ESTÁCIO APOSTA EM LUMA DE OLIVEIRA COMO ENREDO PARA CONQUISTAR O TÍTULO DO GRUPO DE ACESSO


Mais do que conferir a homenagem que a escola pretende fazer para a modelo Luma de Oliveira, quem assistir ao desfile da Estácio de Sá, terceira escola a desfilar no sábado de carnaval, poderá ver uma grande reunião de praticamente todas as manifestações carnavalescas do Brasil. De acordo com a argumentação do enredo, inspirada no texto I Give Love, de João Bosco, todas elas se reúnem no Rio de Janeiro e partem para a Sapucaí, dispostas a ver Luma de Oliveira desfilar.

O carnavalesco Marcus Ferreira, em seu segundo ano na Estácio, conta que a ideia de desenvolver o enredo desta maneira agradou Luma de Oliveira e foi uma forma de driblar o lugar comum visto em algumas homenagens no carnaval carioca.

- Não queríamos falar da vida da Luma de Oliveira, mas sim do que ela representa para o carnaval. Desde o momento em que ficou sabendo da abordagem do enredo, ela se mostrou super satisfeita e interessada nos detalhes do desfile. As pessoas estavam esperando que a vida dela fosse retratada, coisas banais que já vimos em várias homenagens, mas não escolhi esse caminho. A Estácio é uma escola que gosta de desfilar solta e descontraída, além da parte plástica, já que essa argumentação me propicia muitas coisas interessantes. O nosso desfile será um grande cortejo e todas as manifestações carnavalescas brasileiras virão ao Rio para contemplá-la.

No início do texto I Give Love, escrito pelo compositor João Bosco em 1987, uma comunidade é conclamada para descer o morro e contemplar Luma de Oliveira na Marquês de Sapucaí. Marcus Ferreira explica que todo o enredo da agremiação do morro de São Carlos é construído em cima do frisson causado pela musa em suas muitas passagens na Avenida e o primeiro setor retrata os primeiros versos do texto:' Atenção, membros morenos, negros, brancos, amarelos, selvagens. Arco-íris de todas as raças, do Grêmio Recreativo Escola de Bambas Unidos do prazer e da Alegria: Luma, vai passar!'.

- A abertura tem a cara da escola. São membros de uma comunidade que vão descer o morro para desfilar. A primeira personagem é a Maria Lata D´água, por ser uma figura que também desfilava à frente das baterias. Na lata ela traz os enredos das escolas por onde ela passou e, coincidentemente, desfilou no ano do campeonato da Estácio, em 1992 -explicou o carnavalesco que trará dois quilômetros de neon no abre-alas, todo revestido com telhas de metal.

O segundo setor falará sobre a chegada dos grupos folclóricos carnavalescos no Rio de Janeiro. Para carnavalizar ainda mais o enredo, Marcus Ferreira fará com que figuras famosas do carnaval carioca façam as honras da casa. Nesse contexto, os Clóvis recebem na Avenida Rio Branco o Bumba meu Boi, o Maracatu, os Caboclinhos, os adeptos do Frevo o Boi de Mamão e outros. Neste setor estarão as baianas, que virão vestidas como rainhas do Maracatu.

-  No terceiro setor, o ponto de encontro é a Lapa. E o bloco Orunmilá será anfitrião dos demais blocos afros brasileiros. O Ile Ayê, os Filhos de Gandhi, os Timbaleiros marcarão presença no cortejo para ver Luma de Oliveira passar. A bateria virá de Meninos do Olodum e considero a fantasia bem original – diz o carnavalesco.

No quarto setor será a vez de promover o encontro entras as bandas e blocos. O ponto de encontro é a Cinelândia e o Cordão da Bola Preta, como não poderia ser diferente, recepcionará os convidados. O Galo da Madrugada, o bloco paulista de sujos e esfarrapados, o Monobloco, o Bacalhau do Batata, o Cacique de Ramos e o Bafo da Onça são alguns daqueles que rumarão para a Sapucaí.

- O quinto e último setor é o momento que finalmente todas essas manifestações chegam ao Sambódromo. Vamos fazer uma homenagem também ao mestre Ciça, que esteve ao lado da Luma na Sapucaí durante muitos anos e é amigo dela até hoje. Na verdade é uma homenagem a todos os ritmistas, já que a imagem da Luma está atrelada a eles. Na última alegoria, a Luma virá rodeada de quatro mestres de bateria que fizeram parte da vida dela no carnaval. O grande mestre Ciça, que fez história na Estácio e atualmente está na Grande Rio. Mestre Paulinho, que esteve ao lado dela na Caprichosos e hoje está na Vila Isabel. Mestre Dacopê, ex-diretor de bateria da Tradição. E mestre Nilo Sérgio, que rege até hoje a bateria da Portela, última escola que ela foi rainha de bateria.

Assim que o tema foi divulgado pela escola, a Estácio de Sá sofreu duras críticas. Marcus Ferreira, apesar de bem jovem, encara com naturalidade a questão e mostra-se seguro quanto ao que os julgadores verão na Avenida.

- Acho que as pessoas tomaram um susto. Acharam que a nossa linha de desenvolvimento seria uma, mas ela é completamente diferente. Estou bem tranquilo. Mais tranquilo do que no ano passado. O andamento do barracão saiu dentro do planejado e pude ir além daquilo que fiz no último desfile em termos plásticos. Não será um carnaval de luxo, mas um desfile de bom gosto, leve, do jeito que o estaciano gosta. A cada ano que passa vou ganhando mais experiência e creio que estou evoluindo.

Campeão do Grupo Especial em 1992, o Leão espera abocanhar o sétimo título da divisão de acesso à elite do carnaval de sua história. A última vez que isso aconteceu foi no ano de 2006. 

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA