Renascer, Mocidade e Tijuca mostram força nos ensaios técnicos


Renascer, Mocidade e Tijuca mostram força nos ensaios técnicos

Luana Freitas e Patrícia Raposo | Carnaval | 16/01/2012 03h30
A noite deste domingo, 15 de janeiro, foi de muita animação no Sambódromo com o primeiro ensaio técnico da Renascer, Mocidade e Unidos da Tijuca, rumo ao Caranval 2012. As escolas, que vão homenagear personalidades que se destacaram na cultura brasileira, se apresentaram de forma equilibrada e foram embaladas pela força e garra dos componentes.
A Renascer de Jacarepaguá abriu a maratona de ensaios por volta de 19h50 com o esquenta da bateria. Às 20h13, o ensaio foi iniciado oficialmente. A Bateria Explosiva, comandada pelo mestre Paulão, deu um show na avenida, e mostrou todas as bossas que levarão para o desfile oficial.
As alas estavam sincronizadas e a harmonia impecável. Os integantes cantaram o samba com muita empolgação e exibiam coreografias no rerfrão.
Sob o olhar atento do presidente Salomão, a escola, estreante no Grupo Especial, realizou um belo ensaio e deu uma prévia do que o público assistirá na avenida no dia 19 de fevereiro. Segundo Salomão, a agremiação "é uma grande surpresa" e veio para brigar.
O treino durou cerca de uma hora e 10 minutos e os componentes chegaram na Apoteose comemorando, em clima de dever cumprido.
Mocidade presenteia público com paradinhas históricas
A Mocidade Independente de Padre Miguel iniciou o ensaio por volta de 21h55, com um discurso do presidente Paulo Vianna, que pediu que todos cantassem e defendessem as cores e a estrela maior da Mocidade com amor, carinho e dedicação. Além disso, agradeceu a presença do filho de Portinari, João Cândido Portinari, que acompanhou o treino até o final, orgulhoso, e o belo trabalho desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada.
O intérprete Luizinho Andanças puxou o samba no chão, acompanhado do trio de compositores vencedores no concurso de samba-enredo. Os componentes mostraram que tinham a obra na ponta da língua e vibraram com o refrão "É por ti que a Mocidade canta, Portinari minha aquarela. Rompendo a tela, a realidade, nas cores da felicidade".
Foto: Patrícia Raposo
A escola, organizada, ensaiou com tripés, identificados com as alegorias que serão apresentadas no desfile oficial. A rainha de bateria Antonia Fontenelle mostrou muito esforço e simpatia à frente da Não Existe Mais Quente, que relembrou paradinhas históricas e coreografias. Os ritmistas avançaram o segundo recuo, tocaram para os últimos setores e entraram no recuo, continuando a apresentar paradinhas consagradas.
Segundo o coordenador de bateria, Andrezinho, nada do que foi mostrado no ensaio técnico será levado para o desfile oficial. "Nós preparamos para o público no ensaio técnico uma reunião de paradinhas já conhecidas, desde o Mestre André, e tem muitas surpresas para o desfile oficial", disse.
O ensaio da Mocidade durou aproximadamente uma hora e vinte minutos e contagiou a torcida verde e branca que chegou cedo à Sapucaí para prestigiar o importante momento da agremiação.
Unidos da Tijuca agita público no ensaio técnico
Marcada para começar às 22h, por volta das 23h40 a Unidos da Tijuca iniciava seu ensaio, o intérprete Bruno Ribas anunciava que o "couro ia comer" e a bateria do mestre Casagrande já embalava o setor 1. De forma organizada, a azul e amarela adentrava a Marquês de Sapucaí com o canto forte de seus componentes.
Gracyanne Barbosa, pela primeira vez à frente dos ritmistas da escola tijucana, provou que está entrosada com a Pura Cadência e brilhou durante toda sua passagem pela Passarela do Samba.
Foto: Patrícia Raposo
Rosinha Gonzaga, filha do grande homenageado no enredo, Luiz Gonzaga, que prestigiou o desfile e participou de toda a evolução da escola, contou ao SRZD-Carnaval que o trabalho desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros está lindo.
"O desenvolvimento do enredo está lindíssimo. É Paulo Barros né, um gênio!, brincou Rosinha, que disse ainda que tem acompanhado os trabalhos de perto.
Seguindo um ritmo harmônico, as alas passavam com descontração e um forte canto entoado pelos integrantes da escola do Borel. Mais uma vez agradando o público, a comissão de frente tijucana alegrou a todos os presentes nas arquibancadas, que também estavam repletas de crianças.
Rodrigo, um dos coreógrafos da comissão, conversou com o SRZD-Carnaval sobre o trabalho executado e falou sobre a nova estrutura do Sambódromo.
"O ensaio de hoje foi maravilhoso e a reação do público também. No desfile oficial faremos um efeito bem bacana e deixaremos nossa marca mais uma vez", garantiu.
"Eu acredito que, talvez, essa nova estrutura da Sapucaí esfrie os desfiles, pois, os camarotes estarão afastados. Mas, por outro lado, teremos 2 lados de arquibancadas", completou.
Leia também:

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA