SALGUEIRO É O REI DA FOLIA NO ENSAIO TÉCNICO


Tudo bem que o verso ‘O Rei da Folia’ está presente no refrão principal do samba salgueirense, mas com a licença poética devidamente concedida pelos autores do samba, bem que poderia ser ‘O Rei da Alegria’. Foi nesse tom o segundo ensaio técnico salgueirense, realizado na noite desta sexta no Sambódromo. A Vermelho e Branco mais uma vez mostrou a razão de ter um dos ‘chãos’ mais fortes do carnaval carioca hoje: cantou bastante, evoluiu com alegria e mostrou uma bateria muito educada musicalmente. No início do ensaio, o diretor de carnaval Dudu Azevedo agradeceu à presidente Regina Celi pelo trabalho que a escola vem desempenhando em busca do título deste ano.


* Veja também: Fabato e Luis Carlos Magalhães analisam os ensaios da Mocidade e Salgueiro

Regina, de vestido vermelho, era a cara da sua escola: muito alegria e vibração, além do samba na ponta da língua. O tripé que trazia um telão em alta definição com imagens de anônimos e famosos da escola esteve presente mais uma vez. Atrás dele, a  ala que trazia Carlinhos Coreógrafo como personagem central animou e ganhou muitos aplausos de todos os setores.
 
* Clique aqui e veja fotos do ensaio do Salgueiro

Comissão de Frente
Comandados pelo coreógrafo Hélio Bejani, o membros da comissão de frente salgueirense arrancaram mais uma vez muitos aplausos da plateia ao apresentar a mesma coreografia do primeiro ensaio. O auge da encenação é o surgimento da bandeira do Salgueiro, fato que acabou cativando o público presente. Em determinados momentos da coreografia, a comissão salgueirense pareceu trazer traços da coreografia oficial.
 

- A minha avaliação é positiva. Não dei dez no primeiro ensaio, mas dou 10 nesse sem sombra de dúvida. Aplaudo a comunidade que cantou forte e feliz, mostrando que estamos brigando pelo campeonato. Importante ressaltar que a visão do ensaio da pista é totalmente diferente de quem está na arquibancada. Nosso barracão já está pronto e fechado, nossas fantasias terminaram de ser entregues hoje. Cumprimos o nosso organograma todo dentro do planejamento, agora é só a escola se concentrar e entender que depende apenas dela, de cada um dos componentes - afirmou Anderson Abreu, diretor de carnaval do Salgueiro.

Harmonia
A participação dos componentes no canto do samba foi muito boa. Apenas as alas 2 (Cavaleiros do Imperador), 9 (Criador da Geringonça) e 18 (Dona Morte) deixaram a desejar. As demais espalharam pelo Sambódromo um agradável misto de participação efusiva e evolução alegre, o que contagiou o público. Talvez tenha sido a segunda melhor resposta do público nesta temporada de ensaios técnicos, a melhor ainda pertence ao primeiro ensaio da Vila Isabel. Além da ala das baianas, mais uma vez muito bem vestida, as alas 12 (Antônio Conselheiro), 23 (Lobisomem) e 33 (Mamulengos) foram as que mais se destacaram.
 
* Vídeo: Performance do tamborim do Salgueiro

Evolução
Ponto fraco do Salgueiro no primeiro ensaio técnico, a evolução voltou a apresentar um problema nesta sexta, desta vez em menor escala. Durante a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira no primeiro módulo de julgadores, a ala da frente avançou antes do término da apresentação e um buraco acabou se formando. De resto, o Salgueiro não pecou durante a sua passagem pela pista. A entrada e saídas dos recuos foram feitas de maneira perfeita. O ensaio durou 69 minutos.

Bateria
O que mestre Marcão – em conjunto com seus auxiliares e ritmistas – tem feito com a bateria do Salgueiro é digno de muitos aplausos. A afinação foi aperfeiçoada, as batidas de caixas e surdos de terceira padronizadas, e as bossas ganharam um ar mais moderno. Tudo isso com uma aula de como se toca, com educação musical, tirando som dos instrumentos. O andamento cadenciado proporcionou um ensaio tranqüilo para o trio de intérpretes: Quinho, Leonardo Bessa e Serginho do Porto. O equilíbrio na tonalidade da bateria também precisa ser destacado: ouve-se todos os instrumentos perfeitamente. Dentro do segundo recuo houve uma breve oscilação de andamento, algo que vem acontecendo com praticamente todas as baterias, já que ali, o referencial de som é precário.

- A gente tenta melhorar a cada dia que passa. E acredito que hoje, em comparação com o nosso primeiro ensaio técnico, a evolução foi grande. Conseguimos ajeitar o que tinha de errado e, para mim fizemos uma apresentação espetacular. Se o desfile oficial tivesse sido hoje, estaria satisfeito com o que mostramos e dá pra ver no semblante dos integrantes da bateria que todos estão felizes com o que fizemos, pois corrigimos o andamento, encontramos o ponto ideal. E esse samba caiu como uma luva pra nós. Ele tem uma bela melodia e uma bela letra e conseguimos trabalhar nossa bateria em cima do que vai ser apresentado no desfile. As bossas que a gente preparou não fogem do enredo da escola. Estamos felizes com o trabalho feito e esperamos executar tudo como o planejado no 20 – disse mestre Marcão.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Sidclei e Gleice Simpatia se apresentaram com a fantasia do desfile do ano passado, o que, somado ao calor, acabou deixando a dança dos dois um pouco lenta, mas não menos sincronizada e adequada aos padrões de tradição dos postos que ocupam. Ela se apresentou com o dedo polegar segurando uma parte do tecido da bandeira para mantê-la sempre esticada. A coreografia mostrou a elegância característica da dupla.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA