IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE ARREPIA A SAPUCAÍ EM ENSAIO TÉCNICO


Imperatriz Leopoldinense arrepia a Sapucaí

Bernardo Moura | Carnaval | 29/01/2012 01h25
Foto: Wilson SpilerMesmo não falando de Bahia diretamente no enredo, a Imperatriz Leopoldinense encarnou a baianidade no seu primeiro ensaio técnico realizado nesta noite, 28 de janeiro. Os baianos 'natos' mestre Noca, Luiza Brunet, dir de Carnaval, Wagner Araújo, o carnavalesco, Max Lopes, o casal Raphaela e Phelipe, o intérprete Dominguinhos do Estácio, o coreógrafo Alex Neoral e, claro, os demais 2.000 componentes fizeram o show ficar completo.  
Falando sobre o escritor imortal, Jorge Amado, a escola de Ramos causou choros, emoções e mostrou que vem muito forte para conquistar o título do Carnaval 2012.  
Pouco antes do ensaio começar, pode se ver que o setor 3 estava repleto de torcidas organizadas da agremiação. Elas, com bandeiras e bolas nas cores da escola, soltaram chuva de papéis picados e bolas de sabão.   
Enquanto esta festa acontecia na arquibancada, na concentração, no meio da bateria Swing da Leopoldina, surgiram fogos de artifício. Era o truque que a mesma reservava ao público que iria conferir o tal 'swing" em instantes. Logo depois, a rainha Luiza Brunet, com uma roupa que lembrava Yemanjá, apreceu toda sorridente e foi sambar com os ritmistas.  
Minutos antes de começar o ensaio para valer,  o intérprete 'baiano' Dominguinhos entoou sambas antigos da escola. Inclusive o samba 'O que a Bahia Tem?',  de 1980, em que a escola foi campeã. O cantor Elymar Santos, leopoldinense de coração, ressaltou exatamente isso ao SRZD-Carnaval.
"Sempre que a Imperatriz fala sobre a Bahia, ela é campeã. Espero que este ano não seja diferente", declarou.
A baianidade invadiu a Sapucaí às 22h58. O público que estava tímido, apareceu em peso em algumas arquibancadas.  A comissão de frente, do coreógrafo Alex Neoral,  mostrou alguns movimentos oficiais. Em uma determinada parte do samba, eles pediam palmas do público presente. 
Foto: Wilson SpilerUm costume que já estava quase esquecido no Carnaval, mas que a escola foi lá e resgatou, foi a não vinda do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe e Raphaela, logo atrás da comissão. Eles vieram na frente da bateria. Nos movimentos do casal, pode ser percebido que havia um axé na apresentação aos julgadores. A porta-bandeira, Raphaela, entrou no clima e apareceu com trancinhas nagô e fitas na cabeça, como uma típica baiana. 
Os componentes da escola de Ramos vieram empolgados. Pompons, bandeiras, bolas, chapéus e até prendedores de cabelo em tons verde e branco eram vistos na pista de desfiles. Eles faziam coreografias e dancinhas em várias partes do samba de Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D'Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Profesor. 
Quando a bateria estava no primeiro recuo, foi efetuada uma paradinha que atravessou o samba e os componentes pararam de cantar. Os diretores de harmonia perceberam e incentivaram os componentes a parte certa da letra do samba com "Vai!Vai". 
A evolução saiu um pouco prejudicada. Em frente à segunda cabine de jurados, na apresentação do casal, as alas da frente andaram um pouco além do esperado, e formou um clarão na pista. Sem que os guardiões do casal pudessem dar conta do espaço. Além disso, poucas alas estavam desorganizadas.
O ponto alto do ensaio foi quando a bateria, do 'baiano' Noca, realizou uma paradona de mais de dois minutos (numa passada toda do samba). Ela aconteceu em frente à segunda cabine de jurados fazendo a comunidade e o público cantarem ainda mais. Outra coisa também foi a presença de timbales  e tantans. Eles deram o gingado baiano preciso ao samba. 
Confira a Swing da Leopoldina:
Sem deixar de esquecer dos olhos atentos de Max Lopes, o perpasseio incentivador entre as alas de Wagner Araújo, e a baianidade vocal ecoando por toda a Sapucaí de Dominguinhos do Estácio. 
Os fogos de artifício que foram soltos lá na concentração, também foram soltos quando a bateria estava no segundo recuo e em frente à ultima cabine do júri. 
No final, em clima de festa, parecendo a folia baiana, a Imperatriz terminou seu ensaio com 1h20min, deixando um gostinho de quero-mais ao público. 
 Foto: Wilson Spiler
Leia também:

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA