Geissa Evaristo e Ramiro Costa | Carnavalesco | 17/10/2010 06h11
Apesar do enredo da Grande Rio se tratar de magia e bruxaria, a bruxa passou muito longe pela quadra da escola de Duque de Caxias. Sem surpresa depois de uma grande apresentação durante a final, a vice-campeã do carnaval de 2010 escolheu seu samba para o ano que vem. A obra de Edispuma, Licinho Jr. Marcelinho Santos e Foca desbancou grandes figurões como Barbeirinho, Emerson Dias e Marcio das Camisas e venceu a disputa na madrugada deste domingo. A escola aproveitou para coroar a sua nova rainha de bateria, a atriz Cris Vianna. Destaque também para o respeito que a agremiação teve com todo o público presente na quadra ao anunciar cedo o samba campeão, por volta das 4h40, já no horário de verão.
- Já estava escrito que seríamos campeões, graças a Deus. Fizemos um bom samba, letra fácil e que caiu na boca do povo. A comunidade e toda a agremiação abraçou desde o início o nosso samba e faz a gente crer que teremos um ótimo desfile na Marquês de Sapucaí - disse o compositor Licinho.
Com o enredo Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes), não faltaram bruxas, vassouras e muita criatividade das torcidas dos sambas. A parceria campeã foi a terceira a se apresentar. O presidente de honra da Grande Rio, Jayder Soares, chegou a descer de seu camarote para acompanhar a atuação do samba de Edispuma e cia. E o que ele viu foi uma excelente apresentação. Os compositores trouxeram uma grande torcida e conseguiram agitar a quadra. Era visível no semblante de alguns diretores da escola que este era o samba campeão e não deu outra.
- Nos reunimos um dia na casa de um, outro dia na casa de outro e vamos criando o samba. Estudamos bastante o enredo. Ao todo, demoramos 34 dias para concluir a composição
Quem não fez uma boa apresentação foi o campeão do ano passado. Mesmo com o intérprete Negô no palco, Barbeirinho e cia apenas cumpriram tabela durante a final. Outro vencedor de 2010, a parceria liderada por Emerson Dias e Rafael Ribeiro conseguiu contagiar o público e realizaram a melhor apresentação depois dos campeões da noite. Completou o quadro de finalistas a parceria de Márcio das Camisas. Antes do anúncio do samba vencedor, o diretor de carnaval Tavinho conversou com o SRZD-Carnavalesco e disse que a escola permanecia dividida.
- Este é o meu segundo ano na Grande Rio e estou muito feliz porque os quatro sambas poderiam representar muito bem a Grande Rio na Marquês de Sapucaí. Foi divulgado através da mídia que temos a melhor safra do Grupo Especial e isso já é o início de um bom trabalho. A Grande Rio precisa de samba seja empolgante e pra cima.
Este ano, a escola também vai investir pesado não só em alegorias e fantasias mas também na sua comunidade. A Grande Rio cortou algumas algumas alas comerciais para não ter problemas em harmonia em 2011.
- A Grande Rio passará a desfilar apenas com nove alas comerciais. Vinte e três alas serão da comunidade, num total de 2.800 fantasias doadas. A garra da comunidade é a força da nossa escola - disse o diretor-geral de harmonia, Dudu Azevedo.
Durante a apresentação de todos os quatro sambas na disputa, a bateria liderada por Ciça realizava sempre uma paradinha. Afinados e seguros, os ritmistas também "brincaram" com o novo samba campeão, após o resultado final anunciado pelo presidente de honra Jayder Soares.