MAIS VILA ISABEL 2012: ENSAIO HISTÓRICO


Vila Isabel faz ensaio emocionante e histórico na Sapucaí
Por: Guilherme Alves e Rodrigo Coutinho

Sensacional! Esta é a melhor palavra para adjetivar o ensaio da Unidos de Vila Isabel na noite deste domingo na Marquês de Sapucaí. As 45 mil pessoas presentes viram o que é uma escola de samba em sua mais pura essência. Escola que pareceu incorporar toda a veia emotiva e cultural da relação Brasil-Angola. Não é definitivo, mas o ensaio da Vila Isabel mostrou o que pode acontecer quando os primeiros raios de sol da manhã de segunda-feira de carnaval recepcionarem a escola. Destaque para o canto e a evolução, ambos com a cara da Vila de Martinho e Seu China, negritude a flor da pele.
 
* Veja aqui o vídeo do ensaio técnico da Vila Isabel

Ainda em seus esquentas – o lendário Kizomba e o cativante samba de quadra - a Vila Isabel já dava mostras do que seria o ensaio. A garra com que o carro de som interpretou as obras, a resposta do público, a participação dos componentes e o swing da volta do verdadeiro ritmo da Vila, compuseram o cenário perfeito para a apresentação emocionante que viria a seguir. Nem mesmo o tumulto formado na armação, causado pela volta de alguns componentes da Grande Rio pelo meio da pista, esfriou os ânimos da Azul e Branco.
 
* Confira aqui a galeria de fotos do ensaio da Vila Isabel

Assim que a sua comissão de frente avançou, o público pôde conferir um dos melhores ensaios técnicos desde a criação desta importante festa do povo. O grupo, comandado pelo coreógrafo Marcelo Misailidis, mostrou coreografia simples, mas alinhada à proposta do enredo. Vale ressaltar o fato de a comissão ser formada por membros da comunidade.

Na sequência, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute Alves, mostrou o porquê de serem apontados como um dos melhores casais do carnaval atual. A dupla consegue aliar vigor e graciosidade de maneira única. A indumentária usada acompanhou a qualidade da apresentação e as cores da bandeira de Angola junto ao pavilhão da escola do bairro de Noel deram ainda mais charme aos dois.
 
* Clicando aqui você diz o que achou do ensaio técnico da Vila Isabel

O baile seguiu! E todas as alas da escola mostraram o mesmo ótimo rendimento no canto. O público reagiu à empolgação dos componentes e retribuiu, cantando o belíssimo samba de André Diniz, Evandro Bocão e Arlindo Cruz. O trio esteve presente no ensaio e comprovou o efeito que a obra despertou em todos no Sambódromo.
 
* Clique aqui e confira a performance da bateria da Vila Isabel no ensaio técnico do Sambódromo

A evolução, se não foi perfeita tecnicamente, chegou bem perto disso. E melhor: mostrou que é possível sim deixar os componentes soltos dentro das alas. A tática funcionou muito bem e os desfilantes da Vila literalmente se divertiram durante o ensaio. O contracanto, temido por muitos, foi executado de maneira perfeita, sem danos para a harmonia. Depois da entrada da bateria no segundo recuo, o carro de som passou a deixar os versos do contracanto a cargo dos componentes, que, mais uma vez, não decepcionaram. Ressalva apenas para o papel do cavaquinho neste momento, precisa ser melhor ensaiada a retomada do instrumento após esta parte do samba.

A caracterização dos componentes também merece elogios. Totalmente alinhado à proposta do enredo. Desde a ala de passistas, passando pelas diversas musas e chegando à Sabrina Sato, que apresentou-se com figurino inspiradíssimo. A japonesa mostrou também intimidade com a letra do samba e as coreografias da bateria.
 
* Vídeo: tamborim da Vila Isabel no ensaio técnico

E por falar em bateria, como é bom presenciar a volta do ritmo característico da Vila Isabel. Depois de dois anos ausente, o swing da bateria comandada pelos mestres Paulinho e Wallan – além da luxuosa participação de mestre Mug – pôde ser ouvido novamente na Sapucaí. Sua afinação inconfundível, a educação musical de seus marcadores e a volta das batidas de caixa e tarol mescladas, assinalaram mais um capítulo do grande ensaio da Vila. Destaque para o cuidado maior com os desenhos rítmicos dos surdos de terceira, algo que fazia falta antigamente, e a bossa do Kuduro, que contagiou o público e pode ser uma das febres do carnaval. Uma outra bossa, esta mais simples, em que os ritmistas reverenciavam o público também foi bastante aplaudida

O ensaio da Vila Isabel na noite deste domingo no Sambódromo deveria ser gravado e exibido toda vez que uma diretoria tiver dúvida para escolher entre um samba comum ou outro, que, a primeira vista, parece não caber nos moldes do carnaval atual. O rendimento da escola na pista durante o treino mostrou não só uma escola com comunidade forte, mas também um samba que esta a altura da história da agremiação. Samba que a diretoria teve peito para bancar.

O próximo ensaio da Azul e Branco do bairro de Noel acontece no dia 03 de fevereiro, partir das 20h. A escola será a sétima a desfilar no domingo de carnaval.
 

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA