ANÁLISE ACERCA DOS SAMBAS ENREDOS DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO 2012


Queridos amigos, segue abaixo, após várias audições, uma análise acerca dos sambas enredo das Escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2012.


Quero deixar claro, que a minha análise é baseada na sinopse, o entendimento acerca do enredo escolhido, tomando como base o desenvolvimento do mesmo, e sua importância, e claro, em que prevalece também meus gostos pessoais.


O que as vezes agrada a determinada pessoa, não agrada a outras... E assim, vamos construindo nossas vidas... Não quero que as pessoas se agradem da minha análise, nem que eu possa formar opinião de ninguém, até porque cada pessoa deve ter suas preferências e sua forma de analisar e de escolher o que mais lhe agrada...


Espero que gostem das análises, e que podem ter certeza, foi uma análise das mais imparciais que já fiz em minha vida... Ao contrário de outras pessoas, que fecham os olhos para a realidade... E que o fanatismo lhe tira as razões...


Pode ser, que em outro momento, eu mude de opinião, em relação a algum samba, mas neste momento é esta minha análise.


Grande abraço a todos.
Thiago Vergete


UNIDOS DE VILA ISABEL - 10 


Está aqui! O melhor samba do Carnaval 2012, Unidos de Vila Isabel. Isso mesmo! Pra mim, é o melhor samba, aliado ao Grande samba da Portela. Cada qual com seu estilo e beleza. São sambas completamente díspares... Mas que possuem em sua essência, uma beleza poética maravilhosa, além de possuir uma criatividade ímpar na construção de suas respectivas letras... Voltando ao samba da Vila Isabel, destaque para o refrão de meio: "Reina ginga ê matamba vem ver a lua de luanda nos guiar... Reina ginga ê matamba negra de zambi, sua terra é seu altar" Além da riqueza poética e melódica de vários versos do samba, em especial: "Vibra óh minha vila... A sua alma tem negra vocação... Somos a pura raiz do samba... Bate meu peito à sua pulsação". Sem falar no contra-canto, que é de uma emoção... De uma raridade... Simplesmente, SENSACIONAL. Não tem como não dar 10 a um samba desses. Muitos críticos do gênero, acreditam que o samba não funcionará na avenida, pelo fato de o contra-canto não dar certo, mas independente disso, é pra mim, o samba mais belo pra 2012. É NOTA 10. 



PORTELA - 10 



"É um samba daqueles. De sacudir tudo! De uma beleza ímpar. A força dos seus versos, e de sua melodia envolvente é o grande trunfo do samba. Tudo isso resume a grande Obra Portelense para o Carnaval 2012. Há tempos, que não ouvia um sambaço desses na Azul e Branca de Madureira. Promete realmente ficar na história... Mas prefiro me precaver, e ser mais incisivo. Mas para não deixar de criticar o samba, fica aqui minha inquietação quanto a gravação, tornando o samba muito corrido, e quebrando assim a construção melódica do samba que é Majestosa, assim como a Portela. Vejamos esses versos: ""Vou no gongá, Bater tambor, Rezo no altar, Levo o andor, Vem chegando os batuqueiros, Desce a ladeira meu amor, Que a patuscada começou, Eu vim pra rua, Que o samba de roda chegou"" Sinceramente, eu preferia a versão Original das eliminatórias á versão gravada no CD. Fico pensando que esses versos, que muito embora sejam lindos, serão complicados de cantar a plenos pulmões, durante 125 minutos... Mas nem por isso deixa de ser um dos mais belos sambas dos últimos anos... Realmente foi uma onda que contaminou o mundo do samba, e é hoje o samba mais comentado do pré-carnaval 2012. Pra mim, um dos destaques do samba é a parte final: ""Portela cheia de encantos, Acolhe a bahia em seu canto, De festas, rezas, rituais, Vestido de azul e branco, Eu venho estender o nosso manto, Aos meus santos do samba que são orixás"" É de uma beleza... Isso nos remete aos grandes carnavais da Portela. É assim, em conjunto com o samba da Vila Isabel, as grandes Obras para o Carnaval 2012. Nota 10. " 


MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL - 9,9 


"Um belo samba! Uma das letras mais bonitas para o Carnaval 2012. Há tempos, não sentia uma comoção por um samba tão bom da Mocidade... (Desperta Portinari, Desperta Miriam Vergete (Minha eterna Vozinha, apaixonada pela Mocidade), a Estrela de Padre Miguel, lhes guiam...) O refrão principal é de uma emoção... ""É "por ti" que a Mocidade canta... Portinari, minha aquarela"" Lindooo! A 2ª parte do samba também me deixa emotivo por demais. Vejamos: ""Você que do morro fez vida real... Pintou nossos lares num lindo mural... Você, retratando a alma, se fez ideal"" De uma construção poética maravilhosa. A única coisinha, pequena falha que eu considero, embora isso não tire o brilho da OBRA, muito menos possa desqualificar o samba, é na 1ª parte do samba, pela repetição da rima ""ar"": Deixa a estrela guiar... Faz do firmamento, seu eterno lar... Solto no céu feito pipa a voar... Termina que ficando cansativo de cantar, dando uma quebra na riqueza melódica do samba, na minha opinião. Mas isso não compromete em nada a primazia que é esse samba. Mas para minha análise, tiro apenas 0,1 décimo devido a essa repetição mencionada acima. Nota 9,9 para o samba da Mocidade Independente de Padre Miguel."


ACADÊMICOS DO SALGUEIRO - 9,9


"É sem dúvidas, um dos melhores sambas para o Carnaval 2012. Muito bem construído, tanto em letra quanto em melodia, se adaptando perfeitamente a proposta do enredo, com utilizações de palavras peculiares do Nordeste e das Literaturas de Cordel. A melodia é forte, envolvente, e de certa forma convicente... Destaque para o refrão principal: ""Salgueiro é amor que mora no peito... Com todo respeito, o rei da folia"". Muito lindo. Outro trecho do samba que eu considero Lindo é: ""Quero chegar ao céu num sonho divinal... É carnaval! É carnaval!""É um samba daqueles que pega na veia... E dará um bom ""cadim"" na avenida... Vixe Maria... Como termino sendo muito criterioso, não gosto muito de rimas que se estendam muito, pois ficam repetitivas, e cansa de ouvir, parece que não há variedade ritmica, por isso retiro apenas 0,1 décimo devido as rimas dos versos a seguir: ""Teus trovadores são poetas da canção... Traz sua côrte, é dia de coroação... Não se ""avexe"" não..."" O samba do Salgueiro é nota 9,9. "


IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE - 9,8


"Um samba Lindo! Poético. Subjetivo. De uma criatividade ímpar. Não é a toa, que se trata da Imperatriz Leopoldinense. Destaque para o refrão principal. ""Ao mestre escritor, um canto de amor..."" Enquanto que o refrão de meio, peca em sua beleza poética e melódica, recaindo num jargão popular, que entra em choque com o belo samba e com a poesia de seus versos... Não gosto do ""Olha o Acarajé, quem vai querer"", particularmente, destoa da beleza do samba. Outra observação é em relação ao fim da 2ª parte, observo uma quebra na melodia na passagem dos seguintes versos: "O doce perfume da flor... Ê bahia! ê Bahia! Dos santos, encantos, magia."" Parece que o samba vai acabar, pra entrar no refrão principal. E depois surge novamente outros versos, para que assim, chegue ao final, e recomece novamente... Por este motivo, retiro 0,2 décimos, um décimo pelo refrão principal, e um décimo por não gostar muito dessa passagem melódica ao fim da 2ª parte. Sendo assim, nota 9,8 para o samba da Imperatriz Leopoldinense. "


ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA - 9,8


O samba da Mangueira é de uma energia, de uma sensibilidade ao Cacique de Ramos, que emociona. Destaque para a 2ª parte do samba, e a sua melodia. Simplesmente bela. Uma das mudanças que não me agradou foi na inserção do "Novo Palácio do Samba", considero desnecessário, pois acredito que não seja correto fazer do samba um apelo político, assim como a colocação no refrão do meio "A Surdo Um faz a Festa". Por se Mangueirense, acho fantástica a nossa Bateria. Mas acho prepotente, e até mesmo desconexo com a ideia inicial dos compositores. Por este motivo, retiro 0,1 décimo para cada mudança, pois não gostei muito dessas duas modificações. Mas contudo isso, não deixa de ser um grande samba, e promete arrasar na avenida... É um samba pra cima, valente, com a cara da Mangueira, pra arrastar o povão, e sacudir a Sapucaí... Sendo assim, a nota da Estação Primeira de Mangueira é 9,8.



BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS - 9,8


"Um samba forte, com a magia da Beija-Flor. De uma poesia e criatividade ímpar em seu refrão principal. Fazendo uma referência ao Sabiá, e ao símbolo da Escola, o Beija-Flor. Muito belo! Destaque também para seu refrão de meio, um dos mais belos para o Carnaval 2012, característica da Beija-Flor de exaltar os orixás, e a cultura africana. Muito valente. A letra do samba é muito bem construída, mas pra mim, contém uma pequena falha, na repetição da palavra Mar, embora, esteja empregada com sentidos diversos. Vejamos: Do MAR vêm três coroas... Irmao seu olhar MAReja... No balanço da MARé... A maldade não tem fé sangrando os MARes... Lágrima transborda todo MAR... Repetições que soam mal no samba. Por este motivo, retiro 0,1 décimo. E mais 0,1 pela quebra melódica na 1ª parte do samba, na virada do ""Irmão seu olhar Mareja"", para ""No balanço da Maré..."". Mesmo quem não tenha acompanhado as eliminatórias, percebe que essa virada fica meio que desconexa, entre ambos os versos. E como sempre o Neguinho da Beija-Flor dando um show de interpretação. Nota 9,8 para a atual Campeã do Carnaval Carioca."


SÃO CLEMENTE - 9,7


"O samba da São Clemente é sim, uma jóia rara, com raras exceções... Tem momentos de ápice, assim como momentos do samba que não me agradam. Mas o destaque maior do samba é o refrão do meio, que beleza poética, que lirismo. Fico emocionado sempre que ouço... Vale uma citação: ""Põe a máscara pra mim... Vem comigo a hora é esta... Não sei viver sem você... És o artista, faz a nossa festa"". Muitos consideram um dos melhores sambas do ano, eu poderia até concordar, mas tem versos que embora sejam a ""cara"" da São Clemente, por manter um perfil de sambas irreverentes, chega a não lograr exito e a não combinar muito bem, com o conjunto da Obra... Alguns, por exemplo, criticam e fazem chacota do ""Bububú"" e ""Bobobó"", mas pra mim, soa maravilhosamente bem, e sua colocação é assertiva. Mas não me agrada, a inserção do jargão ""é o ó"", acho que não combina, não tem equivalência a irreverência proposta no refrão principal. Tudo bem que se trata de um termo ""atual"", mas para um samba enredo, eu não consigo ainda me agradar... Outro versos do samba que não me agrado muito, é ""Puxa! Aqui paris é avenida"", termina soando mal, dando a entender uma nova construção de palavras... Pra mim, se torna desconexo com o samba. Destaque também para a melodia da 1ª parte do samba. Ademais, é um samba que gosto muito, como citei no início da análise é uma rara exceção... Menos 0,1 décimo para o ""é o ó"", menos 0,1 décimo pelo verso: ""Puxa! Aqui paris é avenida"", e menos 0,1 décimo pela virada pouco empolgante e criativa na 1ª parte do samba entre os versos: ""Vem viajar na magia... Do meu cabaré, com samba no pé..."" Sendo assim, o samba da São Clemente é 9,7."



UNIDOS DA TIJUCA - 9,7


O samba da Unidos da Tijuca é um bom samba, mas se tratando de uma homenagem ao eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, considero o samba regular. Ficou a desejar... Esperava muito mais... Destaque para o refrão principal, pois a referência entre a Asa Branca e o Pavão é maravilhosa, de uma criatividade ímpar... Destaque para os versos: "Chuva, sol" meu olhar... Brilhou em terra distante..." Já o refrão de meio não gosto muito... A substituição de cerrado por cangaço, deu no mesmo... É como dizem, trocou o seis por meia dúzia... Aos historiadores a missão de fazer valer a inserção forçada de tais palavras para entendimento no samba... Pra mim destoa da qualidade poética do samba... Infelizmente, a Flor de Mandacarú, deveria ser empregada de outra forma, em outro momento do samba... E não no refrão de meio... Já que havia tantas coisas que se poderia utilizar, e se encaixar bem melhor... Dos males, o menor... Porque Mandacarú, a flor do cerrado, realmente, seria bem pior, e sem coerência... Esse trecho do samba carece de pesquisa... É o que se percebe. Eu preferia a citação do "cangaço", com a vida severina, tinha mais sentido, ao invés de "caminho", como está sendo usado... Outra beleza do samba é a 2ª parte... Realmente me emociono muito: "Simbora que a noite ja vem..." e também ""Numa serenata" feliz vou cantar... No meu pé de serra festejo ao luar..." São momentos emocionantes do samba. Outra parte do samba que eu não gosto muito é a utilização do: "seus oito baixo tinhoso que só". Para não deixar de utilizar palavras de cunho popular e que eram proferidas pelo Luiz Gonzaga, joagaram na letra do samba, sem que houvesse uma preocupação com a semântica... Se o refrão do meio, fosse um outro... Esse samba estaria enlouquecendo-me... Por tudo que relatei sobre os problemas na letra do samba, sobretudo no refrão de meio, e de não concordar muito com as mudanças que foram realizadas na letra para "tentar" ajustar o que se tinha de equivoco no emprego das palavras mencionadas, menos 0,2 décimos, e pela utilização gratuita do tinhoso que só, menos 0,1 décimo. É uma das melodias mais lindas do ano... Sem duvidas... Sendo assim, a nota para o samba da Unidos da Tijuca é 9,7.




UNIDOS DO PORTO DA PEDRA - 9,6


O samba da Porto da Pedra é um samba daqueles que cola, como chiclete. Mas tem lá seus questionamentos... Muito mais pela leitura ao enredo, que dificultou um pouco a criação dos compositores... Fazendo referência ao enredo, os considero campeões, pois eles sim, tiraram leite de pedra". Gosto muito da construção melódica do samba... Já não gosto muito da ligação entre Hera e Gera... "Hera gera o caminho das estrelas", soa estranho, cria no meu pouco entendimento um problema de aliteração no verso do samba. Não que não possa ter, mas que ficou estranho, ficou... Por este motivo, retiro 0,1 décimo da melodia do samba, que em seu conjunto é muito boa. Já quanto a letra do samba, devido ao enredo, dificil de compor, e de se basear, encontro alguns problemas nos versos do refrão do meio, não consigo gostar desse refrão, apesar de ser de fácil leitura e interpretação, não me agrada, sobretudo as palavras que foram utilizadas em detrimento ao enredo... Complicado... Pelo problema de aliteração mencionado acima, retiro 0,1 décimo. Quanto a letra do samba, menos 0,3 décimos. Logo, a nota da Porto da Pedra é 9,6. 


ACADÊMICOS DO GRANDE RIO - 9,5


O samba tem suas qualidades, assim como todos os demais. Afinal, gosto é subjetivo. E a arte de compor também. Vamos a análise do samba. Para quem não acompanhou o processo das eliminatórias da Grande Rio até a final, chega a pensar que houve uma junção no samba, pois a 1ª parte é completamente inferior em relação a 2ª parte, tanto em letra, quanto em melodia. Há uma utilização de palavras muito simples, que mesmo em conjunto não expressam assim tanta criatividade. Destaque para o refrão principal, que é de uma emoção... Embora seus versos sejam também de uma simplicidade gratuita. Outra observação é quanto a inserção de Parintins na letra do samba, ainda estou inquieto com essa citação, até porque na sinopse não menciona o referido Festival como sendo uma manifestação cultural que seja exemplo de superação. Embora a Escola justifique isso. Mas não consta essa informação na sinopse entregue aos compositores. Nem nas entrelinhas, pude encontrar esse adendo, para que a Escola fizesse essa substituição na letra do samba. Vejamos a alteração do verso: Faço da vida um grande "festival" para "Em Parintins, um grande Festival". Ademais é um bom samba. Menos 0,2 décimos pela 1ª parte do samba, que considero fraca em criatividade e melodia, e de baixa qualidade comparada á 2ª parte. E menos 0,3 décimos pela pouca criatividade na letra do samba. Construção muito simples, lugar comum, melodia pouco envolvente, com exceção ao refrão principal. No mais, nota 9,5 para a Grande Rio.


RENASCER DE JACAREPAGUÁ - 9,4


O samba da Renascer de Jacarepaguá, embora tenha seus méritos, não se enquadra aos grandes sambas para o Carnaval 2012. Destaque para o refrão principal, que é de uma energia... Pra cima... Já o refrão do meio é pouco criativo. Muito cansativo, sem a força do refrão principal. A letra do samba, se traduz de forma confusa e de uma construção pouco criativa. Rimas de fácil assimilação, que terminam tirando a riqueza poética e melódica do samba... Coração x Emoção... Há também uma repetição da palavra "Cores" e "Arte" que poderiam ser substituídas por outras de mesmo significado. A construção do verso "O faz buscar", cria um neologismo na letra do samba, como se fosse a leitura de uma nova palavra. Além de: Pintor, Pintou, Pintar, Repinta... Pra mim, se torna pouco criativo, cansativo de ouvir a repetição dessas silabas... Embora, o enredo permeie o universo de um artista PINTOR consagrado, e de minha terra, o pernambucano, Romero Britto. Quanto a melodia, retiro 0,2 décimos, e pela letra do samba, 0,4 décimos, como está devidamente mencionado acima. Sendo assim, a nota da Renascer de Jacarepaguá é 9,4.



UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR - 9,3


O samba da União da Ilha é uma verdadeira mistura de Chá com Cachaça. Muitos versos desconexos, que não se enquadram na construção melódica do samba... Eu sinceramente acho uma pena, que tenha sido essa a via de escolha... Havia outros grandes sambas, que poderiam inclusive, estar no rol dos grandes sambas do ano. Mas infelizmente, eu considero o samba da União da Ilha, o menos melhor de todas as escolas do grupo especial. Não gosto do refrão principal, pra mim é muito taxativo, sem beleza poética, e sem aquela emoção... Outra ponto que considero desconexo é o refrão de meio, a junção dos dois sambas não me agradou muito... A virada entre os versos: "Misturar chá com cachaça... Ser ou não ser eis a questão..." não tem muito a ver, soa estranho... Não se tem unidade... As citações na letra do samba, são pouco criativas, tornando o samba muito abusivo, de forma superficial e de apelo musical... Menos 0,3 para a melodia do samba, e menos 0,4 décimos para a letra do samba. Logo, o samba da União da Ilha é 9,3.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA