O cenário fica perfeito no Salgueiro para o desfile no Carnaval 2011

Alberto João, Rafaella Javoski e Ramiro Costa | Carnavalesco | 12/10/2010 04h43

Foto: Ricardo Almeida/DivulgaçãoA quadra do Salgueiro foi o cenário perfeito para vitória da parceria de Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião na disputa de samba-enredo para o Carnaval 2011. Após enfrentar uma decisão com outros dois finalistas, eles conseguiram nove votos dos 13 possíveis e foram consagrados vencedores. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira, feriado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, como já é tradição na agremiação.
* Ouça o samba do Salgueiro para o Carnaval 2011

O desempenho do samba campeão contagiou praticamente toda a quadra, inclusive, o camarote da presidência da vermelha e branca. Aliás, a presidente salgueirense, Regina Celi, deu uma lição para todas outras escolas do carnaval carioca. Na hora de anunciar o nome da parceria campeã, ela declarou os votos de cada um dos segmentos. Uma atitude transparente e que merece muitos aplausos. Regina também já tinha surpreendido o público, quando no início da noite, foi ao palco e discursou pedindo voto para candidata Dilma Rousseff (PT) à presidência do Brasil.
- É uma forma democrática. Todos têm voz na escola. O Salgueiro não é meu. O Salgueiro é dos que estão aqui todos os dias torcendo e trabalhando para a escola fazer um carnaval. Também é uma forma de deixarmos claro que nossa disputa é transparente - disse Regina.
Veja o anúncio do samba campeão do Salgueiro para 2011
Os votos foram assim distribuídos: Marcão, Departamento Cultural, Dona Iracema, Hélio Bejani, Marcelo Montero, Janinho da Lala, Baianas, Direção de Carnaval e a presidente Regina Celi escolheram o samba da parceria de Dudu Botelho. O carnavalesco Renato Lage, a Velha-Guarda e a Ala de Compositores foi no samba da parceria de Moisés Santiago e a Harmonia optou pela obra de Xande de Pilares.
Muito emocionado, o compositor Dudu Botelho, vencedor novamente no Salgueiro, chegou a se ajoelhar e chorar no palco. Dudu valorizou o clima de união que, segundo ele, invadiu a quadra da escola.

- O sentimento é de paixão. Um samba-enredo só dá certo quando você compõe ele apaixonado pela agremiação. Agora é trabalhar, batalhar. O samba não é mais do Dudu Botelho, não é mais do Miudinho, não é mais do Anderson Benson e não é mais do Luiz Pião. O samba é da escola. A única coisa que eu sei é que a escola está feliz, e isso é um passo enorme para o Salgueiro ir para frente.
Um dos compositores da parceria campeã tem todos os motivos para sair ainda mais feliz da quadra do Salgueiro. Miudinho, mora no Morro do Salgueiro, e quebrou o jejum de 20 anos que um compositor do morro não vencia na escola. - Eu sou do morro, sou cria. Esse dia é importante para mim e importante para minha comunidade. Fiquei 30 anos na bateria e estou há dez anos na ala dos compositores. Agradeço ao meu Morro do Salgueiro por este presente na minha vida - disse emocionado o compositor de 60 anos.
O carnavalesco Renato Lage, que votou no samba da parceria de Moisés Santiago, conversou com o SRZD-Carnavalesco sobre os preparativos da escola.
- O trabalho no barracão está em andamento. As alegorias estão em fase de ferragem e já temos dois na madeira. O enredo é um grande sacada, uma brincadeira sem compromisso. É um tema que não obedece nenhuma cronologia histórica. Temos um tema leve e agradável para desenvolver - disse o carnavalesco Renato Lage.
Como foi a final
Com a quadra lotada, foram quase oito mil pessoas presentes, o Salgueiro realizou uma grande disputa para decidir seu hino para 2011. Antes das apresentações dos finalistas, a escola fez um show alusivo ao enredo "Salgueiro Apresenta: o Rio no Cinema", comandado por Carlinhos Coreógrafo. Na exibição, a rainha de bateria, Viviane Araújo, foi presa e atacada por um King Kong, como no filme.
- O Carlinhos tentou fazer um apanhado dos maiores clássicos do cinema. Ele perguntou se eu queria representar aquela cena de King Kong e eu achei que seria legal, mas ainda não sei como será a minha fantasia e se vai ter algo a ver com este filme - afirmou Viviane.
A rainha de bateria do Salgueio aproveitou para comentar sua relação com toda escola e o carnaval. - Eu já tenho 16 anos de Carnaval e no próximo eu estarei a frente da bateria do Salgueiro pela quarta vez. Foi aqui onde eu me encontrei, me realizei de todas as formas e conquistei amigos verdadeiros. Eu fui muito bem recebida. Amo a comunidade e a gente tem uma troca de energia muito grande. Eu sou mais uma da escola, por isso sou bem recebida.
Apresentações
Primeira parceria a se apresentar, Xande de Pilares e cia não conseguiram um desempenho para serem os vencedores. A torcida estava em bom número, mas o samba não contagiou o público na quadra.
Diferente da parceria de Moisés Santiago, que levou o maior número de torcedores, e lotou a quadra de bandeiras. Porém, o samba que começou em um ritmo avassalador, foi caindo durante os 35 minutos de exibição e não teve força para sacudir o público, como fez nos primeiros minutos.
Quando a parceria de Dudu Botelho pisou no palco e o intérprete Nêgo cantou o samba, quem estava na quadra logo entendeu que se tratava de um samba especial. Além da letra que remete completamente ao desfile elaborado na sinopse, a melodia da obra foge do estilo oba-oba e fica adequada ao que o Salgueiro deseja e vem conseguindo nos últimos anos. Prova do sucesso do samba campeão é que na apresentação o camarote da presidência não parava um minuto de cantar e a rainha Viviane Araújo também.
- O samba foi muito fácil de ser feito. Fizemos o refrão principal em cima da logomarca do enredo. A maluquice foi o grande barato. Pegamos o espírito do enredo que é uma grande brincadeira que envolve o Rio e o cinema - explicou o compositor Dudu Botelho.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA