ÁGUIA DE OURO 2014
COMPOSITORES: VITOR GABRIEL, RODOLFO MINUETTO, RODRIGO MINUETTO, CRUZ, BRUNO TOMEGESKI, PELEZINHO, W. CORRÊA E JR. SILVA
INTÉRPRETE: SERGINHO DO PORTO
ODOYÁ, A BENÇÃO YEMANJÁ
A JANGADA VAI SAIR PRO MAR
E NAVEGAR NESSE OCEANO DE AMOR
LINDO PÔR DO SOL, CENÁRIO DE MAGIA
BRILHA O HORIZONTE NA VELHA BAHIA
TEM BATUCAJÉ, NO ABAETÉ, MISTÉRIOS NO AR
OH LUAR CLAREIA, É LUA CHEIA, DEIXA CLAREAR
DAS LÁGRIMAS DA ÍNDIA
UMA LAGOA SE FORMOU NA PRAIA DE ITAPUÃ
NA LAVAGEM DO BONFIM, BATE O TAMBOR
A SAIA DA BAIANA TEM AXÉ
TEM MIRONGA NO CONGÁ
ORA YEYEO, MÃE MENININHA DO GANTOIS
E SOBRE AS ONDAS DO MAR, UM VELHO ITA PARTIU
SUA VIOLA A TOCAR, A DOR QUE O NEGRO SENTIU
POETA, CANCIONEIRO, APAIXONADO PELO RIO DE JANEIRO
NOS SEUS BALANGANDÃS MOSTROU O QUE É QUE A BAIANA TEM
INSPIRAÇÃO, ESTRELA DO MAR
ETERNA PAIXÃO GUARDOU SEU LUGAR
DESCEU O MORRO DA MANGUEIRA
DE VERDE E ROSA, SÓ NO SURDO DE PRIMEIRA
É PURA EMOÇÃO, CAYMMI NO MEU CORAÇÃO
LÁ VEM POMPEIA, É ÁGUIA DE OURO
SUPER CAMPEÃ DO POVO
Analisar o Samba de Enredo 2014 da Águia de Ouro é navegar na Velha Bahia, já que o enredo propõe-se a retratar o centenário de Dorival Caymmi, um grande Baiano. Mas devo ressaltar que é um samba sem grandes passagens melódicas, e de uma letra pouco inspirada, de construções muito óbvias, em que percebemos ausência poética, e de pouca criatividade, já que o enredo abre um leque de possibilidades para criar e reinventar a Bahia e seu homenageado.
O refrão principal do samba é muito simples, e de melodia sem grandes novidades, que exalta a Escola de forma pretensiosa:
“É PURA EMOÇÃO, CAYMMI NO MEU CORAÇÃO
LÁ VEM POMPEIA, É ÁGUIA DE OURO
SUPER CAMPEÃ DO POVO”
A 1ª parte do samba se apresenta de forma regular, com uma melodia atrativa, e de construções bem precisas quanto à proposta do enredo, retratando a religiosidade, lendas e as paisagens naturais da Bahia. Um verso me chama a atenção pela redundância, como por exemplo: “OH LUAR CLAREIA, É LUA CHEIA, DEIXA CLAREAR”, mas nesse caso, devo levar em consideração o que tanto consideram como licença poética, sendo de gosto duvidoso ou não... Faço outra observação quanto as rimas terminadas em “AR”, como em "ODOYÁ, YEMANJÁ, NAVEGAR, AR, LUAR, CLAREAR", mas que não compromete a passagem:
“ODOYÁ, A BENÇÃO YEMANJÁ
A JANGADA VAI SAIR PRO MAR
E NAVEGAR NESSE OCEANO DE AMOR
LINDO PÔR DO SOL, CENÁRIO DE MAGIA
BRILHA O HORIZONTE NA VELHA BAHIA
TEM BATUCAJÉ, NO ABAETÉ, MISTÉRIOS NO AR
OH LUAR CLAREIA, É LUA CHEIA, DEIXA CLAREAR
DAS LÁGRIMAS DA ÍNDIA
UMA LAGOA SE FORMOU NA PRAIA DE ITAPUÔ
O refrão do meio segue o mesmo modelo dos versos que iniciam o samba, com bastante simplicidade, e de uma melodia agradável:
“NA LAVAGEM DO BONFIM, BATE O TAMBOR
A SAIA DA BAIANA TEM AXÉ
TEM MIRONGA NO CONGÁ
ORA YEYEO, MÃE MENININHA DO GANTOIS”
A 2ª parte inicia-se de forma brilhante, considerada por mim a parte mais bonita do samba, tanto em letra, quanto em melodia:
“E SOBRE AS ONDAS DO MAR, UM VELHO ITA PARTIU
SUA VIOLA A TOCAR, A DOR QUE O NEGRO SENTIU
POETA, CANCIONEIRO, APAIXONADO PELO RIO DE JANEIRO”
Em seguida, o samba retoma a versos simples, e melodia pouco variada, de forma muito convencional, e sem grandes novidades melódicas:
NOS SEUS BALANGANDÃS MOSTROU O QUE É QUE A BAIANA TEM
INSPIRAÇÃO, ESTRELA DO MAR
ETERNA PAIXÃO GUARDOU SEU LUGAR
DESCEU O MORRO DA MANGUEIRA
DE VERDE E ROSA, SÓ NO SURDO DE PRIMEIRA
Sendo assim, pelo que foi analisado a nota do Samba de Enredo da Águia de Ouro é 9,5.
1- Mocidade Alegre - 9,9
2- Águia de Ouro - 9,5
3- Rosas de Ouro - 9,3