ANÁLISE DO SAMBA DA SÃO CLEMENTE 2014


SÃO CLEMENTE 2014

COMPOSITORES: RICARDO GÓES / SERGINHO MACHADO / GREY / ANDERSON / FM / FLAVINHO SEGAL

INTÉRPRETE: IGOR SORRISO

EM BUSCA DA FELICIDADE
TRAGO A ESPERANÇA NO OLHAR
SOU BISNETO DE IMIGRANTES
À MISCIGENAÇÃO EU VOU BRINDAR
SEM RÉGUA, SEM ESQUADRO
ARQUITETO DA ILUSÃO
COM MUITA LUTA CONSTRUÍ O NOSSO CHÃO…
POBRE… MAIS RICO DE EMOÇÃO
LIVRE… MAIS PRESO NA PAIXÃO
FAVELA… TE EMOLDUREI EM AQUARELA
LINDA NESTA PASSARELA

A FORÇA DA FÉ… SOU EU
SE O BEM VENCE O MAL… VALEU
O AMANHÃ, VOU CONQUISTAR
É PRECISO ACREDITAR

GANGORRA DA VIDA
DE QUE LADO ESTÁ?
A FOME DE AMOR FAZ MEU SONHO SONHAR
NA MINHA LIDA DESÇO O MORRO PRA VENCER
QUERO JUSTIÇA PRA PODER VIVER
DEVEMOS DAR AS MÃOS E JUNTOS CAMINHAR
MINHA FAVELA COISA MAIS BELA NÃO HÁ
É… NAS VIELAS QUE NASCE O MAIS PURO SAMBA
SE TEM BATUCADA, NOS GUETOS TEM BAMBA
É O CORAÇÃO QUEM MANDA…

EU QUERO MAIS É SER FELIZ
A MINHA ESTRELA VAI BRILHAR
OH! SÃO CLEMENTE, ETERNAMENTE
VOU TE AMAR…

Ao analisar o Samba de Enredo da São Clemente para o Carnaval 2014, é importante antes de tudo, destacar a leveza do samba, sobretudo pelo viés artístico que os compositores escolheram para desenvolver o Enredo FAVELA. Há muitos questionamentos e divergências quanto à qualidade do samba, e a sua referência ao Enredo proposto, já que os compositores não utilizaram recursos críticos, tão tradicionais e históricos que marcaram vários desfiles da Escola, e por também não explorar conceitos suburbanos, que são impregnados na FAVELA, e que foge à realidade de quem a habita, por todo sofrimento e pela descarada desigualdade social. Mas, analisando atentamente aos versos do samba é possível compreender e se dar a liberdade de interpretação, que a letra do samba não expõe diretamente os problemas sociais enfrentados por quem mora numa FAVELA, e sim, os tornam perceptíveis nas entrelinhas dos versos, quando identificamos a forma lúdica traçada no samba e, em alguns momentos, a pequenas ironias, que se transformam em poesia. E que a meu ver, dão todo diferencial ao samba. Gosto da Melodia, da simplicidade, e principalmente, pela leveza que o samba proporciona. Penso eu, que retratar a FAVELA pelo simples olhar crítico, de problemas e desigualdades sociais, pelas lutas e desconstruções do dia a dia, seria muito óbvio e gratuito, e não acrescentaria em nada a Escola. São outros momentos... Gosto das formas e do caminho que os compositores escolheram para descrever o Enredo. É evidente que há passagens e versos que soam gratuitos. E que são embalados e resgatados por uma Melodia leve, e de bom gosto.

Destaco o refrão principal do samba, que gosto muito, e que apresenta um tom de esperança e amor. Faz parte da realidade, buscar a Felicidade, independente das suas condições de vida:

“EU QUERO MAIS É SER FELIZ
A MINHA ESTRELA VAI BRILHAR
OH! SÃO CLEMENTE, ETERNAMENTE
VOU TE AMAR…”

A virada para a 1ª parte do samba é de uma força poética e de uma bonita melodia, e retoma a ideia do refrão principal, construindo a busca pela Felicidade:

“EU QUERO MAIS É SER FELIZ...

EM BUSCA DA FELICIDADE,
TRAGO A ESPERANÇA NO OLHAR”

Faço uma observação quanto aos versos abaixo, pois os considero fora do nível do samba, apesar de seguir uma Melodia agradável:

“SOU BISNETO DE IMIGRANTES
À MISCIGENAÇÃO EU VOU BRINDAR”

Como mencionado acima, os versos abaixo interpreta muito bem a realidade de quem habita uma FAVELA, sem precisar forçar ou recorrer a palavras que pesem no entendimento da proposta do samba, apresentando singela poesia e beleza melódica. Destaco a questão do excesso na repetição da rima “ÃO”: ILUSÃO / CHÃO / EMOÇÃO / PAIXÃO. Outra observação é quanto a rima AQUARELA / PASSARELA, que pra mim não compromete a letra do samba, mas poderia ser explorada de outra maneira pelos compositores... É nesta questão que infiro uma leve ironia, de quem descreve a FAVELA, considerando-a Linda, e Emoldurada em Aquarela. Esse pensamento também retoma o ideário proposto no refrão principal:

“SEM RÉGUA, SEM ESQUADRO
ARQUITETO DA ILUSÃO
COM MUITA LUTA CONSTRUÍ O NOSSO CHÃO…
POBRE… MAIS RICO DE EMOÇÃO
LIVRE… MAIS PRESO NA PAIXÃO
FAVELA… TE EMOLDUREI EM AQUARELA
LINDA NESTA PASSARELA”

O refrão de meio é um dos poucos momentos que não me agrada no samba, apesar de também retomar o ideal da Felicidade e da Esperança num futuro melhor, representado em toda a letra pela primeira pessoa do singular, além de utilizar a palavra “VALEU” que é de uso não coloquial, e que podemos associar a uma linguagem peculiar. Não é um refrão forte, pois poderia ter sido mais explorado de uma forma mais emotiva e convencional, mas passa sem comprometer a construção da letra:

“A FORÇA DA FÉ… SOU EU
SE O BEM VENCE O MAL… VALEU
O AMANHÃ, VOU CONQUISTAR
É PRECISO ACREDITAR”

Outro momento do samba que considero como uma leve ironia está nos versos abaixo, que retrata a questão das indiferenças, instabilidades, a luta diária, a busca por Justiça e Igualdade, bem como problemas sociais que estão nas entrelinhas da letra do samba, a que também acrescento uma observação a repetição da rima “AR”: ESTÁ/ SONHAR / CAMINHAR / HÁ, num pequeno período do samba:

GANGORRA DA VIDA
DE QUE LADO ESTÁ?
A FOME DE AMOR FAZ MEU SONHO SONHAR
NA MINHA LIDA DESÇO O MORRO PRA VENCER
QUERO JUSTIÇA PRA PODER VIVER
DEVEMOS DAR AS MÃOS E JUNTOS CAMINHAR
MINHA FAVELA COISA MAIS BELA NÃO HÁ

Para finalizar, destaco o 3º refrão do samba, que é pra mim, a melhor passagem do samba, por sua melodia e de uma construção muito inteligente e pertinente ao enredo. Mas como já destacado, não sou fã dessas repetições sequenciais numa mesma rima silábica, como os versos abaixo: SAMBA / BAMBA / MANDA, mas a Melodia é tão bonita, que supera esse excesso nas rimas, e transforma os versos na melhor passagem do Samba:

É… NAS VIELAS QUE NASCE O MAIS PURO SAMBA
SE TEM BATUCADA, NOS GUETOS TEM BAMBA
É O CORAÇÃO QUEM MANDA…

Por tudo que foi argumentado, a nota da São Clemente é 9,6.


Classificação Parcial das Análises:

1. Império da Tijuca - 9,8
2. São Clemente - 9,6
3. Grande Rio - 9,5

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA