ANÁLISE DO SAMBA DA UNIDOS DA TIJUCA 2014


Imagem com o Logo da Tijuca
UNIDOS DA TIJUCA 2014

COMPOSITORES: CAIO ALVES / FADICO / GUSTAVINHO OLIVEIRA / RAFAEL DOS SANTOS

INTÉRPRETE: TINGA

VAI COMEÇAR
LIBERE A PISTA PARA A EMOÇÃO
FOI DADA A PARTIDA, PREPARE O SEU CORAÇÃO
TIJUCA, A HORA CHEGOU
QUEM SERÁ O VENCEDOR?
DOS ANIMAIS, AGILIDADE
A INSPIRAR VELOCIDADE
IMPRESSIONANTE A OUSADIA
A INTERNET ULTRAPASSOU A ENERGIA
A EQUIPE ANUNCIOU, NO PIT STOP O PILOTO PAROU

E LÁ VÃO ELES NA PURA CADÊNCIA DO SAMBA
NUMA CORRIDA MALUCA REPLETA DE BAMBAS
TENTANDO TRAPACEAR, DEU MOLE, RODOU NA PISTA
FICOU PRA TRÁS O VIGARISTA

ROMPENDO BARREIRAS, SUPERAM LIMITES
ATLETAS BUSCANDO O PRIMEIRO LUGAR
QUANDO DE REPENTE PISANDO NO BREQUE
VI NO CALHAMBEQUE ALGUÉM ACENAR
NA ÚLTIMA VOLTA DO MEU CARNAVAL
DESPONTA UM GÊNIO TALENTO IMORTAL
TRAZENDO NAS MÃOS A BANDEIRA DO NOSSO PAÍS
NA RETA, A CONSAGRAÇÃO
O TEMA A EMOCIONAR
LÁ VEM O CAMPEÃO
VOANDO BAIXO PRA VITÓRIA ALCANÇAR

ACELERA TIJUCA, EU VOU COM VOCÊ
NOSSO LEMA É VENCER
GUIANDO O FUTURO QUE UM SONHO CONSTRUIU
AYRTON SENNA DO BRASIL

Ao analisar o Samba de Enredo 2014 da Unidos da Tijuca é possível perceber a fragilidade na construção de seus versos, além de uma melodia convencional, sem grandes novidades... É um samba que passa, sem grandes momentos. Os compositores ao menos conseguiram passar a mensagem do Enredo, que é o que mais interessa a alguns, mas por outro lado o samba não tem aquele momento ápice, de vislumbre e de emoção... O samba não contagia... O Enredo tem como proposta homenagear o maior piloto brasileiro de todos os tempos, Ayrton Senna, fazendo referências a Velocidade, numa sacada bastante inteligente do Carnavalesco, e nesse sentido, o samba deveria explorar um tom poético-emotivo, o que pouco se percebe, já que o samba não acompanha essa proposta. Vale ressaltar que o viés traçado pelo Enredo, diga-se de passagem, é de muita criatividade. Embora o samba consiga descrever o enredo de forma objetiva, é muito latente a falta de inspiração... Seria hipocrisia de minha parte, não destacar nenhum verso que seja ao menos interessante. Há poucas passagens que me agradam, e outras construções que sinceramente não me convencem, tornando o samba de gosto duvidoso.

O refrão principal do samba começa de forma simples e objetiva, fazendo uma correlação do Enredo com o Lema da Vitória, mas depois se esbarra num verso que não me agrada: “GUIANDO O FUTURO QUE UM SONHO CONSTRUIU”. Ou seja, é um refrão mais do mesmo, que têm altos e baixos, e que não convence:

ACELERA TIJUCA, EU VOU COM VOCÊ
NOSSO LEMA É VENCER
GUIANDO O FUTURO QUE UM SONHO CONSTRUIU
AYRTON SENNA DO BRASIL”

Os primeiros versos da 1ª parte do samba se apresentam de forma simples, e de uma melodia agradável:

"VAI COMEÇAR
LIBERE A PISTA PARA A EMOÇÃO
FOI DADA A PARTIDA, PREPARE O SEU CORAÇÃO
TIJUCA, A HORA CHEGOU
QUEM SERÁ O VENCEDOR?"

Mas nos últimos versos da 1ª parte do samba, os compositores não conseguiram manter o mesmo nível com que iniciaram a estrofe, apresentando pouca criatividade, e de gosto duvidoso, além de uma melodia não muito convincente. O que mais chama a atenção dessa passagem, de forma negativa, é o verso “A INTERNET ULTRAPASSOU A ENERGIA”, que não me agrada muito, pela pobreza estética e ausência poética. Faço outra observação quanto ás rimas CHEGOU / VENCEDOR / ANUNCIOU / PAROU:

“DOS ANIMAIS, AGILIDADE
A INSPIRAR VELOCIDADE
IMPRESSIONANTE A OUSADIA
A INTERNET ULTRAPASSOU A ENERGIA
A EQUIPE ANUNCIOU, NO PIT STOP O PILOTO PAROU

O refrão do meio é a passagem que mais me agrada em todo o samba, muito mais pela variação melódica, do que pela construção de seus versos, em que os compositores satirizam a Corrida Maluca, de forma descontraída e me permite interpretar esse momento, como um dos mais esperados no Desfile:

“E LÁ VÃO ELES NA PURA CADÊNCIA DO SAMBA
NUMA CORRIDA MALUCA REPLETA DE BAMBAS
TENTANDO TRAPACEAR, DEU MOLE, RODOU NA PISTA
FICOU PRA TRÁS O VIGARISTA”

Nos primeiros versos da 2ª parte do samba, os compositores descrevem os limites da Velocidade e a superação nos Esportes, de forma simples, e de pouca criatividade:

“ROMPENDO BARREIRAS, SUPERAM LIMITES
ATLETAS BUSCANDO O PRIMEIRO LUGAR”

Em seguida, os compositores reservam os últimos versos do samba para homenagear o nosso grande ídolo Ayrton Senna do Brasil. Outra passagem do samba que muito me agrada é “NA ÚLTIMA VOLTA DO MEU CARNAVAL / DESPONTA UM GÊNIO TALENTO IMORTAL / TRAZENDO NAS MÃOS A BANDEIRA DO NOSSO PAÍS”. Faço uma observação quanto às rimas LUGAR / ACENAR / EMOCIONAR / ALCANÇAR.

“QUANDO DE REPENTE PISANDO NO BREQUE
VI NO CALHAMBEQUE ALGUÉM ACENAR
NA ÚLTIMA VOLTA DO MEU CARNAVAL
DESPONTA UM GÊNIO TALENTO IMORTAL
TRAZENDO NAS MÃOS A BANDEIRA DO NOSSO PAÍS"

Para finalizar, os compositores não conseguem explorar um tom mais poético e emotivo, e utilizam de versos de muita simplicidade e pouca inspiração: “VOANDO BAIXO PRA VITÓRIA ALCANÇAR”. Penso que esse momento deveria ser o ápice do samba, para consagrar o nosso eterno Campeão.

“NA RETA, A CONSAGRAÇÃO
O TEMA A EMOCIONAR
LÁ VEM O CAMPEÃO
VOANDO BAIXO PRA VITÓRIA ALCANÇAR”

Por tudo que foi observado, a nota do samba da Unidos da Tijuca é 9,4.


CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS ANÁLISES:


Portela - 10
Mocidade Independente de Padre Miguel - 9,9
Unidos de Vila Isabel - 9,9

Acadêmicos do Salgueiro - 9,8
Estação Primeira de Mangueira - 9,8
Império da Tijuca - 9,8

Imperatriz Leopoldinense - 9,7

São Clemente - 9,6
União da Ilha do Governador - 9,6
Acadêmicos do Grande Rio - 9,5


Unidos da Tijuca - 9,4 
Beija-Flor de Nilópolis - 9,2



ESCOLHA AQUI O SEU ASSUNTO PREFERIDO

A TURMA DO SABERÉ ABÍLIO CORREIA DE SOUZA ACADÊMICOS DA ROCINHA ACADÊMICOS DO CUBANGO ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ACADÊMICOS DO TUCURUVI AGUIA DE OURO ALEGRIA DA ZONA SUL ANÁLISES DO CARNAVAL ANDARAÍ ARLINDO RODRIGUES ARTISTAS AS TRÊS IRMÃS BASTIDORES BEIJA-FLOR BELO XIS BOA VISTA CAMISA VERDE E BRANCO CAPRICHOSOS DE PILARES CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 CARNAVAL 2014 CARNAVAL 2015 CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS CARNAVAL DE MACEIÓ CARNAVAL DE PERNAMBUCO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE CARNAVAL DE SÃO PAULO CARNAVAL DE VITÓRIA CARNAVAL DO RECIFE CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO CARNAVAL VIRTUAL CARNAVALESCOS CD OFICIAL CLÁUDIO RUSSO CLÁUDIO SOUZA COLETÂNEA COMPOSITORES DOWNLOAD DRAGÕES DA REAL EM CIMA DA HORA EMÍLIA CUNHA ENQUETES ENREDOS ENSAIOS ENSAIOS TÉCNICOS ESQUENTAS ESTÁCIO DE SÁ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO EUGÊNIO LEAL FÁBIO FABATO GALERIA DE IMAGENS GAVIÕES DA FIEL GIGANTE DO SAMBA GLOBELEZA GRANDE RIO GRUPO DE ACESSO B RJ GRUPO DE ACESSO RJ GRUPO DE ACESSO SP GRUPO ESPECIAL RJ GRUPO ESPECIAL SP HISTÓRIAS DO CARNAVAL IMPERADOR DO IPIRANGA IMPERATRIZ DO FORTE IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IMPÉRIO DA TIJUCA IMPÉRIO DE CASA VERDE IMPÉRIO SERRANO INGRESSOS INOCENTES DE BELFORD ROXO INTÉRPRETES IVETE SANGALO JAIME CEZÁRIO JAIME SANTIAGO JAMELÃO JOÃOZINHO 30 JURADOS KOKINHO LEANDRO DE ITAQUERA LEANDRO MARQUES LETRAS DOS SAMBAS LÍCIA LACERDA LIESA LIVROS DE CARNAVAL LOGOMARCAS LUIZA MANCHA VERDE MANGUEIRA MARQUINHOS DE PILARES MOCIDADE ALEGRE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA MORRO DA CASA VERDE MUSAS NENÊ DE VILA MATILDE ORDEM DOS DESFILES PARAÍSO DO TUIUTI PASSISTAS PAULO BARROS PEGA NO SAMBA PÉROLA NEGRA POLÊMICAS PORTELA PORTO DA PEDRA PRETO VELHO QUADRAS RANKING RELIGIOSIDADE RENASCER DE JACAREPAGUÁ RESULTADOS REVISTA ABRE-ALAS REVISTA CANTE COM A GENTE REVISTA CARNAVAL REVISTA ENSAIO GERAL ROBERTO VILARONGA ROSA MAGALHÃES ROSAS DE OURO ROTEIRO DOS DESFILES SALGUEIRO SAMBA CAMPEÃO SAMBA CONCORRENTE DE PERNAMBUCO SAMBA DO DIA SAMBAS 2012 SAMBAS 2013 SAMBAS 2014 SAMBAS CONCORRENTES SAMBAS DA SEMANA SANTA CRUZ SÃO CLEMENTE SÃO TORQUATO SASP SERENO DO CAMPO GRANDE SÉRIE ESPECIAL DE CARNAVAL EXTRA SINOPSES SOLUCIONÁTICA DO SAMBA THIAGO VERGETE TINGA TOM MAIOR TRADIÇÃO TRANSMISSÃO TUPY DE BRÁS DE PINA UNIÃO DA ILHA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ UNIÃO DO PARQUE CURICICA UNIDOS DA PIEDADE UNIDOS DA PONTE UNIDOS DA TIJUCA UNIDOS DE BARREIROS UNIDOS DE JUCUTUQUARA UNIDOS DE LUCAS UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DE SANTA TEREZA UNIDOS DE SÃO CARLOS UNIDOS DE SÃO LUCAS UNIDOS DE VILA MARIA UNIDOS DO JACAREZINHO UNIDOS DO PERUCHE VAI-VAI VÍDEOS VILA ISABEL VINHETAS VIRADOURO VITÓRIA-ES X-9 PAULISTANA