UNIDOS DE VILA ISABEL 2014
COMPOSITORES: ANDRÉ DINIZ / EVANDRO BOCÃO / ARLINDO CRUZ / PROFESSOR WLADIMIR / ARTUR DAS FERRAGENS
INTÉRPRETE: GILSINHO
BRASIL MINHA TERRA ADORADA
MOLDADA PELO CRIADOR
MISTURA DE CADA SEMENTE
NASCEU REALMENTE QUANDO APORTOU
MÃE ÁFRICA A LUZ DO TEU SOLO
NO ESPELHO PERFEITO DO MAR
CULTURA SE DEITA EM TEU COLO
GIGANTE-MESTIÇO SE FEZ DESPERTAR
A BRASILIDADE AFLORA NO SERTÃO
SER TÃO EXUBERANTE NA RAIZ
DE UM ROSTO CABOCLO, CAFUZO OU MULATO
RETRATOS DO MEU PAÍS
TEM NO BAILE O ARRASTA-PÉ
QUANDO A CHUVA MOLHA O CHÃO
MANDACARU EM FLOR
COM AS LÁGRIMAS DO CÉU E O POVO EM ORAÇÃO
O BRANCO VERDEJOU
DOCE CANTO DO UIRAPURU
CHORAM SERINGUEIRAS, COBIÇA AMEAÇA,
FLORESTA ENTRELAÇA PELA SALVAÇÃO
O GRITO DA PRESERVAÇÃO
CERRADO MANTO DE CAPIM DOURADO
QUE VENÇA A CHAMA DOS ANCESTRAIS
NO BARCO PANTANEIRO
DIVINO SOM DOS RITUAIS
COM O NEGRINHO DO PASTOREIRO
PROTEGENDO CAMPOS E PINHEIRAIS
UNIDOS, GUARDIÕES DA VIDA
DE CORPO E ALMA NÓS SOMOS A VILA
O CORAÇÃO VEM NA MARCAÇÃO
E O SANGUE AZUL TÁ NA VEIA COM CERTEZA
O SAMBA É A MINHA NATUREZA, É BOM LEMBRAR
TEM QUE RESPEITAR!
Ao analisar o Samba de Enredo 2014 da Unidos de Vila Isabel é possível perceber a riqueza poética de seus versos, e de sua singela melodia. Os compositores do samba conseguiram descrever e interpretar o Enredo “Retratos de um país Plural”, de forma convincente, com bastante maestria e passagens marcantes, transformando em poesia a diversidade de Biomas existentes no Brasil, proposta do Enredo que será desenvolvido pela Escola para o Carnaval 2014.
O refrão principal do samba é de muita valentia e bom gosto, em que os compositores optaram por valorizar características de uma Escola de Samba, fazendo referência ao Amor pelo Pavilhão da Vila Isabel, e de forma muito inteligente conseguiram enfatizar uma questão fundamental pautada na proposta do Enredo, e que nos leva a duas interpretações: a de que é preciso respeitar a Natureza, e também respeitar a História da Vila Isabel, o que pra mim é de um preciosismo incontestável, embora alguns considerem desnecessária essa supervalorização ao fazer referência a Escola:
“O CORAÇÃO VEM NA MARCAÇÃO
E O SANGUE AZUL TÁ NA VEIA COM CERTEZA
O SAMBA É A MINHA NATUREZA, É BOM LEMBRAR
TEM QUE RESPEITAR!”
A virada do refrão principal para a 1ª parte do samba apresenta versos bonitos, bem construídos, marcados por simplicidade, que retratam o processo de colonização e formação do povo brasileiro. Faço uma observação ao verso “NASCEU REALMENTE QUANDO APORTOU”, que entendo como a chegada dos colonizadores, mesmo assim considero de extrema subjetividade, mas que não compromete a passagem do samba:
“BRASIL MINHA TERRA ADORADA
MOLDADA PELO CRIADOR
MISTURA DE CADA SEMENTE
NASCEU REALMENTE QUANDO APORTOU
MÃE ÁFRICA A LUZ DO TEU SOLO
NO ESPELHO PERFEITO DO MAR
CULTURA SE DEITA EM TEU COLO
GIGANTE-MESTIÇO SE FEZ DESPERTAR”
Nos últimos versos da 1ª parte, uma das passagens mais bonitas do samba, com uma melodia marcante, e uma construção semanticamente falando espetacular, em que os compositores utilizam de uma conotação ao poetizar a palavra SERTÃO, retomando o significado do verso anterior de forma brilhante:
“A BRASILIDADE AFLORA NO SERTÃO
SER TÃO EXUBERANTE NA RAIZ
DE UM ROSTO CABOCLO, CAFUZO OU MULATO
RETRATOS DO MEU PAÍS”
O refrão do meio do samba é outra passagem marcante, pela variação melódica e a construção poética de seus versos, destacando o clamor do Sertanejo pela Chuva e a Fé do homem do Campo:
“TEM NO BAILE O ARRASTA-PÉ
QUANDO A CHUVA MOLHA O CHÃO
MANDACARU EM FLOR
COM AS LÁGRIMAS DO CÉU E O POVO EM ORAÇÃO
O BRANCO VERDEJOU”
Toda a 2ª parte do samba é marcada por uma rica variação melódica e construções convincentes, que interpretam de forma poética os Biomas Brasileiros, com destaque para os primeiros versos, em que os compositores denotam o desmatamento de nossas Florestas, e que o homem deve se conscientizar para preservar a Natureza:
“DOCE CANTO DO UIRAPURU
CHORAM SERINGUEIRAS, COBIÇA AMEAÇA,
FLORESTA ENTRELAÇA PELA SALVAÇÃO
O GRITO DA PRESERVAÇÃO”
Em seguida, os versos do samba descrevem o Cerrado de forma poética, perpassando pelas tradições culturais do Pantanal Brasileiro:
“CERRADO MANTO DE CAPIM DOURADO
QUE VENÇA A CHAMA DOS ANCESTRAIS
NO BARCO PANTANEIRO
DIVINO SOM DOS RITUAIS”
Para finalizar o samba, os compositores exploram o imaginário folclórico dos Pampas, e com muita propriedade utilizam um recurso de metalinguagem para pedir proteção aos Guardiões da Vida - Unidos, em nome da Vila:
“COM O NEGRINHO DO PASTOREIO
PROTEGENDO CAMPOS E PINHEIRAIS
UNIDOS, GUARDIÕES DA VIDA
DE CORPO E ALMA NÓS SOMOS A VILA”
Por tudo que foi analisado, a nota da Vila Isabel é 9,9.
Mocidade Independente de Padre Miguel - 9,9
Unidos de Vila Isabel - 9,9
Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8
São Clemente - 9,6
União da Ilha do Governador - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5
Beija-Flor de Nilópolis - 9,2