PORTELA 2014
COMPOSITORES: TONINHO NASCIMENTO / LUIZ CARLOS MÁXIMO / WAGUINHO / EDSON ALVES / J. AMARAL
INTÉPRETES: WANTUIR, RICHAHS, ROGERINHO E CREMILSON
O CANTO DO CAIS DO VALONGO ÔÔÔÔÔÔÔ
QUE VEIO DE ANGOLA, BENIN E DO CONGO
TEM SEMBA, CAPOEIRA E ORAÇÃO
O RIO SAI DA RODA DE JONGO E VAI DESAGUAR
NA GLÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO
OI, BOTA ABAIXO, SINHÔ
OI, BOTA ABAIXO, SINHÁ
LÁ VEM O RIO DE TERNO DE LINHO
E CHAPÉU PANAMÁ
A CORRENTEZA
DE UM RIO BRANCO É QUE TRAZ
A ARTE DO CANTO E A DANÇA
DE TODOS OS SONS MUSICAIS
O TEATRO DA VIDA NÃO SAI DE CARTAZ
A ILUSÃO É UMA ATRIZ
SE EXIBINDO NA PRAÇA LINDA E FELIZ
EU VOU
DA REVOLTA DA CHIBATA
AO SONHO QUE FAZ PASSEATA
SEGUINDO A CANÇÃO TRIUNFAL
NESSE RIO QUE VEM E QUE VAI
TRAÇO O MEU DESTINO
E VIRO MENINO PRA BRINCAR DE CARNAVAL
SOU CARIOCA, MEU JEITO É DE QUEM
VEM COM O SORRISO DO SAMBA QUE A GENTE TEM
MEU PEITO É UM PORTO ABERTO
PRA TE RECEBER MEU BEM
VOU DE MAR A MAR, MAREIA
VOU DE MAR A MAR, MAREIA, MAREOU
ILUMINAI O TAMBOR DO MEU TERREIRO
Ó SANTO PADROEIRO
O AXÉ DA PORTELA CHEGOU!
Analisar o Samba de Enredo 2014 da Portela é testemunhar a forte identidade e orgulho de ser carioca, e que nos remete a um passado não muito distante de Glórias e Conquistas da Escola. O Enredo tem como proposta homenagear o Rio de Janeiro, e o povo carioca, por tantas histórias de emoção e esperança, construídas entre as idas e vindas de seu destino, e que serviram de cenário para grandes transformações políticas e sociais. A Portela personificada o Rio de Janeiro como sendo as portas do seu Coração para acolher a todos aqueles que se encantam e se apaixonam pela Cidade Maravilhosa, do Cais do Valongo às Bênçãos do Padroeiro São Sebastião.
Os compositores tiveram a felicidade em literalmente transbordar o samba com versos super inspirados e de uma rica variação melódica, de forma incontestável, explorando diversos ritmos que retratam com propriedade os principais momentos traçados nas entrelinhas do Enredo, principalmente pelo momento que vive o carioca, a Escola, e a Cidade do Rio de Janeiro. São momentos oportunos para concretizar esse sonho tão aguardado por todos os Portelenses, e que estão muito bem argumentados na proposta do Enredo.
O refrão principal do samba começa de forma valente, pra cima, com alegria, exaltando a Portela, e fazendo referência direta ao Enredo:
“VOU DE MAR A MAR, MAREIA
VOU DE MAR A MAR, MAREIA, MAREOU
ILUMINAI O TAMBOR DO MEU TERREIRO
Ó SANTO PADROEIRO
O AXÉ DA PORTELA CHEGOU!”
Na virada do refrão principal para a 1ª parte do samba, os compositores utilizam o canto de lamento dos negros, de forma espetacular, descrevendo a chegada dos Africanos no Cais do Porto, e a transformação cultural no Rio de Janeiro:
“O CANTO DO CAIS DO VALONGO ÔÔÔÔÔÔÔ
QUE VEIO DE ANGOLA, BENIN E DO CONGO
TEM SEMBA, CAPOEIRA E ORAÇÃO
O RIO SAI DA RODA DE JONGO E VAI DESAGUAR
NA GLÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO”
Em seguida, no 2º refrão do samba, os compositores ressaltam um momento histórico da cidade, conhecido como “Bota - Abaixo”, reforma urbana de Pereira Passos, que transformava o Rio de Janeiro, no início do século XX, com estrutura urbanística e de embelezamento, conferindo à cidade ares de modernidade:
“OI, BOTA ABAIXO, SINHÔ
OI, BOTA ABAIXO, SINHÁ
LÁ VEM O RIO DE TERNO DE LINHO
E CHAPÉU PANAMÁ”
Na 2ª parte do samba, os compositores exploram traços artísticos e culturais da cidade, de forma poética, e de muito bom gosto. Destaque para os versos: “A ILUSÃO É UMA ATRIZ / SE EXIBINDO NA PRAÇA LINDA E FELIZ”, que são de grande inspiração, e entendo como um momento de pertencimento, delírio e fantasia, ao fazer esquecer os momentos tristes da vida, e que mesmo na ilusão, é um momento de brindar à vida e a felicidade tanto desejada, em que o Carnaval é o refúgio para esse brinde à fantasia. Faço uma pequena observação quanto às rimas: TRAZ / MUSICAIS / CARTAZ, que não comprometem a passagem, marcada muito mais pela riqueza de seus versos, e por uma construção precisa de sua melodia:
“A CORRENTEZA
DE UM RIO BRANCO É QUE TRAZ
A ARTE DO CANTO E A DANÇA
DE TODOS OS SONS MUSICAIS
O TEATRO DA VIDA NÃO SAI DE CARTAZ
A ILUSÃO É UMA ATRIZ
SE EXIBINDO NA PRAÇA LINDA E FELIZ
EU VOU
DA REVOLTA DA CHIBATA
AO SONHO QUE FAZ PASSEATA
SEGUINDO A CANÇÃO TRIUNFAL”
No 3º refrão do samba, um momento de descontração, em que os compositores descrevem de forma sutil as idas e vindas da vida, marcada pela malemolência de ser carioca, e de brincar o Carnaval:
“NESSE RIO QUE VEM E QUE VAI
TRAÇO O MEU DESTINO
E VIRO MENINO PRA BRINCAR DE CARNAVAL”
Para finalizar, os compositores descrevem o Orgulho de ser Carioca e Portelense, e que o Rio de Janeiro estará sempre de braços abertos para receber tão bem os seus ilustres visitantes e apaixonados pelo Samba e pelo Carnaval. Faço uma observação às terminações QUEM / VEM / TEM / BEM, que não comprometem a passagem, pelo tom de nostalgia e alegria utilizadas de forma poética:
“SOU CARIOCA, MEU JEITO É DE QUEM
VEM COM O SORRISO DO SAMBA QUE A GENTE TEM
MEU PEITO É UM PORTO ABERTO
PRA TE RECEBER MEU BEM”.
Por tudo que foi analisado e pelas inúmeras qualidades apresentadas, o samba Portela é nota 10.
Classificação Parcial das Análises:
Portela - 10
Mocidade Independente de Padre Miguel - 9,9
Unidos de Vila Isabel - 9,9
Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8
Imperatriz Leopoldinense - 9,7
São Clemente - 9,6
União da Ilha do Governador - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5
Beija-Flor de Nilópolis - 9,2