OS ADORADORES DE DEFUNTOS


Por Emília Cunha



Certa vez, fui a um velório de um abastado tio e, lá, uma cena chamou bastante a atenção de todos os presentes: a esposa do morto, uma verdadeira megera, que passara a vida toda infernizando sua vida, inclusive, diziam as línguas nervosas, traindo-o, protagonizava um verdadeiro espetáculo teatral. Gemia, gritava, agarrava o corpo, bradava a Deus que a levasse também, pois não suportaria viver mais, enfim, um decadente escândalo, recheado da mais pura hipocrisia existente em sociedade.

                Mês passado o carnavalesco João Trinta, depois de anos de problemas de saúde, faleceu. E claro que sua morte causou um determinado impacto na mídia nacional, pois ele, deveras, foi um gênio e mereceu o tratamento midiático que lhe foi dispensado. Mas obviamente que a morte de uma figura tão famosa e influente no panorama artístico-cultural do país também ocasionaria a aparição de carpideiras carnavalescas, as quais, aproveitando-se do momento, véspera de carnaval, utilizariam o falecimento do famoso carnavalesco para lucrar algum benefício.

                É sabido por muitos que João Trinta não era, digamos, um doce de pessoa. Era centralizador, autoritário, irônico, e adorava chamar todos os holofotes para si. Há quem diga que a Beija-Flor é obra de João, e os que afirmam isso não estão errados, pois a escola só passou a produzir desfiles de qualidade e a ser reconhecida como grande depois que o maranhense deu sua benção com a varinha de condão da criatividade. E vou além, talvez  a fama que a escola de Nilópolis tenha seja um lasca da fama pessoal que João angariou com sua personalidade inquietante e polêmica.

                Porém, voltando ao assunto (se é que se tenha saído dele), causou-me profundo espanto a reação que a Beija-Flor teve diante da morte de seu inventor. Não falo da comunidade, pois esta, certamente, sentiu muito a morte do Mestre, pois o povo não tem nada a ganhar com atitudes hipócritas. Falo dos "comandantes" do barco. Neguinho, Selminha, entre outros, deslocaram-se até a capital maranhense e por lá derramaram suas lágrimas. Mas, afinal, que relação tão próxima a Selminha tinha com o João? Fiquei a me perguntar, atônita. Agora, nenhuma cena me chamou mais a atenção do que a declaração de amor do Sr. Laíla, suposto desafeto de João, em pleno  Jornal Nacional. Fiquei tão chocada, que me dei ao trabalho de rever o vídeo da reportagem novamente na internet, pois temia que meus ouvidos tinham-me pregado uma brincadeira. Infelizmente, não tinham...

                Pouco tempo depois, leio que a Deusa da Passarela fará uma grande homenagem ao seu grande carnavalesco, bem maior do que a que já faria na última alegoria, já que ele não poderá mais estar presente durante o desfile. Senhores, a historinha com a qual iniciei esta coluna, repete-se diante de nossos olhos. Sempre que há um defunto, há quem queira se aproveitar do momento para chorá-lo, visando algum proveito próprio, numa demonstração clara da falta de grandeza de que o ser humano é capaz. Em nome do "eu" toda e qualquer ética é esmagada.

                Onde estavam os adorado de João, da direção da escola, quando ele padecia doente, há alguns anos, precisando de um tratamento minimizador das sequelas do AVC?

                Se ele é tão importante assim para os dirigentes da escola nilopolitana, porque fizeram questão de, na junção de dois sambas, para formar o samba do carnaval 2012, amputar justamente o verso que fazia uma alusão direta ao famoso carnavalesco?

                Por que os dirigentes da escola, depois de usarem a influência de João para captar o patrocínio em Brasília, no ano naquela fatídica homenagem à cidade, colocaram-no de molho, como ele próprio declarou em entrevistas, naquela ocasião?

                Enfim, Senhores, sei que para o grande público, que desconhece os bastidores do maior espetáculo do mundo, a homenagem da Deusa ao João vai ser um momento único, emocionante, e até elogiarão a grata e "sincera" atitude da escola. Todavia para mim, que acompanho o carnaval carioca há algum tempo, com olhos atentíssimos, será um momento de pura hipocrisia, sem a mínima comoção.

                Pela grandiosidade da obra que engendrou, pelas importantes reflexões que suscitou, João não merecia isso. Merecia bem mais...

Um abraço e até a próxima.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA