O enredo “Mulheres que Brilham – A força feminina no progresso social e cultural do país” fará com que a agremiação possa fazer uma referência para mulheres de diversas classes sociais e que marcaram seus traços na história brasileira.
Um das homenageadas, segundo Lourival Almeida Campos, que é o diretor-geral de Carnaval da Vai-Vai, será a imperatriz Leopoldina, que foi mulher de Dom Pedro I.Outra que também será mencionada no desfile é a marquesa de Santos.
Tudo isso, segundo Lourival, para emocionar o público no Anhembi e também pela televisão, repetindo a fórmula de sucesso de 2011, que também lidava com as emoções.
A Princesa Isabel vai ser lembrada no carro que se relaciona aos quilombos, local onde os negros se escondiam de seus proprietários. Foi a princesa que assinou a lei, pondo um fim à escravidão no Brasil.
Entre os carros alegóricos, uma personalidade mais recente também será homenageada: é a presidente Dilma Rousseff. Um outro carro vai ser dedicado às divas brasileiras, que sempre encantaram o povo com o seu talento.