EUGÊNIO LEAL FAZ ANÁLISE DO MANUAL DO JULGADOR E PERCEBE EVOLUÇÃO


Eugênio Leal lê o manual do julgador do Grupo Especial e percebe evolução
Por: Eugênio Leal
 
Alvíssaras!

Acabei de ler e reler o manual do julgador para este carnaval e gostei do que encontrei. A nova redação é um claro avanço (pelo menos na teoria) quanto ao julgamento dos desfiles. É verdade que ainda é uma evolução tímida em relação às grandes necessidades de reforma, mas deve ser encarada como um passo à frente.

Não era de se esperar que a LIESA fosse promover uma revolução no seu julgamento da noite para o dia. Além de ser uma entidade tradicionalista, uma mudança radical significaria assumir a total falência do julgamento. E não é o caso. Como já escrevi anteriormente o julgamento do Grupo Especial evoluiu muito na última década. Teve uma recaída neste ano, é verdade, mas melhorou bastante em relação ao que era sete ou oito anos atrás.

A grande vantagem é que, para 2012, os julgadores serão obrigados a avaliar a criação artística além de simplesmente fiscalizar erros. A valorização da concepção de enredos, alegorias, fantasias e comissões de frente é fundamental. Aí está o diferencial do carnaval. Não basta colocar algo “bem acabado” na avenida. Ele precisa ser bem pensado.

Isso pode dar um “nó” na cabeça de alguns julgadores que baseiam suas justificativas exclusivamente nos erros apresentados pelas escolas. A alguns deles faltará capacidade intelectual para identificar as nuances criativas dos artistas. Será preciso, a médio prazo, identificar quem pode avaliar com mais inteligência as “viagens” das “mentes brilhantes” do carnaval.

Outra notícia interessante foi a renovação de parte do júri. Alguns “dinossauros” foram deixados de fora desta vez. O processo de oxigenação é importante para que o processo não fique viciado. Há ainda outros que poderiam descansar algum por tempo para que o julgamento fosse menos repetitivo.

As notícias são boas, mas significam apenas um pequeno passo na longa estrada que o julgamento ainda precisa percorrer. Na redação do quesito comissão de frente, por exemplo, a existência dos elementos cenográficos continua ignorada. Por outro lado desapareceu a limitação do número mínimo e máximo de componentes. Isso é uma revolução que ainda não foi debatida. A comissão de frente é agora apenas “o primeiro contingente humano fantasiado que poderá se apresentar a pé ou sobre rodas”. Isso permite um longo debate sobre os rumos do quesito. Vale uma coluna específica.

Cabe destacar também que a LIESA decidiu voltar atrás na redação do quesito mestre-sala e porta-bandeira. A ideia era dar o mesmo peso à fantasia e à dança do casal. Houve uma grita geral no meio do samba e isso foi repensado. É outro grande avanço. Mostrou que o clamor popular tem, sim, peso. E passa a ser considerado nas reuniões da cúpula do carnaval. Aliás, as mudanças como um todo tem como mola mestra eventos como o seminário que a imprensa carnavalesca promoveu em junho passado.

Eu vou continuar aqui fazendo a minha parte. Publicando minhas reflexões e opiniões que não são verdades absolutas, mas contribuições sérias e bem intencionadas. Se todos insistirem nisso, acreditem, juntos podemos fazer nossa festa melhorar muito ainda. Como já disse a Mocidade, “Sonhar não custa nada” e sem sonho não há vida. Vamos em frente!

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA