UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR 2014
COMPOSITORES: PAULINHO POETA / RÉGIS / CARLINHOS FUZIL / GABRIEL FRAGA / CANINDÉ / FLAVIO PIRES
INTÉRPRETE: ITO MELODIA
LEVANTA A POEIRA,
VEM NESSA BRINCADEIRA QUE EU QUERO VER
NESSE BAÚ DA MEMÓRIA,
SÃO TANTAS HISTÓRIAS... É SÓ ESCOLHER
DESPERTA, ENCANTA SUA ALMA DE INFÂNCIA
SEM FORMA, NEM COR, FABRICA ESPERANÇA
NA VITRINE VEJO O MEU OLHAR NO SEU OLHAR
PERDER OU GANHAR, GANHAR OU PERDER
SE CONECTAR, JOGAR E APRENDER
UM SUPER-HERÓI PODE SER VOCÊ
VEM NO REINO DA ILUSÃO, ME DÊ A SUA MÃO
E PEGUE NA ESTANTE, UM LIVRO FASCINANTE
PERSONAGENS DA IMAGINAÇÃO (É TÃO BOM, É TÃO BOM)
BRINQUE COM O QUE A VIDA LHE DÁ
O BARRO VIRA OURO NO CHÃO
VEM RECICLAR A SAUDADE, DE IOIÔ NAS MÃOS DE IAIÁ
NAS TRAVESSURAS AO LÉU, POR ESSE IMENSO PAÍS
VAI COLORINDO O CÉU EM UM BAILADO FELIZ
MEU CARNAVAL É O QUINTAL DO AMANHÃ
TÁ NA HORA, VAMOS SIMBORA
AMAR É DAR PROTEÇÃO AO MAIOR TESOURO DA NAÇÃO!
HOJE A ILHA VEM BRINCAR… AMOR!
VEM SORRINDO CIRANDAR QUE EU VOU
DAR MEIA VOLTA, VOLTA E MEIA NO SEU CORAÇÃO
SER CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO NÃO!
Analisar o Samba de Enredo 2014 da União da Ilha do Governador é mergulhar no imaginário infantil, de forma lúdica, alegre e bastante criativa. O Enredo que a Escola pretende desenvolver para o Carnaval 2014 retrata os Brinquedos e Brincadeiras, sendo bastante exploradas pelos compositores que literalmente brincaram em seus versos, utilizando de palavras do cotidiano infantil, que resgatam as brincadeiras do passado, além de fazer referência a invenções tecnológicas que compõe o universo infantil na contemporaneidade.
O refrão principal do samba já inicia de forma lúdica, chamando a Escola para brincar o Carnaval, e resgata um termo bastante conhecido da criançada “DAR MEIA VOLTA, VOLTA E MEIA”. A melodia do refrão é muito bonita, de fácil assimilação, e finaliza satirizando o comportamento infantil de forma descontraída:
“HOJE A ILHA VEM BRINCAR… AMOR!
VEM SORRINDO CIRANDAR QUE EU VOU
DAR MEIA VOLTA, VOLTA E MEIA NO SEU CORAÇÃO
SER CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO NÃO!”
Na virada do refrão principal para a 1ª parte, o samba apresenta versos simples, que nos reportam a um baú da memória, recheado de várias histórias que vivenciamos na infância:
“LEVANTA A POEIRA,
VEM NESSA BRINCADEIRA QUE EU QUERO VER
NESSE BAÚ DA MEMÓRIA,
SÃO TANTAS HISTÓRIAS... É SÓ ESCOLHER”
Em seguida os compositores utilizam de versos mais precisos, num toque poético, de melodia bastante agradável, e ainda brinca com a imaginação infantil, destacando o olhar emocionado de uma criança quando se depara com a vitrine de uma Loja de Brinquedo. É para mim, uma das passagens mais bonitas do samba:
“DESPERTA, ENCANTA SUA ALMA DE INFÂNCIA
SEM FORMA, NEM COR, FABRICA ESPERANÇA
NA VITRINE VEJO O MEU OLHAR NO SEU OLHAR”
Após essa passagem marcante, os versos retomam a simplicidade com que se inicia a 1ª parte do samba, e os compositores utilizam de outro termo que brinca com a imaginação infantil “PERDER OU GANHAR, GANHAR OU PERDER". Nessa passagem é possível perceber a referência aos jogos, avanço da tecnologia e o contato das crianças com a internet. Faço uma observação quanto às rimas VER / ESCOLHER / PERDER / APRENDER / SER / VOCÊ:
“PERDER OU GANHAR, GANHAR OU PERDER
SE CONECTAR, JOGAR E APRENDER
UM SUPER-HERÓI PODE SER VOCÊ”
O refrão do meio acompanha a simplicidade da maior parte dos versos da 1ª parte do samba, fazendo um convite a embarcar no mundo da imaginação, reforçando a importância da leitura na infância. É um refrão agradável, mas que não tem tanta força poética. Outra observação quanto às rimas ILUSÃO / MÃO / IMAGINAÇÃO, que não comprometem a passagem:
“VEM NO REINO DA ILUSÃO, ME DÊ A SUA MÃO
E PEGUE NA ESTANTE, UM LIVRO FASCINANTE
PERSONAGENS DA IMAGINAÇÃO (É TÃO BOM, É TÃO BOM)”
O inicio da 2ª parte do samba inicia de forma poética, ilustrando a realidade de cada criança, enfatizando nas entrelinhas dos versos as diferenças sociais de classes, e de que a imaginação da criança pode transformar o barro em ouro. Mas faço uma observação no verso “BRINQUE COM O QUE A VIDA LHE DÁ”, o que me parece ser uma cacofonia, o que não compromete a passagem poética já destacada:
“BRINQUE COM O QUE A VIDA LHE DÁ
O BARRO VIRA OURO NO CHÃO
VEM RECICLAR A SAUDADE, DE IOIÔ NAS MÃOS DE IAIÁ”
Na sequência da 2ª parte do samba, 03 versos me agradam muito, pela beleza melódica, e pela construção semântica da letra, pontuando de forma poética o futuro do Carnaval:
“NAS TRAVESSURAS AO LÉU, POR ESSE IMENSO PAÍS
VAI COLORINDO O CÉU EM UM BAILADO FELIZ
MEU CARNAVAL É O QUINTAL DO AMANHÔ
Para finalizar o samba, os compositores utilizam palavras do cotidiano infantil, com muita simplicidade, fazendo um alerta em forma de amor e proteção, em que considero como uma relação direta ao Estatuto da Criança e do Adolescente:
“TÁ NA HORA, VAMOS SIMBORA
AMAR É DAR PROTEÇÃO AO MAIOR TESOURO DA NAÇÃO!”
Por tudo que foi observado, a nota da União da Ilha é 9,6.
Classificação Parcial das Análises:
Mocidade Independente de Padre Miguel - 9,9
Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8
São Clemente - 9,6
União da Ilha do Governador - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5
Beija-Flor de Nilópolis - 9,2