RADIALISTA ANTÔNIO CARLOS É A GRANDE APOSTA DA SANTA CRUZ


Cinco vezes campeã da divisão de acesso a elite do carnaval carioca, a Acadêmicos de Santa Cruz quer voltar a figurar entre as grandes no Grupo Especial. Depois de desfiles abaixo da média que costuma apresentar no Grupo de Acesso, a Verde e Branco aposta na popularidade do radialista Antonio Carlos para conquistar um título que não ganha desde 2002. Na verdade o enredo não fala somente da carreira do radialista da Radio Globo, mas também sobre a história do radio.

Quem explica a argumentação do tema é o carnavalesco Lane Santana, que pela primeira vez assina um carnaval na Santa Cruz:

- O enredo começa contando a história do radio. Da comissão de frente até o último carro vamos fazer uma grandes transformações nesse desfile. Vamos abrir falando dos experimentos científicos que possibilitaram a invenção do radio. A partir do momento que alguns cientistas descobrem que as ondas eletromagnéticas são capazes de transmitir dados sonoros há essa possibilidade. Entre os cientistas estão o alemão Heinrich Hertz, Thomas Edison e por aí vai. Não vamos citar todos porque essa não é a proposta, mas a comissão trará 14 membros vestidos com roupas coloridas e representando as ondas eletromagnéticas. Haverá também a figura central de um cientista.

O padre brasileiro Landell de Moura e o italiano Guglielmo Marconi serão tema do abre-alas da escola da Zona Oeste. Landell foi o primeiro a fazer uma transmissão via radio, mas Marconi acabou obtendo a patente primeiro. O primeiro setor tem continuidade com a evolução do aparelho, já que a mudança das válvulas para os transistores, o satélite e a introdução das fitas magnéticas vão estar representadas.

A época de ouro do radio é retratada no segundo setor. É a popularização do meio de comunicação. Famílias se reuniam para acompanhar radionovela e programas de auditório. Nesse contexto a importância de Emilinha Borba e Marlene, além das radios Nacional e Tupi está presente, mas Lane Santana garante que nem mesmo o nome da Radio Globo será citado.

- Tivemos medo que isso fosse entendido como um tipo de merchandising pelos julgadores. Só o programa será citado, a marca Radio Globo não – garantiu ele.

O terceiro setor conta o início da carreira de Antonio Carlos. Ele já havia feito vários testes antes de conseguir entrar na radio e seu primeiro programa misturava jazz e MPB.

- Temos aí a chegada do nosso homenageado. Através da figura dele a Santa Cruz homenageia todos os comunicadores e radialistas. É importante frisar que não vamos falar sobre a vida pessoal dele, mas sim a vida profissional, o personagem do radio.

O programa Show do Antonio Carlos, há 35 anos no ar, é a grande vedete do quarto setor. Não só o radialista, mas também os personagens que fazem o tempero do sucesso da atração estarão presentes. As fofocas da Juju e as simpatias da Pudica prometem fazer com que o desfile da escola tenha uma boa interação com o público. Lane comentou as transformações do radio tirando como base o formato do programa do homenageado.

- É um programa líder de audiência no horário e extremamente popular. O radio começa a viver um momento de transição. Com o surgimento da TV, é preciso criar novos atrativos e o programa dele é um exemplo disso. Apesar de todos os outros meios de comunicação, o radio continua sendo um meio muito forte. Antonio Carlos se consolida como despertador do Brasil e o povo já se habituou a ir para o trabalho ouvindo o programa e se informando sobre as condições do trânsito e o que vem acontecendo na cidade. Ele é popular, líder das massas, faz a festa das crianças, tem bloco de carnaval que se encontra com o Bola Preta no sábado de carnaval e o desfecho desse enredo é esse. Vamos chamar o povo para participar dessa grande festa.

Uma novidade é que durante o desfile haverão microfones ligados dentro da alegoria que Antonio Carlos desfilará. Os aparelhos captarão o áudio dele e dos outros personagens do programa. O conteúdo estará em tempo real na transmissão da Radio Globo. Lane Santana conta que mudou até alguns de seus hábitos para poder ter mais propriedade no desenvolvimento do enredo.

- Tinha o costume de acordar às dez, onze horas da manhã e passei a acordar mais cedo para ouvir o programa e conhecê-lo melhor. Pesquisei bastante sobre a vida dele antes de encontrá-lo e a história do radio também, percebi o quanto era rica essa história e vislumbrei a possibilidade de um enredo fabuloso. Expliquei qual era a ideia e ele aprovou na hora. Só me fez um pedido: que não falasse da vida pessoal dele, mas sim do trabalho, que mostre o lado profissional.

Com certa experiência no carnaval, Lane Santana é parte integrante da vontade do presidente Zezo em fazer da Santa Cruz novamente uma escola forte no Grupo de Acesso. Ele sabe disso e não se esquiva da responsabilidade, além de elogiar a preparação da Santa Cruz para o Carnaval 2012.

- Nos últimos anos a escola não teve a figura central de um carnavalesco. Os enredos já haviam sido escritos pela Rosele Nicolau e estavam sendo desenvolvidos por outras mãos, então não havia uma cabeça central. Carnaval é coletivo, depende todos, mas se não tiver uma amarração bem feita as ideias se perdem. Conversei com o Zezo e ele disse que era importante ter alguém que se aproximasse da escola. Estou buscando fazer isso e percebo uma reciprocidade dos componentes. O próprio Zezo está animadíssimo e faz de tudo para me dar o que eu peço. Será um carnaval grandioso, surpreendente e de bom gosto. Vejo no componente a vontade de bater no peito e dizer que é Santa Cruz, que veio para disputar!

A Verde e Branco da Zona Oeste é a sétima escola a desfilar no sábado de carnaval. No Grupo de Acesso, a Santa Cruz só perde para a Estácio de Sá no número de títulos. O Leão tem seis conquistas, contra cinco dela.
 

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA