JULGADORES: AFINAL, QUEM SÃO ELES?


Julgadores: Afinal, quem são eles?


Por CAROLINA PAIN
FAMOSIDADES
SÃO PAULO – Adorados por algumas agremiações e odiados por outras. Todos os anos, durante o Carnaval, pessoas até então desconhecidas se tornam alvo e foco dos comentários de milhões de brasileiros. Os julgadores das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo definem qual agremiação levará o campeonato e quais retornarão para o Grupo de Acesso. Trabalho nada fácil quando se trata de algo que envolve amor pelo pavilhão.
Segundo Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, eles são muito importantes no Carnaval, exatamente por ter um papel tão decisivo. “A cada ano, procuramos aperfeiçoar o modo do julgamento, porque é preciso evitar erros como, de fato, existiram em outros anos”, comentou ao Famosidades.
Mas, afinal: quem são os julgadores? Como são escolhidos? Qual o processo do treinamento? OFamosidades foi atrás dessas respostas. Afinal, na próxima semana, todos vão odiá-los ou amá-los...
Divulgação
História dos julgadores
A idéia de formar um júri para o Carnaval vem desde a época dos cordões, entre as décadas de 70 e 80. Segundo a historiadora e primeira mulher carnavalesca do país, Maria Aparecida Urbano, antigamente as rádios promoviam os concursos e cada cordão ganhava um prêmio diferente. “Isso gerava muita briga, porque não tinha apenas um campeão, mas vários”, comentou.
A historiadora explicou que, nos anos 80, os desfiles já estavam maiores e se tornou necessário colocar julgadores para escolher qual era o melhor desfile do Carnaval. “Então, artistas, pessoas ligadas ao teatro e ao cinema passaram a votar. Elas não eram ligadas ao samba, mas votavam”, disse.
Foi nessa época que a União das Escolas de Samba de São Paulo formulou uma cartilha para orientar os julgadores. “Tem algo muito interessante nisso tudo. Hiram Araújo, na época presidente da RioTur, tinha muita amizade com o pessoal de São Paulo. Ele achou muito interessante a cartilha para os julgadores e decidiu fazer o mesmo no Rio”.
Com o passar dos anos, a Ligas aprimoraram suas cartilhas, transformando-as em enormes manuais, que falam da postura obrigatória de cada julgador, quais métodos devem ser analisados, quais podem ser relevados e muitos outros tópicos.
Divulgação
Quem pode ser um julgador?
Está muito enganado quem acha que só basta querer para se tornar um julgador. Graças a todas essas mudanças ao longo da história, apenas pessoas capacitadas podem se tornar, de fato, um julgador tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.
Maria Aparecida explicou que, além de ter uma base de cultura ligada ao samba, hoje é primordial que os aspirantes a julgador tenham, ao menos, um curso técnico ou um ensino superior diretamente relacionado com o quesito que irá analisar.
De acordo com os Manuais dos Julgadores das duas cidades, o Módulo Dança exige ensino técnico, enquanto os Musical e Visual pedem ensino superior completo, obrigatoriamente.
Divulgação
O curso
Depois de preencher este primeiro pré-requisito, os candidatos prestam algumas provas e, em seguida, vão para o Curso de Formação dos Julgadores, onde analisam desfiles anteriores, fazem “simulados” durante os ensaios técnicos na Avenida e se preparam para os dias oficiais dos desfiles.
“Eles passam por provas, fazem uma redação, psicotécnico e dinâmicas de grupo. Eles precisam estar bem preparados para nada sair errado durante os desfiles oficiais”, afirmou o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira.
Divulgação
O trabalho durante os desfiles
Segundo Maria Aparecida Urbano, o período de desfiles de uma escola de samba não é nada fácil para um julgador. “Eles ficam separados de todas as outras pessoas, num hotel sem poder receber visitas. Ninguém pode conversar nem mesmo com os familiares, porque qualquer coisa pode influenciar na escolha. Os julgadores também não podem conversar entre si, muito menos sobre os desfiles."
“Como é muito tempo de trabalho, precisamos cuidar muito bem dos nossos julgadores. Eles não podem estar cansados ou sonolentos quando uma das escolas de samba passar. Por isso, nós estamos em contato com uma nutricionista que fará uma alimentação correta para que eles aguentem a maratona”, ressaltou Paulo Sérgio Ferreira.
Quanto aos quesitos, todos devem ser analisados com calma, sempre pensando em como cada um afeta diretamente o desfile de cada agremiação.
“Jurados, por mais que prepare, é sempre o seu modo de ver, alguns erros graves que não se vêem facilmente. É uma nota sempre justificada, por mais subjetiva que seja. O que você viu e em que momento, tudo para justificar aquela nota. É preciso ter fundamento”, disse.



ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA