rota que ela traçou para chegar até aqui e foi sobre isso que a gente falou. Dessa vez, não. Vamos falar especificamente de São Luís.
 
Presente na São Luís do presente e na construção de um futuro melhor para a capital do Maranhão, a exploração mineral não poderia ficar de fora. A bauxita e outros recursos serão mencionados pela Beija-Flor. O último setor, tentará retratar fielmente a São Luís de hoje, com toda a sua arquitetura preservada e os históricos casarões.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA