PAPO DE BARRACÃO com Cahê Rodrigues, carnavalesco da Grande Rio
POR : DANIEL FERRÂO E VINÍCIUS DE ALENCAR
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
Dando continuidade a série "PAPO DE BARRACÃO", o site OABREALASapresenta, hoje, a conversa com CAHÊ RODRIGUES, carnavalesco da Grande Rio. Nossa equipe visitou o barracão da tricolor de Duque de Caxias, na Cidade do Samba, que após um ano de más recordações deixadas pelo incêndio, pretende disputar o título do carnaval 2012.
A escola apresentará o enredo: "Eu acredito em você! E você? (Histórias de Superação)", sendo composta por 7 alegorias, 4 elementos alegóricos, 3800 componentes distribuídos em 33 alas, como nos revelou Cahê Rodrigues.
Iniciamos o bate-papo com o carnavalesco perguntando como estava o andamento do barracão. Cahê afirmou estar tudo sobre o controle, mas ainda sente as consequências deixadas pelo incêndio:
- Por causa do incêndio ocorrido no ano passado, perdemos cerca de 1 mês de trabalho para adaptarmos este barracão a estrutura que a Grande Rio possui. Mesmo assim ainda temos que ocupar o espaço ao lado para produzir nossas alegorias.
O OABREALAS aproveitou para saber do artista como as dificuldades vividas no último ano ajudaram na composição deste enredo:
- O enredo nasceu de uma tragédia que destruiu um sonho. Somente a nossa escola poderia falar desse tema com maestria. O nosso enredo serve para qualquer pessoa que passa ou passará por momentos de dificuldades.
Ainda sobre a temática abordada pelo enredo, questionamos como Cahê está tentando se superar para levar o primeiro título para a Tricolor:
- Acredito muito no meu trabalho. Durante toda a minha vida eu agarrei as oportunidades que apareceram. O incêndio não foi à toa. Serviu para que conhecesse as pessoas que estavam dentro da minha equipe. Passei momentos de muitas dificuldades. Hoje, continuam comigo aqueles que não estavam pelo dinheiro, mas sim pela escola e pela amizade. E é confiando nessas pessoas que vou alcançar a minha superação.
Vejamos a gravação , onde Cahê nos conta como desenvolverá o enredo na avenida:
Para apresentar o seu tema, a Grande Rio conta com um samba que vem sendo criticado por especialistas e o OABREALAS quis saber do carnavalesco se a escolha foi acertada:
- Existiam outros belos sambas como este na quadra. Porém, valorizavam o incêndio, o drama e a tristeza. Nós precisávamos de um samba que abordasse o enredo como um todo. E assim fizemos. Escolhemos o melhor. Aquele que deixava o drama de lado e apresentava de forma mais completa o enredo. As pessoas compreenderão melhor o samba na Avenida.
Cahê Rodrigues encerrou a conversa com uma declaração indicando o que os guerreiros de Duque de Caxias farão na avenida:
- O nosso projeto, assim como o do ano passado, é ousado. A diferença é que traremos um carnaval verdadeiro e de histórias reais. A Grande Rio irá disputar o título com todas as forças. Só dependemos de nós mesmos.
A escola será a sexta a passar na avenida, na segunda-feira de carnaval, encerrando os desfiles do Grupo Especial.