INOCENTES DE BELFOR ROXO FAZ ENSAIO FRACO, ACOMPANHADO DE SEU EXCELENTE SAMBA


Inocentes apresenta excelente samba, mas tropeça em seu ensaio técnico
Por: Geissa Evaristo, Guilherme Alves e Rodrigo Coutinho

Com um bom número de componentes, cerca de 1,5 mil pessoas, a Inocentes de Belford Roxo fez seu primeiro e único ensaio técnico na Marquês de Sapucaí neste sábado. Com evolução irregular e harmonia prejudicada pelo baixo número de componentes cantando o samba, a "Caçulinha da Baixada" mostrou que terá que trabalhar muito até o carnaval. De positivo, a comissão de frente da escola, que fez a coreografia oficial e arrancou aplausos do público presente, além do intérprete estreante na agremiação, Thiago Britto.
 
* Clique aqui e confira galeria de fotos do ensaio

- Na verdade, o ensaio foi melhor do a gente esperava. Ensaiar durante um feriado, num calor de mais de 30 graus, é complicado. Mas a gente viu que os componentes cantaram o samba e tenho certeza que a escola estará mais afiada ainda no dia do desfile. A Inocentes está fazendo o trabalho dela. Além da qualidade do samba e da harmonia, estamos preparando um carnaval belíssimo, com carros grandiosos, muito bem elaborados, um trabalho muito bem feito. A nossa preocupação era justamente o canto da escola e a escola cantou o samba até o final do ensaio - disse o presidente Reginaldo Gomes.
 
* Vídeo: clique aqui e veja como foi o ensaio

Logo de cara já foi possível perceber qual seria o destaque do ensaio da Inocentes. A comissão de frente, formada por quinze homens, apresentava com vibração a coreografia oficial que fará no dia 18 de fevereiro, quando a escola de Belford Roxo tentará a vaga rumo ao Grupo Especial. Os rapazes formavam um jacaré, em plena Avenida, e um dos integrantes simulava um duelo com o animal. Em entrevista ao Carnavalesco, o coreógrafo Patrick Oliveira, revelou alguns segredos do segmento:
 
* Clique aqui e veja como foi a apresentação da comissão de frente

- Trouxemos a coreográfia oficial hoje porque viemos para ensaiar, então que seja pra valer. O público merece isso. Estamos treinando todos os dias de meia-noite às cinco da manhã aqui na Marquês de Sapucaí e contamos com a nossa energia para fazer o diferencial da comissão de frente na nova pista de desfile. Já provamos a nossa fantasia, representaremos o Miocossum - a grande lenda da história do minhocão. O carnavalesco Wagner Gonçalves e o presidente Reginaldo Gomes nos deram total liberdade e estrutura para o desenvolvimento do nosso trabalho - disse o coreógrafo.

Apesar da bela apresentação, pareceu faltar orientação à comissão de frente, que extrapolou em todas as cabines o tempo de apresentação, que em média dura no máximo três minutos, chegando a ficar por mais de cinco minutos se apresentando para o primeiro e segundo módulos. Além disso, após as apresentações, a harmonia avançou com a escola, esquecendo, porém que o casal também se apresentaria, resultado: buraco em todos os módulos de julgadores.

Atrás da comissão de frente, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcílio e Cíntia, pareciam ainda não estar totalmente familiarizados com a novidade do Sambódromo. Na primeira cabine passaram ainda tímidos e por pouco a bandeira não enrolou. Já na segunda cabine, o casal parou de dançar exatamente em frente ao local onde no dia do desfile oficial estarão os jurados e na terceira cabine, apresentaram-se para o lado contrário, de costas para os jurados.

- A nova Marquês teve como fato positivo a maior abrangência e contato com o público, em contrapartida, o vento ficou mais intenso e será necessário impulsionar a bandeira de forma forte para que não enrole. Nossos treinos são diários e fazemos musculação e bicicleta para fortalecer os músculos. Também possuimos um coreógrafo que é bailarino do Theatro Municipal e nos auxilia nos passos da nossa dança - revelou a porta-bandeira Cintia.

A escola trouxe para o seu ensaio técnico um pequeno tripé iluminado e com passistas evoluindo. Atrás dele, a primeira ala, que passou praticamente pelas laterais, sem evoluir e restringindo o canto apenas ao refrão. A terceira ala, que era coreografada, levou lenços coloridos com as cores da escola nas mãos dos componentes, que preocupavam-se mais com o passo marcado, do que o canto do samba, inclusive no refrão.

Já a comunidade quase deu conta do recado. A disposição que sobrava em alguns componentes não foram vistas no canto. A escola passou pela Avenida empolgada, porém com o canto bastante irregular, algumas alas quase mudas. Apenas o refrão salvava. Também faltou organização entre as alas, que embolavam-se umas nas outras e os componentes não ocupavam toda a extensão da pista de desfiles, aglomerando-se. A direção de harmonia deixou que tudo acontecesse, embolando os setores e prejudicando a evolução.

O início do ensaio foi bem lento, após a entrada da bateria no segundo recuo, as alas começaram a correr para não estourar o tempo. O presidente da agremiação, também atrapalhou a evolução. Parou a escola por três vezes em frente ao segundo recuo dos ritmistas para que os destaques, o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira e a velha guarda fossem reverenciados por autoridades que lá se encontravam. Resultado: muitos buracos se abriram.

A bateria "Cadência da Baixada" comandada por Mestre Washington, também não fez uma boa apresentação neste domingo. Era possível perceber que o toque das caixas não estava padronizado e que na volta da bossa do refrão do meio faltava uma maior precisão. Destaque para os tamborins, afinação e cadência do ritmo. As entrada e saída no box do segundo recuo foram corretas. À frente da bateria, a atriz Luciana Picorelli, reinou pelo primeiro ano na agremiação. Muito segura, Luciana esbanjava simpatia. - Gosteio muito do rendimento da bateria. Ainda temos algumas coisas para melhorar, mas o trabalho está sendo bem feito. Largamos com 147 (batidas por minuto) e depois caiu para 146. No final, conseguimos voltar para 147. Apesar de parecer não sou tão jovem, comecei na Caprichosos e lá aprendi com mestre Cosme e outros que bateria precisa ser cadenciada. Tento colocar isso em prática como mestre de bateria e dou sorte, pois meus ritmistas compraram essa ideia - explicou o mestre.

Com o enredo "Corumbá: Opéra Tupi Guiakuru", do carnavalesco Wagner Gonçalves, a Inocentes de Belford Roxo buscará o título de campeã do Acesso A, no dia 18 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA