MANGUEIRA COMEÇA ENSAIO ELETRIZANTE, MAS COMETE PEQUENOS ERROS AO FINAL


Tinha tudo para ser um verdadeiro sacode mangueirense. O Sambódromo estava lotado e a maioria querendo ver uma das principais referências da história do carnaval carioca. Antes do início do segundo técnico, o primeiro e único da Mangueira na Sapucaí para 2012, o presidente Ivo Meirelles pegou o microfone e pediu para os componentes mostrarem que a escola pronta e retribuirem o carinho do povo nas arquibancadas. - Vamos mostrar que a Mangueira é grande favorita ao título - disse Ivo. O ensaio começou e a Avenida "tremeu" com a Verde e Rosa. Do lado do público, o samba-enredo era cantado e na hora do refrão principal explodia o clima de alegria e felicidade. Porém, a alegria durou pouco e terminou com uma discussão séria entre Aílton, mestre de bateria, e um ritmista mangueirense. Para deixar o clima mais pesado, Delegado, uma das figuras mais importantes da Mangueira, passou mal antes do início do ensaio técnico.

* Clique aqui e veja o vídeo do ensaio técnico da Mangueira

- De 0 a 10 dou nota 8 para o ensaio. Fomos bem, temos coisas para melhorar, mas na média foi um bom ensaio. Tenho certeza que o samba vai render ainda mais no desfile e a Mangueira vai levantar a Sapucaí, hoje já tivemos uma mostra disso - disse Jéferson Carlos, diretor de carnaval da Mangueira.
 
* Veja aqui fotos do ensaio técnico da Mangueira

Samba-Enredo
É possível dividir em três momentos a performance do samba-enredo durante o ensaio técnico. Começou vibrante, na boca do povo, dos componentes e cheio de explosão no refrão principal, depois caiu de rendimento em algumas alas no meio da escola e não surtiu o efeito desejado na primeira parte da obra, que não foi cantada com tanta força.
 
* Vídeo: clique aqui e veja a performance da bateria no ensaio

Bateria
Sempre aguardada, a bateria da Mangueira fez uma exibição especial para o público do setor 3, quando os ritmistas tiravam partes das roupas, usou e abusou de paradinhas, foi criativa e empolgou. Foi tudo o que se espera da bateria da Mangueira. Só as falhas nas execuções das bossas, alguns momentos de desencontro com o carro de som e a briga no fim entre o mestre Aílton e um ritmista, que não estavam no roteiro mangueirense. Dentro do recuo os erros aumentaram, que se sucederam em frente ao setor 10, na cabine de julgadores. Esses problemas fizeram com que o clima ficasse tenso e várias discussões ocorreram dentro da bateria. Até em função disso, a atenção dos ritmistas não se manteve a mesma e a bateria embolou. É esfriar a cabeça, ensaiar ainda mais e comprovar no desfile oficial toda categoria da Surdo Um. Renata Santos, rainha de bateria, exibiu sua beleza e samba no pé. Ela comprova a cada dia que é merece o posto de rainha da bateria e verdadeira sambista cativa todo o público.
- A bateria Surdo Um é única e inconfundível. Eu considero esse ensaio muito bom, nós conseguimos fazer e testar tudo o que o queríamos. Hoje nós realizamos 3 bossas e 5 pausas. Agora é colocar algumas coisas no lugar e partir para o desfile oficial. A gente fica tenso, mas no final tudo dá certo - explicou mestre Aílton.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Lindos. Não basta apenas dançar, Raphael e Marcela Alves, também encantam. Com a fantasia de 2011 e cercados de guardiões, a dupla baila com perfeição pela pista. São rodopios, gestos corretos e elegantes e exuberância. - Toda a nossa coreografia de hoje faz parte da oficial. A gente só precisou dar uma reduzida, porque não temos alegorias então o tempo é reduzido e, consequentemente, nossa apresentação também. Viemos para buscar a energia do público. Vamos saber aproveitar essa nova Sapucaí, mas acredito que, mais que qualquer coisa, as vibrações aqui são muito importantes para gente - disse Marcela Alves. - Estávamos ansiosos e preocupados com a reação da comunidade e do público, mas a resposta que a gente teve superou as nossas expectativas - afirmou Raphael.

Comissão de Frente
Acertou ao apresentar coreografia especial para o ensaio técnico. Apesar disso, a simulação da apresentação em frente a cabine de jurados foi bastante rápida.

Harmonia
A Mangueira pode cantar mais. No ensaio deste domingo, algumas alas no meio da escola passaram cantando apenas trechos do samba, o que é inadimissível em se tratando da Verde e Rosa. Além disso, a escola ainda precisa trabalhar a primeira parte do samba, etapa que cai o rendimento do samba no canto dos componentes. O refrão principal tem tudo para ser um dos melhores do Carnaval 2012. É vibrante, chama o povo e no ensaio contagiou todo mundo. No carro de som, os intépretes também podem mais e em outras oportunidades mostraram mais empolgação.

Evolução
A escola não pode confundir ensaiar solta na pista com desorganização. Durante a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, a ala da frente avançava toda hora e buracos surgiam na pista. A apresentação da bateria na frente das cabines de jurados é sempre um show, mas a performance não pode comprometer toda a evolução da agremiação. A alegria e o samba no pé foram irregulares. Em algumas alas, a "Mangueira era a Mangueira" com muito samba e emoção. Em outras alas, os integrantes passavam andando pela pista.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA