JAIME CEZÁRIO GARANTE QUE O ENREDO DA PORTO DA PEDRA TERÁ UMA BOA HISTÓRIA


Jaime Cezário garante boa história com o iogurte da Porto da Pedra
Por: Rodrigo Coutinho


Um enredo atraente e completamente contextualizado historicamente é a promessa do carnavalesco Jaime Cezário, responsável pelo desenvolvimento do criticado tema 'Da seiva materna ao equilíbrio da vida', que a Porto da Pedra levará para a Marquês de Sapucaí em 2012. O carnavalesco, chamado para substituir Roberto Szaniecki em outubro, com o trabalho já em curso, garante que fará um grande desfile para o Tigre de São Gonçalo vá pela segunda vez ao desfile das campeãs depois de 15 anos.

Antes de nascer o enredo já era criticado pelo mundo do samba e a missão de Jaime não é das mais fáceis. Não bastasse o nariz torcido de praticamente toda opinião pública, existe o temido 'dois pesos e duas medidas' adotado pelos julgadores na hora de atribuir notas a, principalmente, Porto da Pedra e São Clemente nos últimos anos. Sabedor disso, o carnavalesco usa a experiência adquirida em sua carreira para explicar o que pensa.

- Tive o prazer de trabalhar na Mangueira e hoje tenho bem essa noção. As pessoas olham qualquer coisa que a Mangueira bota pra fora com outros olhos. A Porto da Pedra pode trazer uma vasilha de ouro que vai ter alguém dizendo que o ouro é falso. Nós temos que fazer duas vezes mais que a maioria para fazer valer um carnaval, mas isso não me intimida. Temos que chegar de sandália baixa, mas com uma certa arrogância, queremos disputar os seis primeiros lugares. É um tempo de reencontro com os tempos áureos da Porto da Pedra. Quando a escola subiu ela era assim. Não tenha dúvida, será um carnaval maravilhoso e vamos disputar. Primeiro vejam o que vai passar, depois comentem o que acham – pede Jaime Cezário, que também é carnavalesco da Acadêmicos do Cubango.

Perguntado se o fato de ter pego o trabalho no meio do processo irá atrapalhar, Jaime responde que não. Ele acredita ter estilo semelhante ao do antecessor, Roberto Szaniecki, que começou a desenvolver o enredo, mas explicou porque foi chamado pela diretoria da escola.

- Procurei clarear para que o enredo se tornasse de mais fácil entendimento. Tava um pouco engessado, um pouco sério e dei um toque de humor no final dele. Não dá para negar que o iogurte é a alegria das crianças e nós vamos mostrar isso nesse enredo. Queremos levar um enredo claro. A coisa estava meio sem enredo. Poderia ser qualquer coisa ligada a um alimento funcional. Nós não começamos do zero, até porque o Roberto é um profissional de qualidade, só dei o meu toque, a minha lapidação. Não havia tempo hábil para mudar todo o desenvolvimento. É um enredo com início, meio, fim e fundamento de pesquisa, tem contexto histórico – garantiu.

A história começa a ser contada através do leite, produto que dá origem ao iogurte e outros derivados. O foco inicial será a importância do leite para a história da humanidade. A partir daí, entram todos os ritos ancestrais e cultos à deusa mãe, voltados para a fertilidade e nutrição dos seres humanos. A mitologia também ganhará o seu espaço. O culto ao leite no Egito, por Moisés em Canaã, por Hércules e todas as histórias que envolvem o alimento estarão no enredo da Porto da Pedra.

A origem de cada derivado do leite será contada e associada a cada povo que o adotou como elemento fundamental de alimentação. É desta forma que o iogurte começa a ganhar vida na história da humanidade e no enredo da Porto da Pedra. Tudo começou na península balcânica, onde existia um povo que teve sua longevidade comprovada pelo consumo do iogurte.

- Veremos civilizações serem seduzidas pelo iogurte. Na expansão de Alexandre, o Grande, ele sai da península balcânica e vai até a Índia. Com esse processo acontece a divulgação de seus hábitos alimentares e, entre eles, estava o consumo do Iogurte. Dizem também que na base alimentar do exército mongol de Gengis Khan, um dos mais ferozes do mundo, estava o consumo do iogurte – explica Jaime Cezário.

Após a queda do Império Romano, o iogurte chega à Europa e rapidamente é incluso na vida dos reis europeus. Interessante observar que, nesta época, o iogurte não era um produto considerado alimentício, mas sim farmacêutico, pois era muito usado para o tratamento de doenças intestinais, principalmente em crianças, algo muito comum à época.

A história muda quando Daniel Carasso, filho de Isaac Carasso, fundador da Danone, teve a ideia de acrescentar sabor ao produto através de aromas. O início deste processo acontece na França, mas com a Segunda Guerra Mundial, a família, de origem judia, se muda para os Estados Unidos onde veem o sucesso do produto se expandir. O carnavalesco esteve na fábrica da Danone este ano e revela ter tido a exata noção do bem que o alimento faz ao ser humano. Ele explicou como pretende finalizar o enredo.

- Na década de 70 ele chega ao Brasil e a adição da polpa de morango ganha grande repercussão, principalmente entre as crianças. Vamos fechar o enredo abordando o que ele traz de saúde e beleza para a vida, além de fazer uma brincadeira com o que o iogurte representa para as crianças. Não dá para negar que toda criança é doida por iogurte.

A Porto da Pedra será a quinta escola a entrar na Avenida no domingo de carnaval. O melhor resultado da história da escola foi um quinto lugar em 1997.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA