SAIBA COMO A RENASCER DE JACAREPAGUÁ HOMENAGEARÁ ROMERO BRITTO


Além da difícil tarefa de abrir os desfiles do Grupo Especial em 2012, a Renascer de Jacarepaguá, caçula da elite do samba, terá mais uma missão durante o seu desfile na Marquês de Sapucaí. Na verdade, esta tarefa já vem sendo realizada desde o anúncio do enredo sobre o pintor Romero Brito: transportar para os brasileiros o mesmo reconhecimento que o artista tem no exterior. Obviamente este não é o objetivo central da escola da Zona Oeste, que busca a permanência no Grupo Especial e reverenciar o talento de Romero Britto.

O início do desfile trará uma introdução ao enredo. O carnavalesco Édson Pereira representará a criação de todos os artistas como a extensão da mão de Deus, a materialização do criador perante à luz da inspiração. De acordo com o carnavalesco, o setor terá muita luz, espelho e mudança de cor. Logo depois, a inspiração de Romero Britto pedirá passagem.

- No segundo setor a gente fala um pouco de onde vem a inspiração de Romero Brito. O primeiro contato dele com a arte aconteceu através de um livro, onde ele se apaixona pela obra renascentista de Caravaggio. Vamos trazer a importância do conhecimento. Através de um livro, você se abre e idealiza onde almeja chegar um dia – explicou.

O mais curioso é que a característica principal do trabalho de Romero é totalmente o inverso de sua inspiração. Os quadros do artista pernambucano tem a alegria como traço marcante e é exatamente que aparacerá no terceiro setor do desfile. Com o tempo, o estilo de Romero Britto foi alvo do capitalismo.

- No quarto setor, vamos falar da arte comercial, o pop-arte, como é conhecida a obra de Romero. É um artista pop e extremamente comercial. Tudo isso acontece num país capitalista, que são os Estados Unidos, onde ele encontra o reconhecimento. Tudo isso será mostrado.

A vinda de Romero Britto ao Brasil para ser reconhecido no maior espetáculo da Terra ganha menção no quinto setor. Édson Pereira buscou neste setor abordar a similaridade da irreverência do carioca com a arte alegre e colorida do artista. Em seguida, um tripé, representará um dos maiores feitos da carreira de Romero Britto: incluir uma obra em exposição no museu do Louvre, em Paris.

 
- Para fechar, faremos uma comparação da arte popular nordestina com a arte de Romero Brito. Os traços do Romero são muito fortes, coloridos, e isso está inserido no cotidiano nordestino, onde existe o frevo, o maracatu, a chita. Acho que esse é o setor mais emocionante. Poderemos ver o artista inserido em sua obra – disse Édson, explicando o último setor do desfile da escola.

É a primeira vez na carreira que o carnavalesco presta uma homenagem neste sentido. Quis o destino que a oportunidade trouxesse alguém bem alinhado à vida de Édson, e ele falou sobre a situação.

- Acho que a sorte maior nem é minha, mas do Romero, que será homenageado no maior espetáculo da Terra estando entre nós. É um privilégio vivenciar tudo isso. Me sinto muito à vontade para falar de Romero Brito, me vejo dentro desse contexto. Não é um desafio. É um grande momento vivido pela Renascer de Jacarepaguá, pelo Édson Pereira carnavalesco e Romero Brito. O Brasil, nesse momento, reconhece o seu filho.

A ideia do enredo partiu do próprio carnavalesco e foi prontamente abraçada pelo presidente Antônio Carlos Salomão. Apesar de desconhecida do público que não acompanha carnaval ao longo do ano, a Renascer parece começar a colher os frutos da homenagem. Édson Pereira comemorou o fato de a escola ter optado por esse caminho.

- Até o ano passado, quase não se ouvia falar do nome dele por aqui. É lógico que não serei pretensioso de dizer que foi por causa da escola que o trabalho tem ganhado mais repercussão, mas me surpreendo quando vejo muito mais Romero pelas ruas. Antigamente as pessoas não associavam a arte ao artista. Viam aqueles desenhos maneiros, coloridos e não sabia de quem era. Agora isso não acontece mais. O carnaval é isso, passar conhecimento.

Antes de anunciar o enredo, Édson Pereira e Romero Britto chegaram a conversar duas vezes por telefone. Depois do anúncio, foram quatro encontros com o homenageado, que fez apenas um pedido ao carnavalesco. Não queria ver nada triste durante os 82 minutos em que a Renascer terá para desfilar.

- Ele me deixou bem à vontade. Costumo dizer que carnaval não é nada conhecido por alguém que não trabalhe nesse meio. Temos regras, conceitos que pessoas que, principalmente, não acompanham e não vivem no Brasil, acabam desconhecendo. Precisei fazer com que ele entendesse isso. Não é tudo que sonhamos que podemos materializar na Avenida. Ele entendeu isso muito bem, até porque nunca foi objetivo dele participar do carnaval mais de perto.

Este será o segundo trabalho de Édson Pereira no Grupo Especial. Em 2010, com a Viradouro, num ano bastante conturbado na vermelho e branco de Niterói, ele dividiu a assinatura do carnaval com Junior Schall – atualmente na Vila – e acabou amargando um rebaixamento. Desta vez, em um momento completamente diferente, ele espera ajudar a manter a Renascer de Jacarepaguá no Grupo Especial. A escola será a primeira a desfilar no domingo de carnaval.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA