O QUE PENSAM OS JURADOS SOBRE OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO


Na noite desta quarta-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, aconteceu o primeiro dia do curso de julgadores do Carnaval 2012. Ao todo, 16 julgadores de quatro quesitos (enredo, alegorias e adereços, conjunto e comissão de frente) se reuniram com a diretoria da entidade e representantes das 13 agremiações do Grupo Especial para a leitura do manual do julgador e esclarecimento de possíveis dúvidas. O atual modelo foi implementado ainda em 1987 e idealizado pelo pesquisador Hiram Araújo.

O site CARNAVALESCO esteve presente no evento e conversou com alguns julgadores. Todos os 16 presentes nesta quarta têm experiência no julgamento. Confira a opinião deles sobre alguns aspectos do julgamento.

IMPORTANTE PARA ALCANÇAR A NOTA MÁXIMA

Edileuza Batista – Conjunto
- A minha visão é o geral da escola, como ela se apresenta durante seu desfile na Avenida inteira. Estou sempre observando como está o desenvolvimento.

Walber Ângelo – Alegoria e Adereços
- É uma visão técnica e o curso orienta como observar as diferenças e ter o poder de discernimento para pontuar as faltas. E observar o que é relevante como por exemplo: Proporção, concepção, criatividade, volumetria, cromatização e o que ela representa dentro do enredo, ou seja, fácil leitura.

Fabiana Valor – Comissão de Frente
- Ela primeiro tem que apresentar a escola é sua missão e cada vez mais eles estão procurando fazer suas coreografias mais ensaiadas, montadas e com criatividade isso tudo é importante, entretanto em primeiro lugar tem que estar mostrando o enredo da escola e o que vem a seguir.

Paulo César Morato – Comissão de frente
- Precisa ter muita criatividade, estar bem ensaiada e dar muita sorte para que tudo aquilo que foi planejada saia bem na Avenida.

Marcus Nery Magalhães – Comissão de frente
- É preciso ter bom senso e atenção para atribuir nota máxima para uma comissão. Tem que ter critério. Sou apaixonado por carnaval e acompanho os desfiles há 20 anos. Hoje em dia a comissão de frente é uma ala.

Pérsio Gomyde – enredo
- Um enredo que tenha criatividade e bom gosto no seu desenvolvimento é merecedor da nota 10. Temos que julgar de acordo com as regras da Liesa e verificar se todas as alas estão em seu devido lugar no Abre-Alas, mas eu preciso entender o enredo. Com o livro Abre-Alas é mole, mas o público da arquibancada também precisa entender. Um exemplo claro é a Unidos da Tijuca em 2010, que trouxe a ala mais carnavalesca que eu já vi. Tinha uma ala em que a fantasia era um triângulo cheio de bermudas. Achei genial. Quer mais carnaval que isso? Julgador de enredo não pode perder uma ala, uma alegoria. Amo muito o carnaval, ele me ajudou a vencer vários problemas pessoais, me delicio com o Abre-Alas, mas saio do desfile cansado, com dor de cabeça, é uma responsabilidade muito grande.

Helenise Guimarães – alegoria
- Precisa apresentar as alegorias em conformidade com o enredo e seguir todas as normas impostas pela Liga. O crescimento da qualidade das alegorias segue o caminho do crescimento do carnaval. É um superestpetáculo e isso é um conjunto de elementos que envolve a parte plástica, de recomposição e o crescimento econômico do carnaval.

ORIENTAÇÕES RECEBIDAS NO CURSO

Edileuza Batista – conjunto
- A visão é do julgador. No curso nós estudamos regulamento e vemos se vamos ter alguma mudança no quesito. Não tiro décimo por qualquer coisa e sim por que algo aconteceu que não estava condizendo com o enredo.

SUB-QUESITOS

Walber Ângelo – Quesito Alegoria e Adereços
- Eu acho de extrema importância. A concepção da alegoria a meu ver é a base de tudo, ela que faz a alegoria ter a fácil leitura. Uma alegoria que tem uma concepção ruim, o produto será ruim também e isso compromete demais a nota. Eu já observava isso antes mesmo dessa proposta dos sub-quesitos.

Fabiana Valor – Comissão de Frente
- Uma coisa completa a outra. Na verdade, além disso, a gente tem que ver outras coisas, se tem algum erro na hora da apresentação não podemos ignorar, alem desses sub-quesitos a gente observa a coreografia em si. Ajuda na hora de justificarmos algum tipo de erro.

ONDE AS ESCOLAS MAIS PECAM NO QUESITO

Walber Ângelo – Quesito Alegoria e Adereços
- A concepção e a criatividade. As vezes falta inovação algo que cause impacto, que faz suspirar. Eu acho que tudo é um conjunto e não uma obra isolada. Tudo é importante a partir da concepção que aí teremos um produto bacana. Vamos ter bom gosto, materiais bacanas, uma coisa puxa a outra assim como a inovação nas cores. A mesmice torna tudo muito monótona.

TRANFORMAÇÕES DO QUESITO

Paulo César Morato – Comissão de frente
- Houve sim uma grande transformação e isso é muito bom para o próprio quesito. Antigamente as comissões não se preparavam tanto e os coreógrafos acabaram percebendo essa necessidade. Desta forma temos ainda mais responsabilidade para julgar.

CRÍTICAS

Pérsio Gomyde – Enredo
- É muito difícil ser julgados. As pessoas gostam de criticar quando não entendem alguma nota, mas nós temos que seguir regras. Me preparo com muita seriedade para o desfile. Faço até anotações no Abre-Alas antes do desfile para me preparar melhor.

PESO DAS BANDEIRAS

Pérsio Gomyde – Enredo
- Eu não tenho isso não. Respeito demais todas as agremiações e te dou até um exemplo disso: em 2010, dei nota 10 para a Porto da Pedra. No ano passado, dei 9,7, mas dei porque não entendi o enredo sobre Maria Clara Machado, achei que faltou lirismo, mas o enredo sobre a moda eu entendi perfeitamente. Ninguém pode dizer, por exemplo, que eu persegui a escola. Não quero saber se uma escola está subindo ou não, julgo sem querer saber disso. Outra coisa que não faço é julgar só com a razão. Não dá para julgar escola de samba sem levar em conta o lado emotivo.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA