E O SAMBISTA CONTINUA SONHANDO...


E o sambista continua sonhando...

Maria Apparecida Urbano | Maria Apparecida | 18/01/2012 20h20
Foto - SPTurisVoltamos a falar de samba, de suas alegrias e tristezas neste espaço que nos cedeu o amigo jornalista Sidney Rezende.
Desta vez, vamos lamentar fatos que ocorrem dentro do mundo do samba paulistano.
Pensamos no grandioso espetáculo, que a maioria das escolas de samba e seus sambistas estão preparando, a duras penas, para o Carnaval de 2012.
Como se explica que um trabalho, realizado praticamente o ano todo por comunidades de recursos modestos, que ainda assim, oferecem empregos a um número muito grande de pessoas, valorizando juntos o Carnaval da capital paulista e enriquecendo o comércio, a indústria, o turismo e tantos outros setores, que veem nesse período uma forma de aumentar os seus lucros?
Como se explica que essas escolas, que realizam tais trabalhos, de visuais tão lindos, jamais sejam valorizadas pelas autoridades governamentais?
É muito triste ver barracões de escolas de samba tradicionais, que há muito tempo vem colaborando para o engrandecimento da folia paulistana, não conseguirem um espaço digno para executarem suas alegorias.
Algumas trabalham debaixo de pontes, sem nenhum conforto. São locais perigosos, sujeitos a assaltos, enchentes, ou mesmo até mesmo incêndio, como ocorreu recentemente nos barracões da Unidos da Vila Maria e da Mocidade Alegre. 
Pelo trabalho que oferecem, elas deveriam ter grandes espaços cedidos pelas autoridades, porque, afinal, quem sai lucrando com o visual das agremiações são elas mesmas. Esses espaços tão esperados, devidamente equipados de toda segurança possível, são necessários e urgentes.
Todos os materiais usados na confecção das alegorias e fantasias são inflamáveis, sujeitos a incêndios, e os tecidos delicados das fantasias e acabamento dos carros são facilmente perdidos por enchentes.
Foto - Raul Machado - SRZDMas os sambistas também são otimistas e sonhadores, e continuam sonhando... sonhando... com a tão esperada "Fábrica do Samba Paulistana", prometida há mais de dez anos, como também esperam o "Museu do Carnaval", que deveria ser construído nas imediações do Anhembi, na gestão do então prefeito Celso Pitta, e que até hoje não aconteceu. Entra ano e passa ano, entra prefeito sai prefeito, e até agora nada.
     
Mesmo assim somos sambistas, defendemos as nossas entidades e por elas lutamos e trabalhamos intensamente. Também vibramos ao ver a entrada triunfal de cada escola na passarela do samba com todos os seus trabalhos realizados. Na hora certa e no momento certo, lá estão elas prontas na concentração: impecáveis e felizes. Nesse momento são esquecidos todos os dissabores, todas as preocupações, angústias e aflições, procurando-se viver intensamente um momento mágico de absoluta alegria.
 
Quem ganha com isso? Ah, nós os sambistas, o público presente tanto das arquibancadas como os que pagam altíssimos preços para assistir a esse deslumbrante espetáculo, a Prefeitura e o Estado, que oferecem aos turistas em visita a São Paulo, essa grande atração que são os "desfiles das escolas de samba". Ganham o comércio, os hotéis, os centros gastronômicos e a mídia, que faz do evento a sua matéria durante o Carnaval.
Mas, independentemente do "sonho tão sonhado e da realização tão esperada", assistiremos em 2012 certamente ao melhor e maior desfile de todos os tempos. 

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA