ACADÊMICOS DO SALGUEIRO 2014
COMPOSITORES: XANDE DE PILARES / DUDU BOTELHO / MIUDINHO / BETINHO DE PILARES / RODRIGO RAPOSO / JASSA
INTÉRPRETES: QUINHO, SERGINHO DO PORTO E LEONARDO BESSA
SALGUEIRO NA SUTILEZA DOS TEUS VERSOS
TODO O ENCANTO DO UNIVERSO
E A DIVINA CRIAÇÃO MISTÉRIOS DA IMENSIDÃO
GAIA… TERRA VIVA… A RIQUEZA
GIRA O MUNDO MEU CENÁRIO
RELICÁRIO DE BELEZA
TEMPLO SAGRADO DE OLORUM
SALVE A GRANDEZA DE OXALÁ
GUARDIÕES DA NATUREZA
É A MAGIA DOS ORIXÁS
OXUM, IEMANJÁ, IANSÃ, OXÓSSI CAÇADOR
OSSAIN, OGUM, CAÔ MEU PAI, XANGÔ
NAS ÁGUAS, A FELICIDADE… VERMELHO E BRANCO É AXÉ
PRA DAR UM BANHO DE AMOR NA HUMANIDADE
PURIFICANDO O CORAÇÃO DE QUEM TEM FÉ
NA CHAMA DA ESPERANÇA
O FOGO PODE TRANSFORMAR
CLAREIA PRA VER NASCER UM NOVO DIA
BENDITO AR QUE SE RESPIRA… E O VENTO A SOPRAR
E NO AVANÇO DESSA TECNOLOGIA
ECOA A VOZ DA ACADEMIA
É UMA QUESTÃO DE QUERER APRENDER A CUIDAR
E SABER PRESERVAR
MEU SAMBA VAI TOCAR SEU CORAÇÃO
É UM ALERTA AO MUNDO INTEIRO
“A VIDA EM NOSSAS MÃOS”
BUSCANDO A SOLUÇÃO… CANTA MEU SALGUEIRO
O BEM QUE GENTE PLANTA
FLORESCE NESSE CHÃO… CANTA SALGUEIRO
Analisar o samba do Salgueiro para o Carnaval 2014 é sentir a sutileza dos seus versos... É um samba que realmente toca o coração Salgueirense. Antes de tudo, é necessário destacar a beleza melódica do samba, que possui momentos marcantes... O Enredo sobre GAIA, nos leva a interpretá-lo de várias formas, vários sentidos, signos, e abstrações... Há controvérsias quanto ao caminho que os compositores levaram para compor o samba. Uns consideram que o samba se enveredou por um caminho mais concentrado na Tradição Salgueirense, marcado pela forte identidade Africana, mais concentrada nas Tradições Nagô e Iorubá, enquanto outros acham que o Samba poderia ter sido mais leve, que poderia utilizar de construções mais precisas, emotivas e que interpretassem o enredo de forma mais poética... Mas não posso negar que essa simbiose entre a Tradição Salgueirense e Poesia versam e constroem o Samba Enredo do Salgueiro, não só pela beleza de sua Melodia, mas também pelo resgate e forte identificação cultural com a própria Escola, característica marcante do samba.
O samba já começa forte, e bastante emotivo, com um refrão principal de bastante qualidade, que pra mim, é um dos melhores refrões do ano. E destaco um recurso estilístico utilizado pelos compositores quando ecoam o verso: “CANTA MEU SALGUEIRO”. Vejamos:
“MEU SAMBA VAI TOCAR SEU CORAÇÃO
É UM ALERTA AO MUNDO INTEIRO
“A VIDA EM NOSSAS MÃOS”
BUSCANDO A SOLUÇÃO… CANTA MEU SALGUEIRO
O BEM QUE GENTE PLANTA
FLORESCE NESSE CHÃO… CANTA SALGUEIRO”
Destaco esse recurso pela repetição do verso “CANTA SALGUEIRO”, mas ao mesmo tempo, faço uma observação pela repetição da palavra SALGUEIRO, e que podemos considerar como excesso, pelo fato de se repetirem num pequeno período de versos, e que na virada do refrão principal do samba para a 1ª parte, os versos já se iniciam, novamente, com a palavra “SALGUEIRO...”. Como podemos ver:
“...BUSCANDO A SOLUÇÃO… CANTA MEU SALGUEIRO
O BEM QUE GENTE PLANTA
FLORESCE NESSE CHÃO… CANTA SALGUEIRO”
“SALGUEIRO NA SUTILEZA DOS TEUS VERSOS...”
De qualquer maneira, mesmo com essa repetição, que considero um excesso, mas que não compromete a beleza do samba e da Melodia, principalmente pelo começo forte e emotivo da 1ª parte do samba com os versos:
“SALGUEIRO NA SUTILEZA DOS TEUS VERSOS
TODO O ENCANTO DO UNIVERSO
E A DIVINA CRIAÇÃO MISTÉRIOS DA IMENSIDÃO”
Após essa passagem marcante, que se inicia de forma triunfal, o samba se envereda por versos simples, e de receita convencional, sem marcar, e sem grandes exageros, mas por trazer versos já bastante evidentes e gratuitos, como “RELICÁRIO DE BELEZA”. Outra observação é quanto à utilização em excesso da rima “EZA”, logo nos primeiros versos do samba. Senão vejamos: “SUTILEZA / RIQUEZA / BELEZA / GRANDEZA / NATUREZA”, o que pra mim soa como uma construção pouco inspirada semanticamente. Mas que passa, sem comprometer, por sua Bela Melodia:
“GAIA… TERRA VIVA… A RIQUEZA
GIRA O MUNDO MEU CENÁRIO
RELICÁRIO DE BELEZA
TEMPLO SAGRADO DE OLORUM
SALVE A GRANDEZA DE OXALÁ
GUARDIÕES DA NATUREZA
É A MAGIA DOS ORIXÁS”
Após essa passagem do samba, que conclui a 1ª parte, entramos no refrão de meio, em que os compositores exploram os Orixás, de forma sequenciada, e a meu ver, de forma pretensiosa e forçada. Esse refrão mostra-se forte, valente, e de muita precisão quanto se trata do Salgueiro, pelos motivos já evidenciados acima. E que foi um caminho tangenciado pelos compositores para dar um toque mais AFRO ao samba. Há algumas críticas quanto à utilização em excesso dos Orixás, por estarem distribuídos, de forma aleatória e não linear, para construir um refrão apelativo, já que os Orixás estão sequenciados, sem fazer referência as suas características. Mas que de certa forma ganhou força pela evocação aos Orixás, e pela valentia do Canto:
“OXUM, IEMANJÁ, IANSÃ, OXÓSSI CAÇADOR
OSSAIN, OGUM, CAÔ MEU PAI, XANGÔ”
Após a passagem do refrão principal do samba, que se mostra de muita força e melodia marcante, os versos do samba exploram recursos simples, mas de uma melodia convincente, para descrever os elementos da natureza, que a meu ver, deveriam estar mais evidenciados, e referenciados com a representação de cada Orixá:
“NAS ÁGUAS, A FELICIDADE… VERMELHO E BRANCO É AXÉ
PRA DAR UM BANHO DE AMOR NA HUMANIDADE
PURIFICANDO O CORAÇÃO DE QUEM TEM FÉ
NA CHAMA DA ESPERANÇA
O FOGO PODE TRANSFORMAR”
Após a passagem do início da 2ª parte do samba, que é marcado mais pela beleza melódica, do que pela simplicidade dos seus versos, os compositores recorrem a uma passagem marcante, com versos mais fortes, que muito me agradam. Faço outra observação quanto às rimas: “DIA / TECNOLOGIA / ACADEMIA”, mas que passa sem comprometer, mais pela beleza dos versos:
“CLAREIA PRA VER NASCER UM NOVO DIA
BENDITO AR QUE SE RESPIRA… E O VENTO A SOPRAR
E NO AVANÇO DESSA TECNOLOGIA
ECOA A VOZ DA ACADEMIA
É UMA QUESTÃO DE QUERER APRENDER A CUIDAR
E SABER PRESERVAR”.
Para finalizar, faço outra observação quanto ao término do samba, que evidencia a utilização de versos no infinitivo, e que causa uma sensação de excesso, e que já vem na sequência da mesma estrofe com os verbos “TRANSFORMAR e SOPRAR”, e se encerra com “QUERER / APRENDER / SABER / CUIDAR / PRESERVAR”.
Por tudo que foi argumentado, a nota do Acadêmicos do Salgueiro é 9,8.
Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8
São Clemente - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5