Surpresa na Mangueira: samba de paulistas vence

Alberto João e Ramiro Costa | Carnavalesco | 10/10/2010 04h50

Surpresa na Mangueira: samba de compositores paulistas é o campeão para o Carnaval 2011. Foto: Ricardo AlmeidaSurpreendente. Novamente, a administração de Ivo Meirelles surpreende na escolha de samba da Estação Primeira de Mangueira. Dessa vez, o dirigente pegou mais pesado na sua decisão. Na final de samba para o Carnaval 2011, que aconteceu na noite de sábado e só terminou por volta das 4h15 deste domingo, Ivo decidiu pelo samba que poucas pessoas ou quase ninguém apontava como provável vencedor. A obra assinada pelos compositores Alemão do Cavaco, Cesinha Maluco, Xavier, Ailton Nunes, Rifai e Pê Baianinho venceu o concurso com quadra lotada.
O enredo da Mangueira é "O filho fiel, sempre Mangueira", uma homenagem a Nelson Cavaquinho e assinado pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves.
Eram três finalistas, mas o primeiro samba conseguiu convencer Ivo Meirelles, presidente da verde-e-rosa, e diretoria. Ainda assim, o resultado demorou mais de meia hora para ser anunciado, o que aumentou a ansiedade dos compositores finalistas e dos mangueirenses presentes.
Após o resultado, o compositor Cesinha Maluco, que é o porteiro da quadra, ficou bastante emocionado. - Estou na Mangueira desde 1972. Nunca tinha ganho nada aqui. A Mangueira é comunidade, é nação. Melhor impossível, é uma coisa divina. Muito obrigado, Nelson Cavaquinho! - exclamou o compositor.
Da parceria vencedora, apenas Cesinha e Ailton são do Rio de Janeiro, o resto da equipe é toda de São Paulo. - Samba não pode ter cidade. Mas eu me acho mais carioca que paulista. Minha mãe mora em Niterói. Eu disputei três vezes na Mangueira e essa parceria que nós fizemos com a comunidade fez a diferença, foi muito boa para o resultado final - disse Alemão, que venceu o samba de 2011 da X-9 e acumula algumas vitórias na Gaviões.
Em entrevista ao SRZD-Carnavalesco, o presidente Ivo Meirelles explicou o resultado da escolha do samba de 2011. - Este samba é a reencarnação do Nelson Cavaquinho. É um samba em toda primeira pessoa. Esses compositores entenderam perfeitamente a ideia e nós não tínhamos pedido isso. Esse samba vai trazer o Nelson de volta. Quando eu ouvi esse samba pela primeira vez eu me apaixonei. Era um samba de pouca torcida e por isso eu me apaixonei. Ele sobrevivia a cada eliminatória.
A noite mangueirense tinha tudo para ser inesquecível. Após muito tempo, a quadra voltou a ficar lotada, como nos velhos tempos. Na abertura, Ivo chamou para o palco os compositores vencedores do samba de 2010 e num gesto de grandeza fez uma bela homenagem pelo samba feito pela parceria e que conquistou todos os prêmios do carnaval.
Ainda no palco, o presidente da Mangueira fez a coroação da linda e sempre charmosa, Renata Santos, que continua no cargo de rainha de bateria da Verde e Rosa. Ivo aproveitou para frisar que mestre Jaguara Filho também permanece no cargo de comandante da bateria.
Às 2h, a Mangueira começou a apresentação dos sambas finalistas. A primeira obra foi justamente da parceria campeã. Com um grande número de torcedores, o samba não conseguiu ter um bom rendimento. O cantor Nêgo, que gravou o samba da parceria, não estava presente e a composição não empolgou o público. Para quem estava na quadra era impossível acreditar que o samba seria o campeão. Mas....
Segundo samba a ser apresentado, a parceria de Fábio Costa era a grande favorita. Apesar da linda obra, ela também não teve um bom desempenho na final, mesmo com a maravilhosa interpretação de Luizinho Andanças. O samba também não empolgou e a torcida estava em número reduzido.
Última parceria da noite, Hélio Turco e seus companheiros "trouxeram o fogo" para final da Mangueira. Mesmo com o samba não sendo tão bonito, ele caiu nas graças do público na quadra e contagiou. A partir dai, a ideia era que a vitória ficaria entre a parceria de Fábio Costa, que tinha melhor letra e melodia, e a de Hélio Turco, que mexeu com o mangueirense.
Só que não foi nada assim. Ivo Meirelles anunciou o samba campeão, ressaltou o processo de disputa na escola e decretou o resultado. Na quadra, a parceria vencedora chorava, vibrava e com todo o direito. O público não entendia nada e rapidamente pegou o caminho de casa. Será que novamente Ivo Meirelles vai acertar a mão na escolha do samba-enredo? Só o desfile oficial e a apuração na quarta de cinzas vão falar. Hoje, o sentimento de alguns mangueirenses é de frustação, mas isso passa e amanhã todos vão abraçar o samba, porque "Mangueira é nação, é comunidade". Boa sorte, nação verde e rosa. 

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA