SALGUEIRO DECLARA SEU AMOR AO CARNAVAL EM SEU ENSAIO TÉCNICO


Salgueiro declara seu amor à Marquês de Sapucaí

Bernardo Moura | Carnaval | 30/01/2012 01h34

Foto: Wilson SpillerA Acadêmicos do Salgueiro promoveu na noite deste domingo, 29 de janeiro, uma viagem gratuita ao Nordeste para todos que estavam na Sapucaí. Aeroporto? Rodoviária? Nada disso! Foi através do samba e gingado nordestino que os salgueirenses ofereceram aos espectadores-viajantes. Sendo a última escola a se apresentar na Marquês de Sapucaí e a primeira vez que realiza o ensaio técnico, a escola declarou seu grande amor que mora no peito pelo Sambódromo.
A garoa que caiu por pouco tempo durante o ensaio da escola anterior, União da Ilha, havia sumido de vez. A Marquês se encontrava lotada, aliás, desde às 18h, as arquibancadas dos setores 1, 3, 5 e 7 já se encontravam cheias. Para assistir ao ensaio do Salgueiro, até os camarotes, que estão sendo decorados para o Carnaval, no lado ímpar da Avenida, estavam abarrotados. Na concentração, o clima não era diferente. Descontração, segurança e alegria já podiam ser sentidos entre os componentes da escola. A rainha de bateria, Viviane Araújo, cantou até parabéns para uma integrante da diretoria.
Um pouco mais tarde, a presidente Regina Celi agradeceu o apoio e a confiança recebida do público, da comunidade, da Liesa e dos patrocinadores como comandante da escola. Logo depois, os intérpretes Quinho, Serginho do Porto e Leonardo Bessa cantaram sambas antigos da escola. Dentre eles, os sambas campeões de 1993, "Peguei um Ita no Norte", e o de 2009, "Tambor".
Minutos antes do relógio cronometrar o tempo para valer, Quinho pediu à comunidade para que cantassem, cantassem e cantassem. A contagem começou às 22h48. A comissão de frente, coreografada por Hélio Benjamin, mostrava uma literatura de Cordel. Os integrantes interagiam com a plateia e com um tripé, chamado de barraca do beijo por Hélio. Em uma parte da apresentação, eles abriam um grande coração vermelho e a bandeira da agremiação. Em sua apresentação aos jurados, pôde ser percebido que os integrantes sapateavam na pista de desfiles.
Logo atrás, a ala coreografada de Carlinhos Coreógrafo empolgou o público. Eles, trajados de cangaceiros, faziam performances e danças de xote. Em outra parte, um grande bandeirão do Salgueiro foi estendido e causou o delírio das arquibancadas.
Um tripé com um telão em LED (diodo emissor de luz) passando imagens dos ensaios de quadra e do Carnaval passado era visto logo depois.
O público também conheceu, de fato, os habitantes do Nordeste. Os cabras machos, os Virgulinos e as Marias Bonitas, somando 3.500 componentes, também pisaram na Avenida. Eles cantaram forte e mostraram que sabiam a letra do samba de cor. Para se ter uma ideia, havia muitos gringos (de outras roças, sabe?) disfarçados nas alas da comunidade. E para não fazerem feio, eles também mexiam a boca ou cantavam alguma coisa parecida com o samba de Marcelo Motta, Tico do Gato, Ribeirinho, Dílson Marimba, Domingos PS e Diego Tavares.
Como a coirmã Imperatriz, o Salgueiro trouxe o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei e Gleice Simpatia, na frente da bateria. O casal demonstrou total interação entre si e comunicação com o público. Enquanto eles se apresentavam, a presidente Regina Celi pedia aplausos.
Foto: Wilson SpillerA bateria Furiosa, de mestre Marcão, realizou 7 bossas (isso mesmo, s-e-t-e), inclusive bossas de xote, baião e forró. Mestre Marcão disse ao SRZD-Carnaval que ele queria mostrar tudo o que tinha ensaiado desde junho. Com o auxílio de triângulos e azabumbas, as paradinhas funcionaram bem. Em uma delas, em frente à segunda cabine de jurados, a bateria parou de tocar os instrumentos e o povo do Nordeste cantou ainda mais forte o samba, fazendo o público delirar. Em outras, havia passinhos e coreografias executados por todos os ritmistas.
No entanto, como nem tudo é bom no sertão, no Salgueiro não foi diferente. O carro de som, ao longo do percurso, por diversas vezes dava pane. Ora sumia a voz do Quinho, ora sumia a de Leonardo Bessa. Isso quando não acontecia a microfonia. Outro ponto para ajuste também foi a evolução da escola. A agremiação ia bem, até que, na primeira cabine de jurados, durante a apresentação de Gleice e Sidclei, as alas anteriores andaram um pouco além do esperado e, formou-se um clarão na pista.
Outro ocorrido que queria tirar o brilho do ensaio da escola, foi quando a Furiosa ia entrar no segundo recuo de bateria. Imaginem a cena: a escola empolgada, cantando muito forte, bateria brincando na Avenida e, quando entra no segundo recuo, Viviane Araújo e seus companheiros se deparam com uma ambulância da Unimed, que surgira do meio do nada, subindo pela calçada, quase que atropelando pessoas que acompanhavam a escola. Parece uma leitura de Cordel, certo? Mas, foi verdade.
No mais, a musa da escola, Vânia Flor, resumiu o que foi o ensaio do Salgueiro aoSRZD-Carnaval.
"Hoje foi muito bom. No dia da Avenida, vai ser dez mil vezes melhor", afirmou.
O Acadêmicos do Salgueiro encerrou a viagem ao Nordeste, às 23h58, totalizando 1h10 de puro amor.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA