BEIJA-FLOR 2014
COMPOSITORES: SIDNEY DE PILARES / JR. BEIJA-FLOR / JÚNIOR TRINDADE / ZÉ CARLOS / ADÍLSON BRANDÃO / DIOGO ROSA
INTÉRPRETE: NEGUINHO DA BEIJA-FLOR
NO AR A MENSAGEM DE UM BEIJA-FLOR
SONHAR, O SONHO DE UM SONHADOR
E VIAJAR NO TEMPO, NO SOM UM SENTIMENTO
IR MAIS ALÉM, TOCAR O CÉU
ERGUER A TORRE DE BABEL
ESCREVER SEU NOME NUM PAPEL
EU E VOCÊ, EM SINTONIA SEJA ONDE FOR
NO INFINITO AO TEU SINAL EU VOU…
LEVA... DESEJO DIVINO, DIVINO DESEJO ME LEVA…
A ENCONTRAR A ARTE NO SEU OLHAR
A DEUSA DO SAMBA NA PASSARELA
A MARCA DO CARNAVAL… É ELA
UM LADO A COMUNICAR, O OUTRO COMUNICOU...
TÁ NA MÍDIA A BEIJA-FLOR
QUANDO A EMOÇÃO CHEGAR, A SAUDADE VAI BATER
JUNTOS NA MESMA FREQUÊNCIA
UM SHOW DE AUDIÊNCIA, VAMOS REVIVER
ESPELHO REFLETINDO CADA UM DE NÓS
POR ISSO SOLTE A SUA VOZ, HOJE O ARTISTA É VOCÊ
CLAREOU… E A GENTE VAI SE VER DE NOVO
CLAREOU… DE AZUL E BRANCO NOS BRAÇOS DO POVO
BONI TU ÉS O ASTRO DA TELEVISÃO
FIZ, DA SUA VIDA MINHA INSPIRAÇÃO
VEM, A FESTA É TUA, A FESTA É NOSSA DE QUEM QUISER
MOSTRA, QUE BABADO É ESSE DE SAMBA NO PÉ
Analisar o Samba da Beija-Flor 2014 não é uma tarefa fácil. Seria muito mais fácil chegar aqui e criticar tudo, argumentar que nada no samba tem valor, e que é disparado o pior samba do ano, e um dos piores da história da Escola, que já nos brindou com belos e inesquecíveis sambas.
Falo que não é uma tarefa fácil porque envolve muitos fatores e variáveis polêmicas, e que de certa forma, atinge e cerceia a "licença poética" dos compositores, que se entregaram com muito afinco e amor, para compor um samba que tem como Enredo uma homenagem a José Bonifácio Sobrinho, mais conhecido como BONI, e que pretende versar sobre a história da comunicação, chegando até o Brasil, e não coincidentemente, fazendo uma citação direta a Rede Globo. Ou seja, não é fácil mesmo... Inspiração passou longe... Também pudera... Falta conteúdo nessa salada mista, insossa, aguada e sem tempero... Nessa homenagem forçada, em que a Poesia é a sua maior inimiga, e não inspira...
O samba começa com um refrão tendencioso, e de extremo mau gosto. Não há beleza poética, não há referência sequer ao nome da Escola, da sua Comunidade, muito menos da sua Tradição, que tantas vezes foi defendida em verso e prosa na abertura de seus sambas, e que embalava de forma apoteótica seus grandes carnavais. O refrão já começa exaltando o homenageado, sem nenhuma emoção, e de forma apelativa, fazendo referência direta a Rede Globo, pela famosa e antiga frase de fim de ano: “VEM, A FESTA É TUA, A FESTA É NOSSA DE QUEM QUISER”, e o pior, os compositores utilizam de uma construção gratuita “QUE BABADO É ESSE”, o que torna o refrão de gosto duvidoso:
“BONI TU ÉS O ASTRO DA TELEVISÃO
FIZ, DA SUA VIDA MINHA INSPIRAÇÃO
VEM, A FESTA É TUA, A FESTA É NOSSA DE QUEM QUISER
MOSTRA, QUE BABADO É ESSE DE SAMBA NO PÉ”
O primeiro verso da 1ª parte do samba se inicia de forma leve, e bonito, com uma melodia que agrada, mas que em seguida a letra peca em excesso, em construções que não convence, e que é de difícil aceitação, muito mais pela perspectiva apresentada, do que por uma licença poética que não existe, e que alguns tentam justificar, mas que não condiz com o caminho traçado pelos compositores. Esse verso se torna repetitivo, e pouco criativo: “SONHAR, O SONHO DE UM SONHADOR”. Faço outra observação quanto às rimas: “CÉU / BABEL / PAPEL”, e também de “ERGUER / ESCREVER / VOCÊ”. Outra construção que não me agrada, e que não fica claro é: “NO INFINITO AO TEU SINAL EU VOU”. Na mesma estrofe, mais uma construção gratuita semanticamente, que não me agrada, mas que por sua melodia agradável, passa, não convence, mas não compromete a passagem do samba: “DESEJO DIVINO, DIVINO DESEJO ME LEVA”. Vejamos:
“NO AR A MENSAGEM DE UM BEIJA-FLOR
SONHAR, O SONHO DE UM SONHADOR
E VIAJAR NO TEMPO, NO SOM UM SENTIMENTO
IR MAIS ALÉM, TOCAR O CÉU
ERGUER A TORRE DE BABEL
ESCREVER SEU NOME NUM PAPEL
EU E VOCÊ, EM SINTONIA SEJA ONDE FOR
NO INFINITO AO TEU SINAL EU VOU…
LEVA... DESEJO DIVINO, DIVINO DESEJO ME LEVA…
A ENCONTRAR A ARTE NO SEU OLHAR
O refrão do meio é outra passagem complicada, em que os versos não agradam e não apresentam um tom poético. O verso mais convincente do refrão é “A DEUSA DO SAMBA NA PASSARELA”. Ademais, os versos são forçados e de pouca inspiração, pois interpreto que o verso: A “MARCA DO CARNAVAL… É ELA” não se refere apenas a Beija-Flor, o que seria no mínimo aceitável, mas se refere também a um apelo gratuito a Rede Globo. E continua com uma construção imprecisa, e de extremo mau gosto, e que considero como uma das passagens mais questionáveis do samba: “UM LADO A COMUNICAR, O OUTRO COMUNICOU...”.
“A DEUSA DO SAMBA NA PASSARELA
A MARCA DO CARNAVAL… É ELA
UM LADO A COMUNICAR, O OUTRO COMUNICOU...
TÁ NA MÍDIA A BEIJA-FLOR”
Os primeiros versos da 2ª parte do samba é a passagem que mais me agrada, e que apresenta uma melodia de bom gosto, e que se destaca de todo o samba:
QUANDO A EMOÇÃO CHEGAR, A SAUDADE VAI BATER
JUNTOS NA MESMA FREQUÊNCIA
UM SHOW DE AUDIÊNCIA, VAMOS REVIVER
Após essa passagem, o samba retoma a seu lugar comum, com versos pouco inspirados, e de muitos questionamentos, e que não me agradam:
“ESPELHO REFLETINDO CADA UM DE NÓS
POR ISSO SOLTE A SUA VOZ, HOJE O ARTISTA É VOCÊ”
Há no samba um 3º refrão, que também não me agrada muito e que faz outra referência direta a Rede Globo “A GENTE VAI SE VER DE NOVO”. Mas o ponto forte dessa passagem é a Melodia Marcante:
"CLAREOU… E A GENTE VAI SE VER DE NOVO
CLAREOU… DE AZUL E BRANCO NOS BRAÇOS DO POVO"
Para finalizar, percebo claramente que há uma disparidade entre a construção da letra e de sua melodia, pois há passagens na letra do samba que compromete e muito o seu entendimento, de pouca precisão e criatividade, e de muitos questionamentos, mas que passa e acaba agradando pelo simples fato de ser sustentada por uma variação melódica que convence, e supera a fragilidade dos seus versos.
Por tudo que foi questionado, a nota da Beija-Flor de Nilópolis é 9,2.
Classificação Parcial das Análises:
Classificação Parcial das Análises:
Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8
São Clemente - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5
Beija-Flor de Nilópolis - 9,2