ANÁLISE DO SAMBA DA BEIJA-FLOR 2014





BEIJA-FLOR 2014

COMPOSITORES: SIDNEY DE PILARES / JR. BEIJA-FLOR / JÚNIOR TRINDADE / ZÉ CARLOS / ADÍLSON BRANDÃO / DIOGO ROSA

INTÉRPRETE: NEGUINHO DA BEIJA-FLOR

NO AR A MENSAGEM DE UM BEIJA-FLOR
SONHAR, O SONHO DE UM SONHADOR
E VIAJAR NO TEMPO, NO SOM UM SENTIMENTO
IR MAIS ALÉM, TOCAR O CÉU
ERGUER A TORRE DE BABEL
ESCREVER SEU NOME NUM PAPEL
EU E VOCÊ, EM SINTONIA SEJA ONDE FOR
NO INFINITO AO TEU SINAL EU VOU…
LEVA... DESEJO DIVINO, DIVINO DESEJO ME LEVA…
A ENCONTRAR A ARTE NO SEU OLHAR

A DEUSA DO SAMBA NA PASSARELA
A MARCA DO CARNAVAL… É ELA
UM LADO A COMUNICAR, O OUTRO COMUNICOU...
TÁ NA MÍDIA A BEIJA-FLOR

QUANDO A EMOÇÃO CHEGAR, A SAUDADE VAI BATER
JUNTOS NA MESMA FREQUÊNCIA
UM SHOW DE AUDIÊNCIA, VAMOS REVIVER
ESPELHO REFLETINDO CADA UM DE NÓS
POR ISSO SOLTE A SUA VOZ, HOJE O ARTISTA É VOCÊ
CLAREOU… E A GENTE VAI SE VER DE NOVO
CLAREOU… DE AZUL E BRANCO NOS BRAÇOS DO POVO

BONI TU ÉS O ASTRO DA TELEVISÃO
FIZ, DA SUA VIDA MINHA INSPIRAÇÃO
VEM, A FESTA É TUA, A FESTA É NOSSA DE QUEM QUISER
MOSTRA, QUE BABADO É ESSE DE SAMBA NO PÉ

Analisar o Samba da Beija-Flor 2014 não é uma tarefa fácil. Seria muito mais fácil chegar aqui e criticar tudo, argumentar que nada no samba tem valor, e que é disparado o pior samba do ano, e um dos piores da história da Escola, que já nos brindou com belos e inesquecíveis sambas.

Falo que não é uma tarefa fácil porque envolve muitos fatores e variáveis polêmicas, e que de certa forma, atinge e cerceia a "licença poética" dos compositores, que se entregaram com muito afinco e amor, para compor um samba que tem como Enredo uma homenagem a José Bonifácio Sobrinho, mais conhecido como BONI, e que pretende versar sobre a história da comunicação, chegando até o Brasil, e não coincidentemente, fazendo uma citação direta a Rede Globo. Ou seja, não é fácil mesmo... Inspiração passou longe... Também pudera... Falta conteúdo nessa salada mista, insossa, aguada e sem tempero... Nessa homenagem forçada, em que a Poesia é a sua maior inimiga, e não inspira... 

O samba começa com um refrão tendencioso, e de extremo mau gosto. Não há beleza poética, não há referência sequer ao nome da Escola, da sua Comunidade, muito menos da sua Tradição, que tantas vezes foi defendida em verso e prosa na abertura de seus sambas, e que embalava de forma apoteótica seus grandes carnavais. O refrão já começa exaltando o homenageado, sem nenhuma emoção, e de forma apelativa, fazendo referência direta a Rede Globo, pela famosa e antiga frase de fim de ano: “VEM, A FESTA É TUA, A FESTA É NOSSA DE QUEM QUISER”, e o pior, os compositores utilizam de uma construção gratuita “QUE BABADO É ESSE”, o que torna o refrão de gosto duvidoso:

“BONI TU ÉS O ASTRO DA TELEVISÃO
FIZ, DA SUA VIDA MINHA INSPIRAÇÃO
VEM, A FESTA É TUA, A FESTA É NOSSA DE QUEM QUISER
MOSTRA, QUE BABADO É ESSE DE SAMBA NO PÉ”

O primeiro verso da 1ª parte do samba se inicia de forma leve, e bonito, com uma melodia que agrada, mas que em seguida a letra peca em excesso, em construções que não convence, e que é de difícil aceitação, muito mais pela perspectiva apresentada, do que por uma licença poética que não existe, e que alguns tentam justificar, mas que não condiz com o caminho traçado pelos compositores. Esse verso se torna repetitivo, e pouco criativo: “SONHAR, O SONHO DE UM SONHADOR”. Faço outra observação quanto às rimas: “CÉU / BABEL / PAPEL”, e também de “ERGUER / ESCREVER / VOCÊ”. Outra construção que não me agrada, e que não fica claro é: “NO INFINITO AO TEU SINAL EU VOU”. Na mesma estrofe, mais uma construção gratuita semanticamente, que não me agrada, mas que por sua melodia agradável, passa, não convence, mas não compromete a passagem do samba: “DESEJO DIVINO, DIVINO DESEJO ME LEVA”. Vejamos:

“NO AR A MENSAGEM DE UM BEIJA-FLOR
SONHAR, O SONHO DE UM SONHADOR
E VIAJAR NO TEMPO, NO SOM UM SENTIMENTO
IR MAIS ALÉM, TOCAR O CÉU
ERGUER A TORRE DE BABEL
ESCREVER SEU NOME NUM PAPEL
EU E VOCÊ, EM SINTONIA SEJA ONDE FOR
NO INFINITO AO TEU SINAL EU VOU…
LEVA... DESEJO DIVINO, DIVINO DESEJO ME LEVA…
A ENCONTRAR A ARTE NO SEU OLHAR

O refrão do meio é outra passagem complicada, em que os versos não agradam e não apresentam um tom poético. O verso mais convincente do refrão é “A DEUSA DO SAMBA NA PASSARELA”. Ademais, os versos são forçados e de pouca inspiração, pois interpreto que o verso: A “MARCA DO CARNAVAL… É ELA” não se refere apenas a Beija-Flor, o que seria no mínimo aceitável, mas se refere também a um apelo gratuito a Rede Globo. E continua com uma construção imprecisa, e de extremo mau gosto, e que considero como uma das passagens mais questionáveis do samba: “UM LADO A COMUNICAR, O OUTRO COMUNICOU...”.

A DEUSA DO SAMBA NA PASSARELA
A MARCA DO CARNAVAL… É ELA
UM LADO A COMUNICAR, O OUTRO COMUNICOU...
TÁ NA MÍDIA A BEIJA-FLOR”

Os primeiros versos da 2ª parte do samba é a passagem que mais me agrada, e que apresenta uma melodia de bom gosto, e que se destaca de todo o samba:

QUANDO A EMOÇÃO CHEGAR, A SAUDADE VAI BATER
JUNTOS NA MESMA FREQUÊNCIA
UM SHOW DE AUDIÊNCIA, VAMOS REVIVER

Após essa passagem, o samba retoma a seu lugar comum, com versos pouco inspirados, e de muitos questionamentos, e que não me agradam:

“ESPELHO REFLETINDO CADA UM DE NÓS
POR ISSO SOLTE A SUA VOZ, HOJE O ARTISTA É VOCÊ”

Há no samba um 3º refrão, que também não me agrada muito e que faz outra referência direta a Rede Globo “A GENTE VAI SE VER DE NOVO”. Mas o ponto forte dessa passagem é a Melodia Marcante:

"CLAREOU… E A GENTE VAI SE VER DE NOVO
CLAREOU… DE AZUL E BRANCO NOS BRAÇOS DO POVO"

Para finalizar, percebo claramente que há uma disparidade entre a construção da letra e de sua melodia, pois há passagens na letra do samba que compromete e muito o seu entendimento, de pouca precisão e criatividade, e de muitos questionamentos, mas que passa e acaba agradando pelo simples fato de ser sustentada por uma variação melódica que convence, e supera a fragilidade dos seus versos.
 
Por tudo que foi questionado, a nota da Beija-Flor de Nilópolis é 9,2.

Classificação Parcial das Análises:

Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8

São Clemente - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5
Beija-Flor de Nilópolis - 9,2

ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA