IMPÉRIO SERRANO APOSTA NA SUA DAMA DO SAMBA, IVONE LARA, PARA VOLTAR AO GRUPO ESPECIAL


Entre os nove desfiles do Grupo de Acesso A no sábado de carnaval, o mais esperado pelo mundo do carnaval é sem dúvida o da oitava escola a entrar na Avenida. Depois de uma série de desfiles que não combinam com sua relevância para o carnaval e a cultura carioca, o Império Serrano promete pisar forte na Marquês de Sapucaí e entrar de cabeça na briga por uma vaga no Grupo Especial. Embalado pelas transformações promovidas pelo presidente Átila Gomes em sua gestão, a Verde e Branco da Serrinha prestará homenagem a um dos maiores nomes de sua história: a dama do samba, Dona Ivone Lara. Quem terá a missão de desenvolver o tema é o carnavalesco Mauro Quintaes, que estreia na agremiação de Madureira.

- Vim para o Império pelas mãos do Ivo Meireles. Fui meio que escolhido por gostar de fazer e conseguir fazer bem homenagens a personalidades. Trabalhei com o Max em Dercy (Viradouro 1991), fiz Comandante Rolim (Salgueiro 2002), Bibi Ferreira (Viradouro 2003) e Nelson Cavaquinho (Mangueira 2011). Faço parte de um pacote de profissionais que veio para integrar essa administração do Átila e participar desse novo momento do Império. Nossa equipe é muito bem conceituada e o Átila disse que não queria nada reaproveitado. Não tem ferragem, escultura ou qualquer outra coisa reaproveitada. É tudo zerado, inédito. Além da parte artística, conheço a parte de organização. Já fui chefe de barracão e equipei muitos barracões. Tenho esse histórico desde o Porto da Pedra e isso também influenciou para que eu viesse para a escola – disse ele, prometendo que o projeto desenvolvido é semelhante ao de uma agremiação do Grupo Especial.

Mauro começará desenvolvendo o enredo trazendo as tradições africanas presentes na família de Dona Ivone Lara. Ele revelou que a escolha foi baseada em algo que lhe trouxesse um ganho plástico. Será uma África de cerâmica verde e inspirada no universo feminino. Na abertura da escola serão 150 mulheres negras e uma leoa no abre-alas, que terá 32 metros de comprimento. A comissão de frente, coreografada por Carlinhos de Jesus, terá indumentária dupla e representará duas partes distintas do enredo. Não será usado tripé. Segundo Mauro, a proposta é fugir um pouco do modelo das comissões atuais.

- No segundo momento do enredo trago o refinamento musical de Dona Ivone através do contato com Lucília Villa-Lobos, esposa de Heitor Villa-Lobos. Ainda menina, no colégio, ela começa a se aprimorar e Lucília identifica em Ivone uma grande capacidade musical. No carro deste setor, vamos trazer a neta do Silas de Oliveira, que deve ter 13 anos, interpretando a Ivone menina. A semelhança física entre elas é impressionante. Será uma alegoria mais clássica, trago a fígura de Villa-Lobos, a fachada do Theatro Municipal e uma teatralização. Vou misturar musicalidade e natureza – explica Mauro.

No terceiro setor, 'Os cinco bailes do Império', samba-enredo composto por Ivone e parceiros ganha espaço. Ela foi a primeira mulher a vencer uma disputa de samba-enredo e, para mostrar isso, Mauro até pensou em fazer uma alegoria com cinco grandes bailes, mas preferiu sintetizar em apenas um grande baile. A proposta dessa alegoria é mais barroca e novamente trará componentes teatralizados por Mauro Carvalho.

- O quarto setor traz o momento profissional da Ivone. Teremos a Serrinha, para mostrar a identidade dela com o morro e quase todos os artistas que cantaram e compuseram com ela. No carro teremos o Botequim do Império e toda a Velha Guarda da escola espalhada. Essa questão facilitou também para a harmonia, pois trago também a ala de baianas já para o final do desfile, e os coloca numa posição de destaque. Esse carro sintetizará a alma imperiana. Teremos o jongo e muitas outras coisas.

A grande homenageada virá no quinto e último carro. Rodeada por 30 baianas imperianas que não têm mais condição física de desfilar no chão, Ivone desfilará vestida de baiana, segundo Mauro, esse foi o único pedido dela. Ela estará sentada em uma cadeira de palha e a alegoria terá oito imensas esculturas de baianas. Esse será o grande final planejado para o desfile do Império Serrano.

Mauro Quintaes tem uma particularidade bem curiosa entre os carnavalescos atuais. Numa fase de presidentes-artistas, casos de Ivo Meireles, Gusttavo Clarão e Átila Gomes, ele trabalhou com dois deles. Viveu também o outro lado da moeda, já que trabalhou com presidentes com feição somente pelo lado administrativo, sem muito conhecimento de causa do samba especificamente. Ele analisa as diferenças.

- O Átila vem se mostrando um grande captador de recursos. A nossa dinâmica está bem interessante e diferente. Conseguiu vários parceiros e estamos colocando em prática o projeto sem nenhuma alteração até o momento. O Átila e o Ivo tem essa vantagem. Viveram a história das escolas e conhecem muito de música e de cada integrante. Sabem os segredos e manhas da escola. Isso favorece muito ao carnavalesco. Facilita para saber se eu posso falar de tal personagem, se posso usar essa cor, esse tema e etc. Administrativamente é o outro lado da moeda. Ás vezes o presidente artista se deixa levar pela emoção e não administra tão bem o dinheiro. Para isso, é preciso ter uma boa equipe, que é o caso no Império Serrano e na Mangueira – resumiu o carnavalesco.

Perguntado se confia no julgamento do Grupo de Acesso A, Mauro sabe que nem sempre a melhor escola na pista tem levado o título e lamenta por isso acontecer. 

- Ganhar ou perder não depende só de mim, mas de outros fatores, principalmente fatores políticos e de momento do desfile. Caso aconteça de o Império, a Viradouro, a Estácio ou qualquer outra escola ser a melhor e não subir, não tenho dúvida que envergonharia o carnaval do Grupo de Acesso e desmoralizaria a Lesga. O mínimo que espero como artista é ser julgado com imparcialidade. Se estou errado que me puna, mas se estiver certo quero a nota dez. Sempre aceitei muito bem as notas dos jurados, nunca fui de ficar contestando, tenho autocrítica.

Mas e se a escola não corresponder às expectativas da grande torcida imperiana? O trabalho de Átila na presidência será colocado à prova? Tudo o que foi feito até agora no sentido de reestruturar o Império Serrano será esquecido? Mauro acha que não e diz que é importante ter serenidade caso a escola não consiga o acesso este ano.

- São três anos que o Átila terá na presidência e o projeto continua. Acho que o imperiano está ciente que a escola mudou, independente do resultado final. Seja qual for ele vamos continuar buscando o máximo que pudermos. O Império estava na beira do abismo, faltava só um empurrãozinho para ele cair, mas agora é diferente.

Campeão nove vezes do Grupo Especial, o Império Serrano busca voltar à elite do carnaval carioca, local onde esteve pela última vez em 2009. Desde 1982 sem faturar o caneco do Grupo Especial, a Verde e Branco da Serrinha foi rebaixada pela primeira vez em 1978, depois disso foram mais cinco rebaixamentos. A escola já venceu o Grupo A em três oportunidades: 1998, 2000 e 2008.

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA