RIO – Enquanto Porto da Pedra e Inocentes de Belford Roxo(Grupo de Acesso A) se apresentaram para 10 mil pessoas no sábado, Acadêmicos de Santa Cruz (também do Acesso A), Grande Rio e Vila Isabel fizeram mais de 40 mil pessoas, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), caírem no samba na noite deste domingo.
Primeira escola a ensaiar, a Acadêmicos de Santa Cruz empolgou ao cruzar a avenida cantando o samba em homenagem ao comunicador Antônio Carlos, da Rádio Globo. Honrado por ter sua história contada no enredo da agremiação, o radialista prestigiou o ensaio da verde e branco e desfilou na última ala, fazendo a alegria do público.
Na sequência, foi a vez da Acadêmicos do Grande Rio mostrar a força de sua comunidade, que cantou com vontade o samba-enredo da escola, que no desfile vai falar sobre superação. O tema foi idealizado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues logo após o carnaval 2011, quando a tricolor de Duque de Caxias foi obrigada a desfilar sem disputar título, por conta de um incêndio na Cidade do Samba que destruiu as fantasias e alegorias que a agremiação levaria para a Sapucaí.
- O carnaval da Grande Rio não será de lamentações. A superação surge justamente quando a história passa a ter um final feliz. Será um momento para despertar a esperança nas pessoas e celebrar vitórias – afirmou o artista, que no desfile irá homenagear personalidades brasileiras que de alguma forma tiveram suas trajetórias marcadas por dor e posterior superação, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno.
Atletas da seleção paraolímpica de basquete e o lutador de MMA Rodrigo Minotauro, também homenageados pela Grande Rio, participaram do ensaio da escola, que levou para o Sambódromo cerca de três mil componentes.
Popularmente conhecida como a “escola dos artistas”, a Grande Rio fez valer sua fama e encheu a Sapucaí de celebridades, como a atriz Susana Vieira, ex-BBBs e a atriz e apresentadora Ana Furtado, que este ano estreia no posto de rainha de bateria.
- Não estou nervosa com a estreia, mas emocionada por estar aqui. Vim para prestigiar o público. Muita gente que frequenta os ensaios técnicos não tem como pagar ingresso no dia do desfile, então de repente essas pessoas não terão outra oportunidade de me ver. Essas pessoas merecem meu respeito – comentou Ana, que usará no desfile, marcado para segunda-feira de carnaval, uma fantasia ecologicamente correta.
- Não quero causar desperdícios ou danos à natureza, então minha roupa será linda e ao mesmo tempo vai passar uma mensagem de sustentabilidade. Não vai ter nada de crueldade com animais. Quero usar esse espaço para fazer uma boa ação – completou a apresentadora.
Além da bateria de Mestre Ciça, a comissão de frente da Grande Rio foi um dos destaques da passagem da escola pela Passarela do Samba. Coreografados pela dupla Jorge Texeira e Saulo Finelon, os dançarinos do segmento brindaram o povo das arquibancadas com uma coreografia especial para o ensaio técnico.
- Nada do que fizemos hoje era pra valer, mas, em respeito a quem vem nos assistir, sempre preparamos movimentos exclusivos para o ensaio –disse Finelon.
Vila Isabel fez ensaio empolgante e mostrou que o samba “pegou”
Com enredo sobre Angola, a Unidos de Vila Isabel entrou na avenida com seus três mil componentes empolgados e com o samba na ponta da língua. A obra, assinada pelo sambista Arlindo Cruz e mais compositores, fez sucesso com o público.
- Criar um samba-enredo com uma sinopse de Martinho da Vila não foi nenhum sacrifício, certamente daria um bom samba – vibrou Arlindo, que participou do ensaio do alto do carro de som, mas não cantou.
- Vim só para assistir, ainda não estou preparado fisicamente para o desfile – brincou o cantor, que no carnaval vai sair em mais duas agremiações além da Vila. No Império Serrano, sua escola de coração, e na Mangueira, onde é um dos homenageados dentro do enredo sobre o Cacique de Ramos.
Quem também mostrou animação no ensaio da Vila Isabel foi a rainha de bateria Sabrina Sato. Caracterizada de deusa africana, a apresentadora deu show de simpatia e de entrosamento com a bateria.
No quesito samba no pé, roubou a cena Quitéria Chagas, que arrasou ao misturar a dança brasileira com o kuduro, a dança clássica dos angolanos.
Também inspirados pelo tema da escola, desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães, o mestre-sala Julinho e a porta-bandeira Rute fizeram bonito no ensaio e executaram seus passos usando uma roupa africana.
- É bom vir com uma roupa que tenha a ver com o enredo porque muita gente canta o samba e não tem noção do que diz o enredo. Nossa indumentária serve pra ajudar o povo a se integrar no tema da escola – explicou Julinho.
Comandada pelo coreógrafo Marcelo Misailidis, a comissão de frente da Vila foi um dos pontos altos do ensaio da azul e branco, que volta a ensaiar na Marquês de Sapucaí no dia 3 de fevereiro.
Dez mil pessoas prestigiaram Porto da Pedra e Inocentes de Belford Roxo
Foi para um público de dez mil pessoas que Porto da Pedra e Inocentes de Belford Roxo realizaram, na noite deste sábado, seus ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. Escola do Grupo de Acesso A, a Inocentes foi a primeira escola a entrar na avenida, apresentando aos espectadores o samba que a agremiação criou para falar sobre a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A passagem da agremiação pelo Sambódromo contou com a participação dos principais segmentos da escola, entre eles o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Marcílio Diamante e Cíntia Ribeiro.
Em seguida, foi a vez da Porto da Pedra entrar em cena na pista de desfiles. Com enredo sobre a história do iogurte, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário, a vermelho e branco de São Gonçalo mostrou que os componentes estão bem ensaiados e com o samba na ponta da língua.
Do Setor Um à Apoteose, os dois mil integrantes da escola que participaram do ensaio animaram quem ocupava as arquibancadas, sobretudo a bateria comandada pelo mestre Thiago Diogo, que deu um show à parte com as bem ensaiadas “paradinhas”, as mesmas que poderão ser ouvidas no desfile oficial.
- Dessa vez, não tem segredo. Viemos mostrar tudo para quem veio nos prestigiar – disse Thiago Diogo.
A bateria, aliás, fez sucesso também com os operários que davam plantão na Passarela do Samba, que está em obras de reforma estrutural. Em meio às instalações de placas de concreto para compor as novas arquibancadas, construídas no lado par da avenida, os trabalhadores deram uma breve pausa no batente para conferir a apresentação dos ritmistas e da rainha de bateria Ellen Roche, há dois carnavais ocupando o posto.
- Muitas mulheres almejam o espaço à frente da bateria, então aproveito muito o momento, curto bastante a festa. Antes de ser rainha, sou uma foliã e, mesmo que outra pessoa venha ocupar esse posto, acho que vou querer continuar desfilando com a Porto da Pedra. É bom participar do carnaval de qualquer jeito. Sem contar que esse período de ensaios é o que a gente mais emagrece – brincou Ellen, que ainda encontrou fôlego para ir do Rio a São Paulo na mesma noite, prestigiar a festa de bateria da escola “Rosas de Ouro”, da qual também é rainha.
Além de Ellen Roche, outras mulheres brilharam durante o ensaio da Porto da Pedra na Sapucaí, entre elas as musas Geisy Arruda, a estudante de turismo que ganhou fama em 2009, ao ser hostilizada pelos alunos da faculdade Uniban, em São Paulo, por usar um vestido rosa curto, e a modelo Adriana, ex-participante do reality show “Big Brother Brasil”.
O ensaio técnico da Porto da Pedra ainda foi marcado por estreias. O veterano cantor Wander Pires entrou na Sapucaí pela primeira vez como intérprete da agremiação, assim como o casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado pelos experientes Fabrício Pirez e Cristiane Caldas, que assumiram a responsabilidade de defender o pavilhão da escola.
A comissão de frente também chamou atenção no ensaio. Coreografados pela professora de dança Regina Sauer, os 15 integrantes se apresentaram carregando enormes embalagens de iogurte, numa referência a uma empresa fabricante do produto, que está patrocinando o carnaval da Porto da Pedra, que volta a ensaiar na Passarela do Samba no dia 4 de fevereiro.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/carnaval/ensaios-tecnicos-atraem-50-mil-pessoas-no-fim-de-semana-3737024#ixzz1kOhot8V9
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.