PAPO DE BARRACÃO com Paulo Menezes, carnavalesco da Portela
POR ARTUR BERNARDES E DANIEL FERRÂO
Dando continuidade a série "PAPO DE BARRACÃO", o site OABREALASapresenta, hoje, a conversa com Paulo Menezes, carnavalesco da Portela. Nossa equipe visitou o barracão da Azul e Branco de Madureira, na Cidade do Samba.
A escola apresentará o enredo "... e o povo na rua cantando, é feito uma reza, um ritual..." que irá falar sobre as festas religiosas da Bahia, o sincretismo do povo Baiano e a homenaeará a saudosa Clara Nunes.
Iniciamos o bate-papo com o carnavalesco perguntando como estava o andamento do barracão, Paulo afirmou que:
- Quando as pessoas tocam nesse assunto, eu costumo até a brincar. Para o andamento da Portela, está tudo adiantado, agora para o meu padrão as coisas estão caminhando lentamente. Por incrível que possa parecer todas as escolas na cidade do samba, estão sob o mesmo parâmetro.
O SITE OABREALAS, aproveitou para perguntar ao artista como ele analisa o atual momento da escola.
- Hoje em dia podemos dizer, com toda a certeza, que o momento vivido pela escola é de restruturação, orgulho e expectativa. O Portelense, voltou a ter aquela expectativa de como a escola vai entrar na avenida.
Indagado se esse momento vivido pela Azul e Branco de Madureira, tem relação direta com o samba que foi escolhido, Paulo respondeu.
- Podemos dizer que a escolha desse samba, resgatou a união de todos os segmentos da escola com a torcida. A Portela, vive um clima de muita paz, união , seriedade e trabalho. Finalizou.
Com relação ao desfile, teremos uma surpresa logo no carro abre-alas. O Portelense habituado com a águia logo à frente da escola, irá se deparar com uma gigantesca e exuberante igreja do Senhor do Bonfim e com muitas fitas amarradas.
Sobre a maneira que essa idéia foi concebida ele explicou.
- No carnaval devemos fazer algumas apostas. Essa de não colocar a águia no carro abre-alas foi minha. Com intenção de respeito, admiração e amor pelo símbolo maior da escola.
A águia vem sozinha no meio do desfile como um "pede passagem". Quero deixar bem claro que não será um" tripezinho", nossa alegoria, tem 14 metros de comprimento e com certeza vai emocionar a Sapucaí.
Veja abaixo, o vídeo do carnavalesco, explicando como a Portela por setores.
Com um estilo tradicional, luxuoso, detalhista em relação ao acabamento das alegorias e de como gosta "vestir bem a escola" , Paulo Menezes conquistou comunidade de Madureira.
Questionado se ele tem a "cara da Portela", o artista nos respondeu
- Bom, eu não tenho cara de águia ( risos). Realmente as pessoas quando me param na rua conversam sobre esse assunto. Porém, prefiro esperar passar esse carnaval e depois, sim, analisar se eu tenho ou não a cara da escola. Finalizou.