ROBERTO VILARONGA ANALISA OS ENSAIOS DO ÚLTIMO FIM DE SEMANA


Sapucaí, terra de contrastes

Oh terra de contraste infinito e inigualável! Esse final de semana se provou por mais do que nunca o quando a Marques de Sapucaí é uma terra onde os contrastes são constantes e gritantes. Tivemos 8 grandes escolas, e por incrível que pareça, 8 apresentações diferentes, cada uma com sua particularidade infinita.

Esse final de semana eu consegui me divertir, me decepcionar e me surpreender.

Incorporou outra vez?

A Vila por diversos fatores que não ajudaram, não manteve o mesmo nível do ensaio anterior. As arquibancadas ainda estavam se enchendo, componentes ainda entrando no clima da sexta-feira. Fez um ensaio digno, mas penso que inferior ao primeiro. Destaque sempre, para a beleza, simpatia e porte da Porta Bandeira Rute e do Mestre Sala Julinho. De 5 a 0, eu daria 4 estrelas à Vila nesse ensaio.

Superou?

Sim, bem diferente do ensaio anterior a Grande Rio me surpreendeu positivamente. Consertou as coisas que errou no último ensaio e deu uma melhorada significativa. O samba tem levantes interessantes e também melhorou o rendimento nesse ensaio. Destaque também para o primeiro casal que ensaiou com a roupa do ano passado.

Eu acho deveras importante os casais ensaiarem com as roupas que imitem o peso da roupa que vão usar. Chega na hora o peso aumenta e todo aquele bailado lindo feito com vestido de cetim fica comprometido.

Acreditar Romero Brito?

Sim, dá pra acreditar sim. Não assisti o primeiro ensaio, mas esse segundo foi bem legal. Salvo alguns pontos como o desenho coreográfico apresentado pela comissão de frente. Confuso demais, sem algo que impactasse, porém usaram fantasias  e adereços que também simulam o calor e o provável peso que elas podem conter no desfile. Interessante. Destaque pra bateria Explosiva. Mandou muito bem.

Teve Bububu no Bobobó?

Teve sim, bastante até. Animado pra cima, o ensaio da São Clemente foi pra mim o melhor da noite, porém muitas coisas à consertar. A comissão de frente muito interessante, com movimentos precisos, em certos momentos congelava e a arquibancada aplaudia ao voltar ao normal. Muito legal. Em certo momento de onde assisti o ensaio, a comissão de frente estava praticamente dentro do primeiro casal de MS e PB, quase em frente a cabine de jurados. A escola precisa se encontrar no quesito Harmonia. A primeira ala da escola alguns componentes faziam um passo simulando - quem sabe – uma valsa e outros componentes não faziam. Ficou meio confuso. Destaque para as alas finais que muito animadas não deixaram o rendimento cair.

Alimentaram seu povo apaixonado?

O ensaio da Porto, se comparado ao ensaio anterior podemos dizer que se manteve no mesmo nível. O canto mais fortalecido, porém ainda não está 100%, componentes mais animados e a comissão de frente – anotem aí, será o achado do carnaval – mais uma vez mostrando coreografia bem desenhada. Destaque para a bateria da Porto que deixou o nível do ensaio bem no alto. A escola só precisa melhorar o canto.

E o progresso chegou?

Chegou sim, no clima a Cubango fez as honras de abrir a grande noite de Domingo com um contingente bem significativo para o Grupo de Acesso. O canto precisa ser melhorado, mas a escola se mostrou valente e bem animada. A homenagem ao Lula ao final foi muito bem feita, já me valeu a noite!

Um adendo: Dos ensaios do grupo de Acesso, tirando Rocinha e Império - pois eu ensaiei - o melhor ensaio do Acesso foi o da Estácio de Sá, com destaque à Comissão de Frente do Junior Scapim.

Respeitem quem pode chegar onde eles chegaram

Não tem jeito, chegou Mangueira, tem povo, tem festa, tem alegria. Ô escola gostosa de ver. Foi longe de ser um dos melhores ensaios na Sapucaí, mas sem dúvida foi um ensaio que mais emocionou o publico que lotou as arquibancadas. Comissão de Frente e MS e PB com coreografias simples, que acredito eu não seja a oficial. Uma coisa que me incomodou foi o número de pessoas que não estavam ensaiando por todo o desfile. Destaque para a belíssima ala das baianas da Mangueira, muito charme, muito canto e empolgação. Isso é samba! Bacana o entrosamento entre os interpretes da escola na execução do ensaio.

E a Asa Branca? Vai encontrar o Pavão?

Bom, se a Asa Branca vai encontrar o Pavão no desfile eu não sei. Mas que a Tijuca encontrou a fórmula do bolo de fazer ensaios, isso ela encontrou. Melhorou ainda o que já foi ótimo no último ensaio. Componentes cantando e interpretando de forma emotiva o belíssimo samba. Podemos dizer que foi um ensaio quente. O maior destaque sem dúvidas foram os componentes. A comissão de frente apostou nos truques antigos de 2010 e 2011 para levantar a Sapucaí. Conseguiram.


FONTE: www.carnavalesco.com.br

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA