ACADÊMICOS DO GRANDE RIO 2014
COMPOSITORES: DERE, ROBSON MORATELLI, RAFAEL RIBEIRO, HUGO DA GRANDE RIO E TONI VIETNÃ
INTÉRPRETE: EMERSON DIAS
O MAR QUANDO QUEBRA NA AREIA
DESLIZA NA BEIRA DA PRAIA
AO SOM DO PIANO, POESIA NO PAPEL
MAYSA COMPONDO, ESTRELA NO CÉU
VEM VER QUE FOI O ÍNDIO QUEM ADMIROU
A IMENSIDÃO DA BELEZA LOCAL
PRIMEIRO HABITANTE, INOCENTE BRINCOU
NAS ONDAS BRANCAS DO SEU LITORAL
JOGA A REDE PESCADOR, QUERO VER MULTIPLICAR
JOGA A REDE PESCADOR, O MILAGRE VEM DE LÁ
DO AMPARO À DEVOÇÃO, MINHA FÉ SE REVIGORA
NA PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA
O MEU LUGAR, SEU NOME DA TERRA BROTOU... MARICÁ
DO NATURALISTA SURGE UM NOVO OLHAR
A CLARIDADE, A NOITE A VISÃO
A FAUNA E FLORA... A EVOLUÇÃO
NOS TRILHOS DO PROGRESSO UM NOVO IDEAL
À RIQUEZA DO MEU CHÃO... UMA DOCE CANÇÃO
O SOL QUE BRONZEIA A MORENA
REVELA EM SEUS OLHOS O BRILHO DO MAR
DEIXEI O VENTO ME LEVAR
NO MEU BARQUINHO PELO MUNDO A NAVEGAR
VOU DAQUI, VOU PRA LÁ, VOU SAMBANDO COM VOCÊ
GRANDE RIO VAI PASSAR... O COURO VAI COMER!
EU SOU FELIZ EM MARICÁ, SOU EMOÇÃO
CANTA MEU POVO, BATE FORTE CORAÇÃO!
Ao analisar o samba da Grande Rio para o Carnaval 2014, cheguei à conclusão de que a Escola de Caixas tem um samba no mínimo agradável, muito diferente dos últimos anos... Mas confesso que é um samba que não tem grandes passagens, talvez pelo fato de o Enredo versar sobre a cidade de Maricá, o que termina sendo muito óbvio e repetitivo, já que a maioria dos enredos sobre cidades procuram apenas descrever as belezas naturais, pontos turísticos, religiosidade, lendas e histórias... Ou seja, as mesmas coisas, que praticamente em todas as cidades têm. Nesse caso da Grande Rio, o Enredo traça um olhar da Cidade através do olhar e da poesia de Maysa Matarazzo, grande compositora e atriz brasileira que viveu em Maricá. Na teoria, pela proposta do Enredo, o samba iria fugir do óbvio, mas a letra do samba comprova que é mais um Enredo descritivo da Cidade, e que não tem diferencial... Recorre aos mesmos recursos melódicos e de construção da letra de outros sambas que geralmente homenageiam cidades... Há algumas exceções, é claro!
Ao observar atentamente a letra do samba, fica nítido que a mesma não foge as receitas já utilizadas e bastante exploradas quando o enredo se trata de uma Cidade, e que poderia ser substituída por qualquer outra Cidade. Senão vejamos os versos abaixo, poderíamos copiar e colar essa passagem a qualquer samba que fosse descrever uma cidade litorânea, com belas praias, fauna, flora, evolução, progresso, riquezas naturais, sol, mar, enfim...:
“A FAUNA E FLORA... A EVOLUÇÃO
NOS TRILHOS DO PROGRESSO UM NOVO IDEAL
À RIQUEZA DO MEU CHÃO... UMA DOCE CANÇÃO
O SOL QUE BRONZEIA A MORENA
REVELA EM SEUS OLHOS O BRILHO DO MAR
DEIXEI O VENTO ME LEVAR
NO MEU BARQUINHO PELO MUNDO A NAVEGAR”
Outra observação ao samba da Grande Rio é a questão dos excessos nas terminações de verbos no infinitivo, como por exemplo: “AR”. Vejam:
“VOU DAQUI, VOU PRA LÁ, VOU SAMBANDO COM VOCÊ
GRANDE RIO VAI PASSAR... O COURO VAI COMER!
EU SOU FELIZ EM MARICÁ”
“JOGA A REDE PESCADOR, QUERO VER MULTIPLICAR
JOGA A REDE PESCADOR, O MILAGRE VEM DE LÁ”
“O MEU LUGAR, SEU NOME DA TERRA BROTOU... MARICÁ
DO NATURALISTA SURGE UM NOVO OLHAR...”
“...REVELA EM SEUS OLHOS O BRILHO DO MAR
DEIXEI O VENTO ME LEVAR
NO MEU BARQUINHO PELO MUNDO A NAVEGAR”
Outra observação quantos as rimas repetitivas é também nas terminações “ÃO”, exemplos:
“A CLARIDADE, A NOITE A VISÃO
A FAUNA E FLORA... A EVOLUÇÃO
NOS TRILHOS DO PROGRESSO UM NOVO IDEAL
À RIQUEZA DO MEU CHÃO... UMA DOCE CANÇÃO”
“EU SOU FELIZ EM MARICÁ, SOU EMOÇÃO
CANTA MEU POVO, BATE FORTE CORAÇÃO!”
Há passagens no samba que me agradam, mas que não são tão fortes, talvez pelo fato de a Melodia não ter um diferencial... Na 1ª parte do samba, não há repetições exacerbadas nas rimas, o que é recorrente em quase todo samba, e também não há aquela passagem que marca... São rimas simples... PAPEL/CÉU; ADMIROU/BRINCOU; LOCAL/LITORAL. Mas que não compromete e não dá vontade de ouvir novamente... Essa estrofe do samba, simplesmente, passa e conta sua história...:
“O MAR QUANDO QUEBRA NA AREIA
DESLIZA NA BEIRA DA PRAIA
AO SOM DO PIANO, POESIA NO PAPEL
MAYSA COMPONDO, ESTRELA NO CÉU
VEM VER QUE FOI O ÍNDIO QUEM ADMIROU
A IMENSIDÃO DA BELEZA LOCAL
PRIMEIRO HABITANTE, INOCENTE BRINCOU
NAS ONDAS BRANCAS DO SEU LITORAL”
Uma passagem do samba que me agrada bastante é o refrão do meio. Não há nada de suntuoso, mas é uma melodia bonita. Gosto da ênfase no verso: “JOGA A REDE PESCADOR”, o que não compromete a letra do samba, e torna o refrão ao menos agradável:
JOGA A REDE PESCADOR, QUERO VER MULTIPLICAR
JOGA A REDE PESCADOR, O MILAGRE VEM DE LÁ
DO AMPARO À DEVOÇÃO, MINHA FÉ SE REVIGORA
NA PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA
Dois versos do samba são muito bonitos, e que pra mim, são os versos que mais me agradam, muito mais pela Melodia:
“O SOL QUE BRONZEIA A MORENA
REVELA EM SEUS OLHOS O BRILHO DO MAR”
Outra observação é quanto ao refrão principal do samba, pois não gosto muito... Apesar de que gosto do verso: “VOU DAQUI, VOU PRA LÁ, VOU SAMBANDO COM VOCÊ”. As rimas de emoção com coração, não são criativas e poéticas, e soam gratuitas para um samba de enredo na atualidade. Ou seja, é um refrão mais do mesmo, sem grandes potencialidades:
“VOU DAQUI, VOU PRA LÁ, VOU SAMBANDO COM VOCÊ
GRANDE RIO VAI PASSAR... O COURO VAI COMER!
EU SOU FELIZ EM MARICÁ, SOU EMOÇÃO
CANTA MEU POVO, BATE FORTE CORAÇÃO!”
Por tudo que foi argumentado, a nota da Grande Rio é 9,5.