IMPÉRIO DA TIJUCA 2014
COMPOSITORES: MARCIO ANDRÉ, VAGUINHO, RONO MAIA, ALEXANDRE ALEGRIA, KARINE SANTOS E TATÁ
INTÉRPRETE: PIXULÉ
BATEU MAIS FORTE O CORAÇÃO
TOCOU, SENTI A VIBRAÇÃO
DA ÁFRICA, RESSOOU
A BATUCADA QUE SE ESPALHA NESSE CHÃO
LUA CLAREIA NA ALDEIA, CELEBRAÇÃO
É DOM DE COMUNICAÇÃO
EM CADA CULTURA ENTOA RITUAIS
CURA EM DEVOÇÃO, MAGIA DOS SINAIS
É FESTA, É KIZOMBA, NO TOQUE PRA ZUMBI
FIRMA O PONTO NA GIRA NÃO DEIXA CAIR
NA GINGA DO CORPO
NA BATIDA DO PÉ, AXÉ, AXÉ!
ELEVA A ALMA, O CANTO E A DANÇA
UNINDO AS RAÇAS NA FÉ E NA ESPERANÇA
ECOOU...
O SOM DIVINO DO FOLCLORE POPULAR
BATAM PALMAS O CORTEJO VAI PASSAR
É O "FERVO" QUE DESCE A LADEIRA
O BATUQUE LEVANTA POEIRA... CAPOEIRA,
DITA MODA, FAZ INCLUSÃO
RECRIA UMA NAÇÃO, GUERREIRA
BATUQUEIRO, ARRASTA MULTIDÕES
NOS BLOCOS E CORDÕES
DO JONGO AOS SALÕES
CONQUISTOU A NOBREZA, FEZ SUA REALEZA
O PRIMEIRO IMPÉRIO DA CORTE DO SAMBA
MEU IMPÉRIO CELEIRO DE BAMBAS
VAI TREMER O CHÃO VAI TREMER
É NÓ NA MADEIRA, SEGURA QUE EU QUERO VER
COISA DE PELE, BATUK ANCESTRAL
LÁ VEM A SINFONIA IMPERIAL
Ao analisar o Samba de Enredo do Império da Tijuca para o Carnaval 2014, a primeira coisa que tem que ser destacada, em minha opinião, é sem dúvidas o refrão principal do Samba. O verso: “VAI TREMER O CHÃO VAI TREMER”, é de uma força incrível, de uma energia, que só um BATUK ANCESTRAL VERDADEIRO é capaz de fazer sentir e ressoar na alma. É justamente nesse verso que sinto a vibração do “BATUK”, enredo proposto pela Escola. Ao contrário dos que afirmam que o verso está solto na letra do samba e que não faz sentido, eu simplesmente considero e remeto esse momento a “Ressignificação” Cultural presente nas entrelinhas do Enredo, e ao Chão que literalmente treme com os rituais e manifestações culturais oriundas dos batuques africanos, que estão diretamente associadas à Ancestralidade, que os próprios versos do refrão principal sugerem: “COISA DE PELE, BATUK ANCESTRAL”. Ou seja, é um Refrão Forte, de pegada, pra cima, e que já ganhou Destaque nas disputas de Samba por todo Brasil, servindo de inspiração, inclusive, para outros compositores que venceram a disputa em suas respectivas Escolas, nos casos da Santa Cruz, pelo Grupo de Acesso do Rio de Janeiro; e da Leandro de Itaquera, no Grupo Especial de São Paulo. É também por estes e outros motivos, por essa Força e Energia que esse Verso Contagia. Sem dúvidas, é um dos melhores refrões do ano. Não esquecendo que o Império da Tijuca vai abrir os Desfiles do Grupo Especial, e precisa de um samba valente, pra cima, que contagie o público, e mais ainda os seus componentes e desfilantes.
Faço uma observação na letra do samba, no que se refere às repetições das rimas construídas para o Samba, por conta das terminações “ÃO”; “EIRA”; “ÕES”, pelo fato de se repetirem na mesma seqüência melódica, e em versos próximos, o que em algum momento, salvo pela bela melodia, poderia tornar a letra do samba pouco criativa, senão vejamos:
“BATEU MAIS FORTE O CORAÇÃO
TOCOU, SENTI A VIBRAÇÃO
DA ÁFRICA, RESSOOU A BATUCADA QUE SE ESPALHA NESSE CHÃO
LUA CLAREIA NA ALDEIA, CELEBRAÇÃO
É DOM DE COMUNICAÇÃO
EM CADA CULTURA ENTOA RITUAIS CURA EM DEVOÇÃO”
“É O "FERVO" QUE DESCE A LADEIRA
O BATUQUE LEVANTA POEIRA... CAPOEIRA,
DITA MODA, FAZ INCLUSÃO
RECRIA UMA NAÇÃO, GUERREIRA”
“BATUQUEIRO, ARRASTA MULTIDÕES
NOS BLOCOS E CORDÕES
DO JONGO AOS SALÕES”
Outra observação que destaco é a repetição de “IMPÉRIO”, nos últimos versos do samba, o que em minha opinião, não compromete a letra, mas poderia ter sido explorado em outra construção que remetesse ao Império da Tijuca ou até mesmo aos Impérios de grandes celebrações e batucadas mundo afora:
“O PRIMEIRO IMPÉRIO DA CORTE DO SAMBA
MEU IMPÉRIO CELEIRO DE BAMBAS”
Destaco uma passagem do samba que eu considero importante, e que propõe algumas interpretações, pela importância dos batuques e rituais religiosos:
“É FESTA, É KIZOMBA, NO TOQUE PRA ZUMBI
FIRMA O PONTO NA GIRA NÃO DEIXA CAIR”
O refrão de meio é outra passagem que eu considero um dos pontos fortes do samba do Império da Tijuca, que apresenta uma Melodia Valente e versos de grande relevância:
“NA GINGA DO CORPO
NA BATIDA DO PÉ, AXÉ, AXÉ!
ELEVA A ALMA, O CANTO E A DANÇA
UNINDO AS RAÇAS NA FÉ E NA ESPERANÇA”
A virada para a 2ª parte do Samba é também de grande força, que apesar de gerar algumas dúvidas, quanto à redundância apresentada no termo “FOLCLORE POPULAR”, não compromete o entendimento, e em se tratando de uma Obra de Arte, o compositor tem a liberdade de construir versos que enfatizem e reforcem conceitos e signos culturais, e não deve ser considerado como um erro:
“ECOOU...
O SOM DIVINO DO FOLCLORE POPULAR
BATAM PALMAS O CORTEJO VAI PASSAR”
Para finalizar, destaco os versos abaixo, que nos brindam com uma Linda Melodia, e de uma inspiração Maravilhosa, que apesar de haver a repetição da rima “ÕES”, na seqüência de 03 versos, como já destacado acima, não compromete em nada a beleza dessa passagem:
“DITA MODA, FAZ INCLUSÃO
RECRIA UMA NAÇÃO, GUERREIRA
BATUQUEIRO, ARRASTA MULTIDÕES
NOS BLOCOS E CORDÕES
DO JONGO AOS SALÕES”.
Por tudo que foi argumentado, a nota do Império da Tijuca é 9,8.